A ligação entre James e Tolima vem desde a infância por influência da família

A ligação entre James e Tolima vem desde a infância por influência da família

O Tolima se tornou famoso no Brasil depois de eliminar o Corinthians na pré-Libertadores de 2011. Mas este não é o único feito emblemático do clube colombiano, que pode se gabar também de ter um torcedor ilustre. O artilheiro da Copa do Mundo e novo astro do Real Madrid, James Rodríguez, é torcedor do Tolima e tinha o sonho de jogar no time desde criança.

A ligação entre James e Tolima vem desde a infância por influência da família. Além de sua mãe ser uma torcedora da equipe de Ibagué, seu pai chegou a jogar profissionalmente no time e seu padrasto Juan Carlos Restrepo também defendeu as categorias de base da equipe e chegou a ser reserva no profissional, segundo o jornal espanhol Marca.

James nasceu em Cúcuta-COL, mas ainda bebê se mudou para Ibagué. O craque iniciou a carreira na escolinha de futebol Academia Tolimense e, ainda criança, revelou seu sonho: jogar no Deportivo Tolima.

"Eu quero ser profissional. Primeiro começar no Tolima e aí sim o que Deus quiser", disse, aos 12 anos. A declaração foi dada ao canal colombiano Teleantioquia durante a final do torneio Pony Fútbol, o campeonato infantil mais importante do país.

Naquela final entre Academia Tolimense e Deportivo Caloi, em 2004, James se destacou e marcou um gol olímpico. Ele se tornou campeão, ergueu o troféu e atraiu os olhares do também colombiano Envigado. Lá se tornou profissional, antes de alavancar a carreira que teve passagens por Banfield, Porto e Monaco antes de chegar ao Real Madrid em uma contratação milionária.

Apesar da trajetória vencedora, James não esquece as raízes e o clube do coração. Em entrevista ao jornal El País, em 2011, ele declarou que acompanha de perto o time do coração.

"Estou atento ao futebol colombiano e ao Tolima, mais ainda porque meus tios são torcedores do Tolima e me mantêm informado dos horários (dos jogos) sempre que posso ver", disse antes de responder qual sentimento que ele nutre pelo clube.

"Tenho uma afinidade muito grande, já que toda a minha família é torcedora do Tolima. Também dou a minha força".

Além de apoiar o clube da cidade, James também visita Ibagué sempre que consegue uma folga e ainda tem um projeto social chamado 'Colombia Somos Todos' em que promove o futebol entre crianças carentes.

Desde que deixou a Colômbia, James se destacou como o estrangeiro mais jovem a jogar e a marcar um gol no Campeonato Argentino. Depois, passou por Porto e Monaco, antes de fazer uma grande atuação na Copa em que se tornou o artilheiro com seis gols.

James atraiu a atenção do Real Madrid e foi contratado em uma transação em que a equipe espanhola desembolsou 80 milhões de euros (R$ 240 milhões) ao Monaco. Ainda foi recebido como astro. Segundo o jornal AS, cerca de 45 mil torcedores compareceram à apresentação oficial do jogador, no Estádio Santiago Bernabéu.

Foto: UOL

Últimas do seu time