Ignorar a injustiça, ainda quando praticada de forma “legal”, é o melhor remédio para perpetuar a ignorância. Por calarmos, somos todos culpados

Ignorar a injustiça, ainda quando praticada de forma “legal”, é o melhor remédio para perpetuar a ignorância. Por calarmos, somos todos culpados

Esta charge, de autoria do amigo Cláudio de Oliveira, foi desenvolvida especialmente para a edição deste sábado, 27 de setembro, da coluna Caneladas do Vitão, coluna assinada por este blogueiro e publicada, diariamente, no AGORA. Cláudio, que também faz as charges políticas que costumam estampar a priimeira página do jornal, tem um blog indicado a quem curte "humor político sem besteirol": aqui

Somos todos culpados

“Decisão judicial não se discute, cumpre-se.” Legalista, às vezes, é apenas rima pobre de vigarista. Se Nelson Mandela, o Pelé da igualdade racial, pensasse como Edson Arantes do Nascimento, jamais discutiria o Apartheid. Nem ele, nem ninguém. Sobrevivência baseada no acovardamento.

Subserviência ou leniência? Fazer o bem não é se ajoelhar, dizer amém. Viva, Madiba, viva brancos e negros de fibra! Perdoar não é apagar! “Precisa ter respeito a hierarquia, por mais que você não concorde”, pregou, ao vivo, Caio Ribeiro, coxinha-gourmet, ficando, de camarote, ao lado de quem tem o poder, o dinheiro. Crucificou Emerson por esse ter falado uma verdade incontestável. Armado com microfone, o ex-jogador disparou, patética e confortavelmente, da trincheira do status quo. “A CBF [presidida pelo Marin, o Zé da Medalha fã do torturador Sérgio Paranhos Fleury] é uma vergonha”, disse Sheik. À altura, acrescento, do seu calendário que não respeita sequer data Fifa.

Fifa que também é uma vergonha. Como a Conmebol e toda a cartolagem do futebol. Tim-tim por tim-tim, a história se resume a dim-dim. Sempre foi assim. A roubalheira, a incompetência, o preconceito (de variados, para não dizer de todos, tipos) correndo a torto e a direito. Apreço tem preço. Paraíso, sem endereço.

“Fair play” na faixa, política baixa. Medalha roubada à luz do dia, relógio doado na surdina. Rotina. Racismo, homofobia, lavagem de dinheiro são crimes. Futebol não é um mundo à parte. Caixa de ressonância da vil ignorância.

Ignorar a injustiça, ainda quando praticada de forma “legal”, é o melhor remédio para perpetuar a ignorância. Por calarmos, somos todos culpados. Justiça deveria ser cega por não enxergar diferença entre as pessoas. Não por fechar os olhos à violência do Estado e culpar a vítima por ficar cega ao ser alvejada à bala ao cumprir o seu papel. Há quem prefira cair no distorcido papo de hierarquia. Quando é preferível jogar e torcer pela vitória da cidadania. Que não tem sexo, preferência sexual, religião nem cor.

Este texto é dedicado ao repórter-fotográfico Alex Silveira, que perdeu 80% da visão de um olho ao abrir os dois olhos da sociedade.

Gostou do BLOG DO VITÃO? Leia também, diariamente, a coluna Caneladas do Vitão no Agora São Paulo. 

Somos Todos Culpados

Eu tenho muito mais orgulho de Alex Silveira e da categoria dos repórteres-fotográficos do que da Justiça e da PM do meu país!

Somos todos culpados: nos últimos dias, o BLOG DO VITÃO tem se posicionado, em todos os seus posts, contra a decisão judicial que culpou a vítima Alex Silveira pela perda da própria visão. Aqui está um dos textos. Para entender melhor, se é que é possível entender caso tão absurdo, vale a leitura de artigo publicado pela competente rapaziada da Ponte Jornalismo: aqui

Se você também não concorda com a inacreditável sentença que culpou o repórter-fotográfico Alex Silveira por perder 80% da visão do próprio olho ao tomar um tiro de borracha da PM enquanto cobria profissionalmente uma manifestação, curta a página Os culpados no Facebook: aqui

Palpites do Brasileirão

Sábado 

Sport 1 x 2 Cruzeiro

Chapecoense 2 x 1 Criciúma

São Paulo 1 x 1 Fluminense

Domingo

Internacional 2 x 0 Coritiba

Botafogo 0 x 1 Grêmio

Santos 2 x 1 Goiás

Atlético-PR 0 x 0 Corinthians

Figueirense 1 x 0 Palmeiras

Bahia 1 x 1 Flamengo

Atlético-MG 2 x 0 Vitória

Série Baba 

Livre do pardalzaço Adilson Batista, um Celso Roth com verniz, o Vaixxxxco, que conseguiu a façanha de fechar o primeiro turno fora do G-4, vai voltando ao normal sob o comando do poliglota Joel Santana.

Nesta sexta, em São Januário, o Gigante da Colina bateu o líder Joinville por 2 a 0 e assumiu a vice-liderança provisória (com o mesmo 47 pontos que o JEC), gols de Dakson e Balothalles.

Palpites deste sábado

Améria-MG 2 x 1 Santa Cruz

Avaí 2 x 1 Boa

Ponte Preta 2 x 1 Ceará

Atlético-GO 2 x 1 Portuguesa

Oeste 0 x 1 Bragantino

Icasa 1 x 0 ABC

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na web!

Curta a página do BLOG DO VITÃO no Facebook e acompanhe as atualizações do BLOG e também as colunas Caneladas do Vitão

 
 
 
 
 
Fotos: Reprodução de Facebook/Arquivo Pessoal

Últimas do seu time