Na decisão contra a Ponte, o Doutor abriu o placar na decisão do Paulista de 79. Foto: band.com.br

Na decisão contra a Ponte, o Doutor abriu o placar na decisão do Paulista de 79. Foto: band.com.br

Sócrates Brasileiros Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, o Dr. Sócrates, um dos principais jogadores do futebol brasileiro em todos os tempos, completaria 64 anos nesta segunda-feira (19).

Acometido de cirrose hepática, doença que o levou a óbito em 4 de dezembro de 2011, aos 57 anos, Sócrates conquistou três títulos paulistas pelo Corinthians, o primeiro deles em 1979, quando o time então dirigido por Jorge Vieira derrotou a Ponte Preta por 2 a 0, no Morumbi.

Sócrates abriu o placar para o Alvinegro e Palhinha fez o segundo tento, ambos na segunda etapa, na final que foi disputada somente em 10 de fevereiro de 1980.

O GOL DE SÓCRATES

A jogada para o gol de Sócrates começou com Palhinha, que passou para Piter, na direita, que cruzou na grande área. A bola passou por Biro-Biro e Palhinha e depois da tentativa de desvio de zagueiro da Ponte Romeu dominou e tocou para Sócrates, então camisa 9, que arrematou de pé esquerdo, forte. Carlos ainda tocou na bola, mas não evitou o gol de Sócrates, o "Cirurgião da Bola", como disse Osmar na narração.

Depois daquele título, Sócrates voltou a ser campeão paulista pelo Corinthians em 1982 e 1983, ambos contra o São Paulo, também no Morumbi.

Equipe do Corinthians que entrou em campo para a final do Campeonato Paulista de 1979, disputada em 10 de fevereiro de 1980. Em pé, da esquerda para a direita: Jairo, Mauro, Luis Cláudio, Amaral, Caçapava e Romeu. Agachados: Píter, Biro-Biro, Palhinha, Sócrates e Wladimir. Ainda entraram: Basílio no lugar de Píter e Vaguinho no lugar de Romeu. Foto: Divulgação

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE OSMAR SANTOS, OS GOLS DE SÓCRATES E PALHINHA NA FINAL DO PAULISTÃO DE 1979

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE SÓCRATES NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Últimas do seu time