Cruzmaltino sofreu revés em São Januário. Foto: AP Photo/Leo Correa/via UOL

Cruzmaltino sofreu revés em São Januário. Foto: AP Photo/Leo Correa/via UOL

O Vasco começou sua caminhada no Grupo 5 da Libertadores com o pé esquerdo nesta terça-feira (13). Nervosa, a equipe brasileira não conseguiu criar jogadas e foi derrotada pela Universidad de Chile por 1 a 0 sob vaias da torcida em São Januário. Ángelo Araos fez o gol da equipe chilena.

Com o resultado, a equipe cruzmaltina se junta ao Cruzeiro com nenhum ponto, mas fica em terceiro no Grupo 5 por ter um saldo de -1 contra -2 dos mineiros. A La U chega aos mesmos 3 pontos do líder Racing, e apesar de ser a segunda colocada, começou a fase de grupos vencendo fora de casa.

O Vasco terá um duelo brasileiro na próxima rodada da Libertadores. Em 4 de abril, a equipe carioca vai ao Mineirão visitar o Cruzeiro. O próximo compromisso cruzmaltino é pela Taça Rio, em que o time visitará o Botafogo no Engenhão, no próximo domingo (18).

Início nervoso

A estreia do Vasco na fase de grupos da Libertadores começou mais tensa que o esperado. Nervosa, a equipe brasileira errou muitos passes e viu a La U chegar perto com um ex-cruzmaltino. Rafael Vaz aproveitou erro de marcação de Henrique, mas acertou o chute nas mãos de Martín Silva.

 

AP Photo/Leo Correa

 

O andamento da partida fez com que a equipe de Zé Ricardo se acertasse aos poucos, apesar de um cartão amarelo de Riascos por falta no meio de campo. Com Evander sumido, o jogo ficou bastante travado, mas o Vasco ainda conseguia incomodar a zaga chilena com os contra-ataques puxados por Rildo.

A melhor chance do primeiro tempo foi num lance sem querer. Depois de um passe ruim do goleiro Johnny Herrera, Riascos tentou fazer um cruzamento pela direita e a bola bateu no travessão.

Mudanças no ataque

A obrigação de vitória em um grupo complicado fez com que Zé Ricardo mudasse o esquema logo no intervalo. E a entrada de Paulinho no lugar de Wagner mostrou efetividade no início da etapa final. Em dois minutos, a revelação cruzmaltina criou duas oportunidades e chutou uma vez ao gol, em bola defendida por Johnny Herrera.

No entanto, a parada de 15 minutos fez com que Guillermo Hoyos ajustasse melhor a saída de bola da equipe chilena. Criando mais oportunidades com a bola no pé, a La U teve uma excelente chance de gol aos 20 minutos do segundo tempo. Araos recebeu passe da esquerda, cortou Paulão e bateu no contrapé de Martín Silva. O goleiro uruguaio mostrou elasticidade ao defender o perigoso chute rasteiro.

 

AP Photo/Leo Correa

 

O técnico vascaíno ousou ainda mais e colocou o atacante Andrés Rios na vaga de Desábato. Mais ofensivos, os brasileiros quase abriram o placar aos 29 minutos. Rildo cabeceou um cruzamento de Riascos na pequena área, mas Johnny Herrera defendeu.

Falha e gol chileno

Tanta exposição fez a equipe receber um balde d´água fria aos 31 minutos, numa falha coletiva da defesa. Após aproveitar a desatenção do Vasco em uma cobrança de lateral rápida, Araos ganhou dividida de Paulão e bateu rasteiro. A bola passou entre o braço e a perna de Martín Silva e balançou o fundo da rede.

O Vasco até tentou se recuperar, mas o resultado negativo deixou a equipe mais desorganizada e os torcedores menos satisfeitos. As mudanças de Zé Ricardo deixaram o meio cruzmaltino pouco povoado e com muitos atacantes. A falta de criação fez com que os homens de frente arriscassem muitos chutes. Todos para fora.

Bem marcado, Evander decepciona

 

AP Photo/Leo Correa

 

A falta de criação de jogadas do Vasco teve a ver com a atuação discreta de Evander. Além do nervosismo, o camisa 10 criou poucas situações de perigo e não conseguiu chamar a responsabilidade no meio de campo por conta da marcação forte de Seymour. O meia de apenas 19 anos chegou a ser vaiado por alguns torcedores. O zagueiro Paulão também foi alvo de vaias.


FICHA TÉCNICA

VASCO 0 X 1 UNIVERSIDAD DE CHILE

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 13 de março de 2018, às 21h30
Público: 17.681 torcedores
Cartões amarelos: Riascos e Paulão (Vasco); Caroca (Universidad de Chile)
Cartões vermelhos:

Gols: Araos, aos 31 minutos do segundo tempo

Vasco: Martín Silva; Yago Pikachu, Paulão, Erazo e Henrique; Wellington, Desábato (Andrés Rios), Wagner (Paulinho), Evander e Rildo (Paulo Vitor); Riascos
Técnico: Zé Ricardo

Universidad de Chile: Johnny Herrera; Vilches, Echeverría, Rafael Vaz e MatíasRodríguez; Pizarro, Seymour (Schultz) e Beausejour; Araos (Caroca), Soteldo (Díaz) e Pinilla
Técnico: Guillermo Hoyos

Últimas do seu time