Pela quarta vez em 10 anos, a Europa se veste de vermelho e branco

Pela quarta vez em 10 anos, a Europa se veste de vermelho e branco

Pela quarta vez em 10 anos, a Europa se veste de vermelho e branco. Nesta quarta-feira, em Varsóvia, na Polônia, o Sevilla fez jus ao favoritismo e venceu o Dnipro por 3 a 2, conquistando a Liga Europa. A equipe se tornou a primeira tetracampeã da história da competição.

Antes do título da atual temporada, o Sevilla já havia levantado o caneco em 2005/06, 2006/07 e 2013/14. Já o Dnipro jamais conquistou qualquer torneio continental.

Os gols do Sevilla foram marcados por Krychowia e Carlos Bacca, duas vezes, enquanto o Dnipro foi às redes com Kalinic e Rotan.

Com a conquista do título, o Sevilla conseguiu também uma vaga na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões, principal torneio europeu de clubes.

Fases do jogo

A partida começou com o Sevilla pressionando, mas foi o Dnipro que tirou o zero do placar. Logo aos 7 minutos, o brasileiro Matheus recebeu nas costas da defesa pela direita e cruzou para Kalinic cabecear para o gol de Rico.

O Sevilla quase acabou com a vantagem do Dnipro aos 23 minutos do primeiro tempo. Após escanteio vindo da esquerda, Krychowia subiu firme para cabecear, mas o goleiro Boyko se esticou todo para fazer uma grande defesa e impedir o empate.

A pressão do Sevilla continuou. Três minutos mais tarde, um novo cruzamento vindo da esquerda caiu no pé de Bacca, que fez o pivô para Krychowia tirar da marcação e bater rasteiro para o fundo do gol de Boyko.

Melhor na partida, a equipe espanhola não demorou muito para passar à frente no marcador. Aos 30, Bacca recebeu em profundidade de Reyes, driblou o goleiro Boyko e completou para o gol.

Pouco efetivo no ataque, o Dnipro quase conseguiu o empate aos 37 minutos da primeira etapa. Na entrada da área pela esquerda, Konoplyanka chutou colocado para uma grande defesa de Sergio Rico.

Mesmo sem chegar muitas vezes ao ataque, o Dnipro conseguiu o gol de empate a dois minutos do final do primeiro tempo. Em cobrança de falta perfeita, o capitão Rotan colocou a bola no fundo das redes do goleiro Rico.

Depois de um primeiro tempo agitado, a segunda etapa foi ter alguma emoção apenas aos 18 minutos. Mais uma vez apostando nos escanteios, o Sevilla quase fez o terceiro em uma cabeçada de Mbia, que passou por cima do gol de Boyko.

O cansaço, no entanto, não tirou o ímpeto do Sevilla, que seguiu melhor na partida. E foi recompensado aos 27 minutos.  Depois de uma saída errada da defesa do Dnipro, a bola sobrou para Carlos Bacca, que invadiu a área e bateu na saída de Boyko.

Atrás no placar, o Dnipro apresentava dificuldades em atacar e não conseguia contar as chegadas do Sevilla. Por duas vezes, Carlos Bacca esteve muito perto de fazer o quarto, mas não conseguiu aproveitar.

As duas chances foram as últimas de Bacca, que deixou a partida para a entrada de Gameiro, aos 36 minutos do segundo tempo.

Faltando quatro minutos para o final da partida, o brasileiro Matheus desabou sozinho em campo e precisou receber atendimento médico. A queda teria sido motivada por um choque de cabeça com Tremoulinas, do Sevilla. Por sorte, o atacante deixou o gramado consciente e aplaudido pelo estádio.

Com um jogador a menos, pois já havia feito três substituições, o Dnipro não teve forças de buscar o empate e acabou vendo o Sevilla comemorar o título da Liga Europa.

Melhor: Carlos Bacca. Extremamente decisivo, o atacante colombiano aproveitou as duas chances que teve para balançar as redes do Dnipro e ser fundamental para a vitória do Sevilla.

Pior: Douglas. Demonstrando falta de velocidade, o zagueiro brasileiro mostrou dificuldades contra os atacantes do Sevilla e acabou falhando no segundo gol espanhol, marcado por Carlos Bacca.

Para lembrar

Fazia muito tempo: O gol marcado por Krychowiak para o Dnipro no início da partida foi o primeiro de um polonês em uma final europeia depois de 30 anos. O último havia sido Zbigniew Boniel, pela Juventus, em 1985.

Tradição: Os dois últimos jogadores a fazerem dois gols em uma final de Liga Europa são colombianos: Falcao García e Carlos Bacca.

Foto: UOL

Últimas do seu time