Mineiro guiou o carro da Carlin em Magny-Cours, na França. Foto: Zak Mauger/FIA F2

Mineiro guiou o carro da Carlin em Magny-Cours, na França. Foto: Zak Mauger/FIA F2

Em seu primeiro teste com o novo carro da F2, dotado de turbo, inovações aerodinâmicas e halo, o brasileiro Sérgio Sette Câmara completou cerca de 20 voltas em um shakedown pelo traçado francês de Magny-Cours, na França, e ficou bem impressionado com as reações do modelo Dallara da Carlin, ainda sem a pintura com a qual disputará sua segunda temporada na categoria.

“Achei o carro extremamente veloz em baixas velocidades, a força na hora que entra o turbo é impressionante. Nas arrancadas a diferença é brutal. Além disso, com os novos componentes aerodinâmicos o carro tem mais downforce o que nos permite imprimir uma velocidade maior nas curvas. Assim, mesmo com o conjunto estando 30 kg mais pesado que o do ano passado, os engenheiros da Dallara acreditam que o carro novo será em média um segundo mais veloz dependendo do circuito. O halo, que muitos falaram que iria atrapalhar, na minha impressão foi como se estivesse usando um óculos. Na hora que você sai do box incomoda um pouco, mas, logo em seguida já se torna natural”, salientou Sette Câmara, que guiou no período da tarde da última quarta-feira (14), após seu companheiro de equipe, o britânico Lando Norris.

AINDA SOBRE O HALO...

O piloto ainda comentou o aspecto estético do halo e a dificuldade que o público terá para identificar os pilotos pelo capacete, que no fundo é a identidade de cada um deles.

"Esteticamente ele é muito feio e, o pior, tampa a visibilidade do nosso capacete que, para todo piloto, é como se fosse a sua identidade. Visualmente estamos entrando na pista praticamente como ninjas", brincou Sette Câmara.

CARRO DA F2 MAIS PRÓXIMO DE UM F1

O mineiro de 19 anos, que chegou a testar um carro de Fórmula 1 (Toro Rosso) em 2016, ano em que integrava o programa Red Bull Junior, descreveu o novo carro da F2 como muito próximo ao da categoria maior do automobilismo.

“Para mim a mudança mais significativa foi a tecnológica. O novo carro está muito mais próximo de um F-1 agora não apenas na parte de motor, câmbio e aerodinâmica, mas, também, na eletrônica. O novo volante me lembrou muito o que utilizei quando tive o meu teste com a Toro Rosso, em 2016. Agora temos a chance de mudar a forma de aceleração, alterar ajustes de embreagem e várias outras coisas que nem mesmo nos apresentaram ainda. No carro do ano passado a única coisa que podíamos mexer era no balanço dos freios. Assim, seremos ainda mais exigidos durante as corridas uma vez que, ao clique de um botão do volante, teremos a chance real de mudar o setup do carro volta a volta, tornando assim o equipamento mais próximo de um ajuste ideal nos diferentes momentos da corrida. Tenho certeza que qualquer piloto da F2, com esta mudança, estará muito mais preparado para fazer um teste de F-1 do que antes”, avaliou Sette Câmara, que há aproximadamente um mês fechou parceria master com a Youse, plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora, marca que estampará o carro #19 do brasileiro.

"Força na hora que entra o turbo é impressionante", destacou o piloto mineiro. Foto: Zak Mauger/FIA F2

TREINOS DE PRÉ-TEMPORADA

Duas sessões de testes antes início do campeonato, ambas de três dias, acontecem no mês de março. Primeiro em Paul Ricard (França), entre os dias 6 e 8. Em seguida, no Bahrein (Sakhir), entre os dias 21 e 23, mesmo local da etapa de abertura do certame, na rodada dupla que acontece em 7 e 8 de abril.

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DA F2 EM 2018

6-8 Abril – Sakhir/Bahrein
27-29 Abril – Baku/Azerbaijão
11-13 Maio – Barcelona/Espanha
24-26 Maio – Mônaco/Mônaco
22-24 Junho – Paul Ricard/França
29-Junho 1-Julho – Red Bull Ring/Áustria
6-8 Julho – Silverstone/Grã-Bretanha
27-29 Julho – Hungaroring/Hungria
24-26 Agosto – Spa/Bélgica
31 Agosto 2 Setembro – Monza/Itália
28-30 Setembro – Sochi/Rússia
23-25 Novembro – Yas Marina/Emirados Árabes

SÉRGIO SETTE CÂMARA participou por três vezes do programa Bella Macchina do Portal Terceiro Tempo, uma em novembro de 2014 (clique aqui), uma em dezembro de 2015 (clique aqui) e em outubro de 2017, em um programa especial gravado com exclusividade, direto da Brasil Game Show (clique aqui)

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

 

Últimas do seu time