Agora, em 19 partidas disputadas, possui 17 vitórias, sendo 16 delas de maneira consecutiva

Agora, em 19 partidas disputadas, possui 17 vitórias, sendo 16 delas de maneira consecutiva

Serena Williams deu neste sábado mais uma mostra do porquê é a número 1 do ranking mundial e a maior vencedora de Grand Slams da atualidade. Na final do Aberto da Austrália, a americana não deu chances à Maria Sharapova (2ª do mundo) e venceu por 2 sets a 0 (6-3 e 7-6 [7-5]) em partida com 1h50 de duração.

Com o triunfo, Serena aumentou ainda mais a freguesia da rival russa. Agora, em 19 partidas disputadas, possui 17 vitórias, sendo 16 delas de maneira consecutiva. O saque foi uma arma fundamental para ela chegar à vitória. Foram 18 aces distribuídos ao longo do confronto.

O título ganho em Melbourne foi o 19º de Serena em Grand Slams e o sexto no Aberto da Austrália. A jogadora de 33 anos já havia ficado com a taça nas edições de 2003, 2005, 2007, 2009 e 2010.

Na Era Aberta, iniciada em 1968, a americana só fica atrás da alemã Steffi Graff, que ganhou 22 taças. Com o triunfo deste sábado, superou Martina Navaratilova e Chris Evert, com quem estava empatada. Em toda a história, ela é a terceira empatada com a americana Helen Moody. A maior vencedora de todos os tempos é a australiana Margaret Court, com 24.

O Aberto da Austrália foi o segundo Grand Slam seguido vencido por Serena. Em outubro do ano passado, havia vencido o Aberto dos Estados Unidos.

Já Sharapova perdeu a chance de conquistar seu sexto título de Grand Slam. Este foi o seu terceiro vice-campeonato em Melbourne. Já havia perdido as decisões de 2007 e 2012. Ela venceu na Austrália em 2008.

A partida na Austrália teve uma paralisação de 13 minutos no primeiro set por causa da chuva, o que obrigou o fechamento do teto retrátil da Rod Laver Arena.

"Tenho de agradecer a Deus por ter entrado em quadra forte e saudável. Tenho de dar glórias a ele depois de duas semanas muito complicadas. Estou muito honrada de estar aqui. Estar aqui com 19 títulos é algo que nunca pensei que poderia acontecer na minha vida. É um honra segurar este troféu em um dos meus estádios favoritos. Vocês (torcedores) sempre me apoiaram", afirmou a campeã.

"Não ganho dela (Serena) há um longo tempo, mas me sinto orgulhosa de enfrentá-la, pois ela é uma das melhores da história. Parabenizo ela pelo seu incrível feito", disse Sharapova.

Quebras ditam ritmo do primeiro set

Sharapova esteve muito mal em seu saque durante toda a primeira parcial e desta forma facilitou bastante o trabalho da rival americana. A russa teve seu serviço quebrado em três oportunidades, sendo que a primeira vez que isso ocorreu foi logo no game inicial. E para piorar veio numa dupla falta. Bastante pressionada, a vice-líder do ranking não conseguia encaixar seus melhores golpes. Não à toa, ganhou apenas 12 de 20 pontos em seu serviço. 

Serena também não foi perfeita quando esteve no saque. Apesar de estar dominante em quadra, cedeu uma quebra à rival no oitavo game. Porém, nem isso impediu seu triunfo tranquilo por 6 a 3.

Além da irregularidade nos saques, outro toque diferente do primeiro set foi a chuva que chegou a Melbourne e obrigou a paralisação da partida por cerca de 13 minutos até que funcionários da organização pudessem secar a quadra e o teto retrátil da Rod Laver Arena fosse fechado.

Equilíbrio total no segundo set

Depois de uma primeira parcial na qual as duas tenistas oscilaram, o segundo set foi marcado por muito equilíbrio e grandes jogadas de lado a lado, com ambas as tenistas arrancando aplausos do público na Rod Laver Arena.

Serena teve a chance de liquidar a partida no décimo game, quando teve um match point, mas Sharapova acertou uma bola em cima da linha e até arrancou aplausos da americana.

Com tamanha paridade em um set sem nenhuma quebra, a decisão foi para o tie-break. Apesar de sair em desvantagem de 1 a 0, Serena tomou a dianteira no marcador a partir do 2 a 1 e não perdeu mais. O ponto do 19º título de Slam da americana veio após um ace, que não deu chance alguma à russa.

Foto: UOL

Últimas do seu time