A classificação foi selada com a vitória de Thomaz Bellucci (83º do mundo) por 3 sets a 1 sobre Roberto Bautista Agut (15º) na tarde deste domingo

A classificação foi selada com a vitória de Thomaz Bellucci (83º do mundo) por 3 sets a 1 sobre Roberto Bautista Agut (15º) na tarde deste domingo

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Muito contestado por conta da convocação para o duelo com a Espanha na repescagem da Copa Davis, o capitão brasileiro João Zwetsch demonstrou alívio e felicidade com o triunfo por 3 a 1 que garantiu o time nacional no Grupo Mundial em 2015. A classificação foi selada com a vitória de Thomaz Bellucci (83º do mundo) por 3 sets a 1 sobre Roberto Bautista Agut (15º) na tarde deste domingo, no Ginásio do Ibirapiuera, em São Paulo.

"Sempre confiei na minha equipe, desde o início dos treinamentos. Neste domingo, o Thomaz (Bellucci) mostrou muita força para nos dar esta vitória. Estou realmente muito contente, afinal ganhamos da Espanha. Desde o sorteio, sabíamos que eles eram favoritos, mas fomos trabalhando com os jogadores a ideia de quera possível ganhar. Foi uma luta diária para mostrar isso", disse o gaúcho Zwetsch, que dirige o time nacional desde 2010.

Apesar de o Brasil atuar em casa e entrar no último dia com vantagem de 2 a 1, o capitão espanhol Carlos Moyá deu diversas declarações de que o triunfo era possível e chegou a subestimar o time brasileiro ao dizer que seus jogadores estavam mais preparados. Na sexta-feira, inclusive, cornetou a escalação de Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, para o duelo com Bautista Agut.

Mesmo ciente das declarações e de tudo que cercou o confronto, Zwetsch não considerou que os espanhóis foram soberbos.

"Eles estão tão acostumados a ganhar que as vezes fica difícil pensar diferente. O que a gente faz, é se preparar para tirar o melhor que a gente pode. Se a gente não jogasse muito perto da perfeição ficaria difícil. Mas os espanhóis são todos amigos, vieram nos cumprimentar no final", completou o capitão brasileiro.

Com a classificação garantida, o Brasil aguarda a definição do ranking da Copa Davis para saber quais poderão ser seus rivais no próximo ano. O sorteio será realizado na quinta-feira.

FOTO: UOL

Últimas do seu time