As definições sairão das quadras do Palácio de Bercy, em Paris, onde é disputado um torneio Master 1000

As definições sairão das quadras do Palácio de Bercy, em Paris, onde é disputado um torneio Master 1000

Nesta segunda-feira começa a penúltima semana de torneios de primeira linha no tênis e ela será de fortes emoções no circuito mundial. O posto de número um do ranking estará em disputa e Roger Federer tem chance de ultrapassar Novak Djokovic. Também serão decididos os quatro últimos classificados para o Finais da ATP, torneio que reúne os oitos melhores do ano e é o segundo com maior pontuação em toda a temporada, atrás apenas dos quatro Grand Slams.

As definições sairão das quadras do Palácio de Bercy, em Paris, onde é disputado um torneio Master 1000. Computando somente os resultados nesta temporada, Federer está 490 pontos atrás do sérvio Novak Djokovic. O suíço vem embalado com bons resultados e foi campeão em Xangai e Basileia arrebatando 12 vitórias seguidas e 1,5 mil pontos.

O campeão em Paris somará mil pontos e se o atual número um não chegar à final será ultrapassado em caso do rival se sagrar campeão. Alguns fatores desafiam o sérvio. Ele foi pai pela primeira vez na última terça-feira e vai precisar mostrar foco para conseguir jogar o melhor tênis. Isto poderá ser dificultado pela falta de ritmo porque não jogou nos últimos dias.

Independentemente do resultado, o número um de 2014 deverá ser definido apenas nas FInais da ATP, que começa em 9 de novembro na cidade de Londres e pode render 1,5 mil pontos ao vencedor. O torneio é o mesmo em que Gustavo Kuerten se tornou o melhor do ano em 2000 ao bater Andre Agassi na decisão.

Além de Federer e Djokovic, há mais dois nomes definidos para o torneio: o suíço Stanislas Wawrinka e o croata Marin Cilic. Houve uma baixa, Rafael Nadal que abriu mão da competição porque precisa operar de apendicite. A desistência foi muito bem recebida pelos rivais porque abriu uma quarta vaga. Há seis postulantes que podem fazer duelos diretos nesta semana pela manutenção do sonho.

O cenário é mais favorável ao japonês Kei Nishikori, quinto que mais somou pontos neste ano. O britânico Andy Murray atrai muita atenção porque tanta vaga para jogar em casa. Dono de dois Grand Slams, fazia temporada discreta até engatar uma série de bons resultados no último mês que rendeu três títulos em dois meses.

As definições ocorrem numa época em que os tenistas estão cansados por causa da temporada e muitos carregam lesões mal-curadas. De qualquer maneira, estarão em quadra gastando o restante da energia na busca de um lugar no seleto grupo dos oito melhores do ano.

A emoção cresce mais ainda por causa da briga pelo posto de número um. Federer e Djokovic podem estar na decisão das Finais da ATP numa corrida cabeça a cabeça até o último ponto do ano.

FOTO: UOL

Últimas do seu time