Maycon e Camacho no treino do Corinthians em fevereiro: ambos deixaram o clube. Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Maycon e Camacho no treino do Corinthians em fevereiro: ambos deixaram o clube. Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

A saída de Maycon, vendido ao Shakhtar Donetsk, fez o Corinthians ampliar a saída em peso dos volantes da equipe. Em um ano, o clube viu as opções do elenco quase caírem pela metade.

Hoje, cinco jogadores desempenham tal função: Gabriel, Ralf e Paulo Roberto, que têm função mais defensiva, além de Renê Júnior e Thiaguinho, que podem ser escalados numa posição mais adiantada, onde Maycon se destacou nos últimos meses. 

No começo da temporada 2017, marcada pela conquista de dois títulos sob o comando de Fábio Carille, nove volantes estavam à disposição do técnico. A lista tinha Cristian, Marciel, Fellipe Bastos, Camacho, Jean, Warian, Maycon, Paulo Roberto, Gabriel e Mantuan, que ainda treinava no meio-campo - em 2018, o jogador passou atuar na lateral direita.

O próprio site oficial do Corinthians lista Mantuan como lateral, e o jogador tem ocupado a função de reserva de Fagner no elenco do Corinthians. 

Logo no início do ano passado, Jean foi emprestado ao Vasco, pouco depois de o Corinthians acertar as contratações de Fellipe Bastos, Paulo Roberto e Gabriel. Cristian, diante desse cenário, ficou fora até mesmo da lista do Campeonato Paulista - preterido, o volante acertou com o Grêmio em setembro.

Com o excesso de volantes, Warian, Marciel e Mantuan, revelados nas categorias de base, não atuaram uma só vez como meio-campistas. Até mesmo Fellipe Bastos e Paulo Roberto foram pouco aproveitados.

Tal situação fez Carille ser questionado sobre a situação. O treinador, à época, frisava que Camacho era um meio-campista. Na reta final da temporada, porém, barrou Maycon para colocar o jogador, que hoje defende o Atlético-PR por empréstimo.

A tendência é que o Corinthians de Loss seja escalado com Renê Júnior como segundo volante. Ralf, recuperado de lesão no ombro, voltará a disputar a posição com Gabriel. Existe ainda a possibilidade de o treinador escalar Gabriel e Ralf juntos - eles atuaram juntos como titulares apenas na primeira semifinal do Estadual, na derrota por 1 a 0 para o São Paulo.

Sem Maycon, o volante Thiaguinho, destaque do Nacional na Série A2 do Paulista, pode ter a chance de estrear pelo Corinthians. O jogador de 21 anos foi relacionado pela primeira vez diante do Ceará, em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Últimas do seu time