Vanderlei Luxemburgo chegou ao Cruzeiro com bastante moral. Não pelo que tem feito recentemente, já que não fatura um título há quatro anos

Vanderlei Luxemburgo chegou ao Cruzeiro com bastante moral. Não pelo que tem feito recentemente, já que não fatura um título há quatro anos

Thiago Fernandes
Do UOL, em Belo Horizonte

Vanderlei Luxemburgo chegou ao Cruzeiro com bastante moral. Não pelo que tem feito recentemente, já que não fatura um título há quatro anos, quando venceu o Campeonato Carioca pelo Flamengo, mas, sim, por ter guiado o time em 2003, ano mais vitorioso de sua história, quando obteve a Tríplice Coroa ao faturar Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Mineiro.

Desde o troféu obtido pelo clube da Gávea, o técnico passou por Grêmio, Fluminense, retornou ao Flamengo e, agora, defende o Cruzeiro. Nestas quatro temporadas, as equipes comandadas por ele ficaram longe de uma conquista significativa.

Embora viva um período sem celebrações, o comandante crê que não há necessidade de 'provar nada' aos seus críticos e ainda critica a cultura dos brasileiros, citando Osório, atual treinador do São Paulo.

"Eu não tenho que provar nada. É a característica do Brasil. Agora mesmo, estou vendo, tem um mês que o Osório está aqui no Brasil. todo mundo falava da caneta, do bilhetinho. Perdeu duas e ele já está tomando pancada. Eu tenho que mostrar a cada dia. Está no meu interior, no seu, eu não tenho que mostrar que sou bom, tenho que trabalhar todo dia", afirmou.

Apesar de defender a ideia de que não necessita provar diariamente a sua utilidade, Vanderlei Luxemburgo garante que o atual time do Cruzeiro tem mudanças feitas por ele.

"Fiz algumas coisas minhas. Mudança tática vai acontecer, de repente, com a necessidade de cada jogo. Quando tiver todo mundo à disposição, vou ter a oportunidade de responder melhor lá na frente", concluiu.

Foto: UOL

Últimas do seu time