Com a decisão pelo arquivamento, a investigação está finalizada em um primeiro momento

Com a decisão pelo arquivamento, a investigação está finalizada em um primeiro momento

Leandro Miranda
Do UOL, em São Paulo

O relatório final do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) determinou o arquivamento do processo que investigava se houve interferência externa na final do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e Corinthians. O relator Marcelo Monteiro considerou que "não há qualquer indício mínimo de materialidade ou autoria" e que "a tese de influência externa não ficou minimamente demonstrada".

Com a decisão pelo arquivamento, a investigação está finalizada em um primeiro momento. Porém, ainda cabe recurso do Palmeiras, da Federação Paulista de Futebol ou da procuradoria do TJD, desde que surjam fatos novos.

Ao ler o relatório nesta segunda-feira (23), Monteiro não mencionou o material reunido pela empresa privada de investigação Kroll, contratada pelo Palmeiras, que mostra vídeos de um membro da FPF, Marcio Verri Brandão, com um celular na mão à beira do campo durante a confusão entre a marcação de pênalti sobre Dudu e a revisão da marcação oito minutos depois.

Segundo ele, esse material não constava nos autos do processo. "Nos últimos dias, ouvi comentários sobre a contratação de uma empresa de investigação. No entanto, nos autos, nada existe nesse sentido. Sequer houve pedido de juntada de prova com base na produção de empresa de caráter privado. Desconhecemos nos autos qualquer prova nesse sentido", disse.

Na última terça (17), após quase oito horas de depoimentos dos envolvidos no caso, o TJD negou pedido do Palmeiras para prorrogar o prazo do inquérito por até 15 dias para juntada de provas adicionais, com base em imagens de emissoras de TV. O tribunal usou como justificativa a necessidade de o processo correr rapidamente.

Foto: THIAGO BERNARDES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO (Retirada do Portal UOL)

Últimas do seu time