O treinador promete auxiliar na promoção de jovens promessas, mas destaca a necessidade de orientá-los e tomar cuidado com a exposição

O treinador promete auxiliar na promoção de jovens promessas, mas destaca a necessidade de orientá-los e tomar cuidado com a exposição

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

Gabriel, Nathan, Leonan, Capixaba e João Figueiredo. Há alguns meses, pouquíssimos torcedores do Atlético-MG imaginavam que este quinteto teria que defender as cores do elenco profissional, que tem estrelas como Leonardo Silva, Douglas Santos, Robinho e Lucas Pratto. Todavia, as convocações e lesões fizeram com que o técnico Marcelo Oliveira recorresse às divisões inferiores para enfrentar o Vitória, neste domingo (29), às 16h (de Brasília).

Com 11 desfalques, a comissão técnica entrou em contato com André Figueiredo, coordenador das categorias de base do Atlético, para buscar opções para o jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. E recebeu as indicações.

Após as conversas, o recém-contratado Marcelo Oliveira decidiu apostar nos zagueiros Nathan e Gabriel (o segundo já foi integrado ao elenco profissional), no lateral esquerdo Leonan, no meia Capixaba e no atacante João Figueiredo. O quinteto, ainda pouco conhecido do grande público, não tem presença garantida contra o time de Vagner Mancini, mas tem chances de atuar no Barradão.

O treinador promete auxiliar na promoção de jovens promessas, mas destaca a necessidade de orientá-los e tomar cuidado com a exposição.

"Vai haver esta integração. Gosto de trabalhar com jovens jogadores e eles precisam estar aqui no ambiente profissional para que possam crescer e para serem utilizados em algum momento. Utilizamos o Capixaba, que entrou, tentou, teve alguma dificuldade, mas tentou jogar", afirmou, relembrando o jogo contra o Grêmio.

"Tive o João Figueiredo que se apresentou e fiz questão de trazê-lo de Santos. Às vezes, quando você coloca um jogador muito jovem, ele pode sentir e você pode queimá-lo. Aproveitar a base é importante, mas de forma gradual", acrescentou.

Neste fim de semana, a torcida do Atlético não verá Douglas Santos (na seleção brasileira), Erazo e Cazares (que defendem o Equador), nem Leonardo Silva, Mansur, Luan, Dátolo, Carlos Eduardo, Lucas Pratto, Robinho e Clayton (todos no departamento médico). Mas terá uma boa chance de avaliar o futuro do clube.

Ficha técnica
Vitória x Atlético-MG

Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 29 de maio de 2016 (domingo)
Hora: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (Fifa/MS) e Ivan Carlos Bohn (PR)

Vitória
Fernando Miguel; Maicon Silva, Victor Ramos, Ramon e Diego Renan; Amaral, Marcelo (José Welison) e Leandro Domingues (Tiago Real); Marinho (Dagoberto), Kieza e Vander.
Técnico: Vagner Mancini.

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Tiago, Edcarlos (Gabriel) e Carlos César (Leonan); Rafael Carioca, Leandro Donizete (Júnior Urso) e Capixaba; Hyuri, Pablo e Carlos.
Técnico: Marcelo Oliveira.

Foto: UOL

Últimas do seu time