Quatro estados sediarão etapas classificatórias. Final acontece em novembro

Quatro estados sediarão etapas classificatórias. Final acontece em novembro

A organização da Seletiva de Kart Petrobras divulgou nesta terça-feira (26) a programação para a 17ª edição consecutiva do evento, criado em 1999 por Binho Carcasci.

O formato não terá grandes alterações em relação aos anos anteriores. O início da Seletiva de Kart Petrobras será no dia 27 de junho, quando acontece a etapa classificatória, a Copa Petrobras Sorriso Campeão, que será realizada no kartódromo de Aldeia da Serra, em São Paulo, junto com a Copa São Paulo Light de Kart. Pela 13ª vez, a prova marcará a ação social Sorriso Campeão, beneficiando os mecânicos e seus familiares com tratamento odontológico gratuito. O torneio também segue com o apoio da MG Pneus e da Bravar, que fornece há mais de 10 anos os chassis para a final do evento.

Quatro estados sediarão etapas do evento. São Paulo (Aldeia da Serra), Maranhão (São Luís, concomitante com a Copa Norte de Kart), Rio Grande do Sul (Nova Santa Rita, no Velopark) e Minas Gerais (Vespasiano, junto com a Copa Brasil de Kart).

"Como sempre tentamos fazer, buscamos os melhores campeonatos disponíveis para as etapas classificatórias, onde também possamos ter abrangência nacional, possibilitando acesso ao maior número de pilotos possível. Este ano, teremos etapas em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Maranhão e a final será na Granja Viana, um kartódromo que é parceiro antigo da Seletiva de Kart Petrobras, onde realizamos inclusive a primeira final em 1999, e que continua sendo um dos mais bem estruturados do Brasil", avalia Binho Carcasci.

Cada etapa vai classificar três pilotos, mantendo-se 12 para a decisão, marcada para os dias 3 e 4 de novembro no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, São Paulo.

Como a premiação prevê um treino com monoposto na Europa, a idade mínima subiu de 14 para 15 anos completados no ano da edição. Ex-campeões não podem concorrer a uma nova premiação.

Com valor estimado em 250 mil reais de prêmios, a Seletiva de Kart Petrobras segue como evento de maior valor da categoria no País.

Binho Carcasci também ressaltou a diferença que existe hoje entre os pilotos no que diz respeito à carreira, embora o sonho de chegar à Fórmula 1 permaneça.

"O desafio de realizar a Seletiva é grande, particularmente porque a evolução do esporte é muito dinâmica, as novas gerações de pilotos são formadas de garotos com uma mentalidade muito diferente daqueles de 17 anos atrás. O sonho ainda é o mesmo, chegar à F-1, mas os caminhos são outros e a própria F-1 é muito diferente atualmente. Temos que ter esta visão e nos adaptarmos a cada ano. Claro que não pretendemos que o programa deixe um piloto pronto para a F-1 em sete ou oito ações. O amadurecimento do piloto leva tempo e com ele acontece o aprendizado, mas as lições básicas para que isso aconteça da maneira correta e otimizando tempo e dinheiro foram feitos. Tivemos uma boa recepção dos kartistas e isso nos encorajou a mantermos o que está sendo feito", detalha Binho Carcasci.

Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors

Detalhes da premiação:

Campeão: 64 mil reais
Troféu Lubrax: 5 mil reais para o melhor estreante na final
Troféu Melhor Mecânico: 1,5 mil reais
Programa de orientação para três finalistas (o campeão - independentemente de ter ou não participado do programa em 2014; o melhor estreante; e o melhor classificado, após o campeão, que não tenha participado do programa em 2014).

As ações do programa:

Ações Técnicas: Simulador de Fórmula 1, treino em uma equipe de monoposto - categoria de base - na Europa, acompanhado por um coach, vivência de um dia na oficina da equipe, além da participação em treino com carro de turismo no Brasil;

Ações Física e de Capacidade de Concentração: avaliação e acompanhamento físico e psicológico com preparador;

Ações de Marketing: lições sobre marketing esportivo e media training.

Binho Carcasci, idealizador da Seletiva de Kart Petrobras. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

Calendário da 17ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

Fase Classificatória:

27 de junho - 1ª etapa - Copa Petrobras Sorriso Campeão (Copa São Paulo Light de Kart) - Aldeia da Serra (SP)
25 de julho - 2ª etapa (Campeonato Brasileiro de Kart) - Velopark, Nova Santa Rita (RS)
29 de agosto - 3ª etapa (Copa Norte de Kart) - São Luís (MA)
17 de outubro - 4ª etapa (Copa Brasil de Kart) - Vespasiano (MG)

Final:

3 e 4 de novembro - Kartódromo Granja Viana - Cotia (SP)
* Calendário sujeito a algumas alterações.

Com informações da fgcom

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time