Campeão com a seleção brasileira em 1970 será auxiliar em cargo transitório

Campeão com a seleção brasileira em 1970 será auxiliar em cargo transitório

Pedro Ivo Almeida 

Do UOL, no Rio de Janeiro

O coordenador-técnico da seleção brasileira, Gilmar Rinaldi, anunciou nesta quarta-feira (17) que a comissão técnica da equipe nacional terá duas mudanças para os amistosos contra Argentina e Japão, em outubro deste ano. O time terá o ex-ponta Edu como auxiliar pontual e Evandro Mota, "motivador profissional" que trabalha no Benfica.

O cargo de auxiliar pontual é transitório. Nos dois primeiros amistosos de Dunga como técnico da seleção, contra Colômbia (05/09) e Equador (09/09), Mauro Silva foi o responsável por essa função.

A função foi criada pela atual comissão técnica da seleção. Mauro Silva recebeu a incumbência de avaliar o ambiente e o trabalho nos dois primeiros amistosos, montar um relatório com críticas e enviá-lo a Gilmar Rinaldi e ao treinador Dunga.

Desde o início, contudo, a ideia da comissão técnica e de Mauro Silva era que o trabalho dele fosse focado em apenas dois jogos. O comando da seleção queria uma avaliação diferente a cada convocação, e o ex-volante tinha compromissos profissionais que não poderiam ser conciliados com um trabalho perene na equipe nacional.

Com Edu, a próxima convocação terá um jogador de uma geração mais antiga. Nos amistosos contra Colômbia e Equador, o Brasil teve Dunga (técnico), Gilmar Rinaldi (coordenador), Taffarel (treinador de goleiros) e Mauro Silva (auxiliar pontual), que foram campeões mundiais com a seleção brasileira em 1994.

Edu, 65, foi tricampeão mundial com a seleção brasileira em 1970 e também disputou os Mundiais de 1966 e 19974. Como ponta esquerda, ele integrou um dos times mais vitoriosos da história do Santos.

A porção dos representantes de 1994 será compensada por Evandro Mota, engenheiro, consultor e palestrante que trabalhou com a seleção brasileira tetracampeã mundial. O profissional é conhecido por ações com foco motivacional e atualmente desenvolve um projeto no Benfica.

FOTO: UOL

Últimas do seu time