Brasileiros e alemães se enfrentaram pela última vez em março deste ano, em Berlim

Brasileiros e alemães se enfrentaram pela última vez em março deste ano, em Berlim

Bruno Grossi
Do UOL, em São Paulo

As primeiras datas reservadas pela Fifa para jogos de seleções em 2019 serão no fim de março, entre os dias 21 e 26. Mas a seleção brasileira tem encontrado dificuldades para definir seus adversários. A ideia era enfrentar times fortes, que ajudassem a melhorar a preparação para a Copa América, marcada para junho, só que o calendário das seleções europeias é um obstáculo.

Essas datas serão as primeiras das Eliminatórias para a Eurocopa de 2020. A maioria dos grupos possui cinco equipes, o que deixa um país de folga por rodada. O problema é que, nas duas primeiras delas, poucos times de mais tradição terão essa disponibilidade.

Os preferidos de Tite e companhia eram Dinamarca e Alemanha. A primeira já está praticamente descartada. Os dinamarqueses poderiam atuar entre os dias 21 e 23 de março de 2019, mas na sequência terão um complicado duelo com a Suíça, principal rival no Grupo D das Eliminatórias da Euro, e não pretendem encarar um amistoso tão pesado dias antes.

Ainda existe a possibilidade de os alemães aceitarem o encontro nessa mesma data pensada para a Dinamarca. Só que a seleção germânica está em situação semelhante: folga na primeira rodada e, dias depois, encara a maior concorrente da chave C, a Holanda.

Os outros países que terão as janelas na próxima data Fifa são todos de menor patamar: Sérvia, com quem o Brasil jogou na primeira fase da Copa do Mundo na Rússia, País de Gales, do craque Gareth Bale, Kosovo, República Tcheca, Lituânia, Estônia, Gibraltar e Azerbaijão.

Também não estão estão definidos os locais desses amistosos - o Qatar está cotado como sede. Já os outros dois, previstos para junho na preparação para a Copa América, devem ser realizados no Brasil.

Foto: AP Photo/Markus Schreiber (via UOL)

Últimas do seu time