Confira o resumo da semana por Milton Neves

Confira o resumo da semana por Milton Neves

Li, vi e ouvi, até na TV grandona, que depois de 56 anos Santos e Palmeiras voltarão a decidir um Campeonato Paulista "reeditando aquele extraordinário duelo de 1959 entre Pelé e... Ademir da Guia"!?!?!

Meu Deus do céu, foi muito forte!

Em 1959 e 1960 o Palmeiras tinha Zequinha e Chinesinho no meio-campo com Ademir da Guia sendo à época apenas uma promessa como médio-volante do Botafogo e depois do Bangu.

Basta ver em meu "Que Fim Levou?" do terceirotempo.com.br, as fotos de Ademir da Guia, de pé, nos juvenis do Fogão e depois no time de Moça Bonita.

E quando veio para o Palmeiras, em agosto de 1961, ele chegou a ser reserva de Hélio Burini e também posou de pé nas fotos do Verdão.

Gente, o Rei e o Divino passaram a se enfrentar para valer só em 1962 e, principalmente, em 1963, com o palmeirense sendo o campeão paulista em seu segundo ano em São Paulo.

1963 foi um ano de um Santos cansado pelas batalhas contra Boca Juniors e Milan nas terríveis e difíceis decisões pelo bi da Libertadores e do Mundial.

Assim, em 1959, com a decisão do Supercampeonato Paulista sendo disputada, depois de dois empates, já em 1960, no dia 10 de janeiro, quando Ademir da Guia "não existia" no Parque Antártica.

Pelé fez 1 a 0, Julinho empatou e Romeiro, cobrando falta que não ocorreu - vi muito bem no Canal 100 da TV Manchete que apresentei em 1994 -, decidiu o " Super Paulistão-1959".

Aliás, naquele programa ao lado também de Luís Pereira, Ademir da Guia e Julinho Botelho (vejam fotos nas páginas deles também em "Que Fim Levou?"), Romeiro viu seu gol e... chorou!

Ao se recuperar, disse: "chorei porque esta é a primeira vez que vejo bem esse meu gol. Chutei, tinha gente na frente, não vi nada, a bola entrou lá no gol do Laércio e todo mundo pulou em cima de mim. Não vi o gol e depois do jogo fui para o Rio de Kombi com 10 amigos que vieram ver a final, comemoramos lá por semanas, não havia tape na TV e só hoje vi esse gol histórico", explicou, deixando-nos boquiabertos no estúdio.

E insisto: vejam no "Que Fim Levou?" as fotos do programa nas páginas de Romeiro e dos citados jogadores acima e matem saudades.

E teve mais, com Julinho Botelho falando: "E o meu gol, fora da minha ponta, o do empate, vi bem agora, foi belo presente do zagueiro Getúlio", brincou o doce camisa 7 que pediu, por telegrama, direto de Florença, para não ser convocado pela CBD para a Copa de 1958 "porque seria uma injustiça com esse menino aí, o Garrincha".

Que coisa, hein?

Hoje, como em concurso de miss, jogador de bola, se puder, "até mata" um rival da posição para ir para uma Copa do Mundo no lugar dele.

Mas, enfim, por que o Palmeiras de Valdir Joaquim de Moraes (o único campeão de 1959 que está vivo), Djalma Santos, Valdemar Carabina, Aldemar, Geraldo Scotto, Zequinha, Chinesinho, Julinho, Nardo, Américo Murolo, Romeiro e Oswaldo Brandão, foi "super" campeão paulista de 1959?

É que, antigamente, quando dois ou três times terminavam empatados após os dois turnos em pontos corridos e perdidos (um por empate e dois por derrota), a decisão extra era a chamada "super".

E também por isso o Campeonato Carioca de 1958 foi chamado de "Super-Super" porque o Vasco de Gradim, o campeão, Botafogo e Flamengo protagonizaram um incrível triplo empate ao final da etapa de classificação.

Na primeira decisão a três, persistiu a indefinição.

Aí, na segunda, diante do Flamengo, deu Vasco de Miguel, Paulinho (quebrou a perna no jogo) e Bellini; Écio, Orlando e Coronel; Sabará, Waldemar, Almir, Roberto Pinto e Pinga.

150 mil pessoas viram o jogo quase no dia em que lá em Cuba Fidel Castro e Che Guevara goleavam Fulgencio Batista.

E o Vascão foi assim "Super-Super" campeão carioca de 1958, devido à duas decisões extras.

E agora, em 2015, que ninguém mais invente "fatos extras" e que não fale mais ou escreva que "56 anos depois Pelé e Ademir da Guia (sic) voltarão a decidir um Campeonato Paulista".

Ora...

A história grita e se revolta, meninada!

Imagem: Túlio Nassif/Portal TT

Clique no logo abaixo e conheça o site da ESFIHA JUVENTUS, a mais tradicional Casa Árabe de São Paulo

******************************

Bastidores do Domingo Esportivo na Rádio Bandeirantes, com Milton Neves

Pela Rádio Bandeirantes, veja os bastidores do programa Domingo Esportivo deste 19 de abril de 2015, diretamente dos estúdios da rádio no Morumbi, com Milton Neves, que apresenta a atração dominical ao vivo ao lado da jornalista Kelly Ferreira.

Milton abriu o programa com o hino da Ferroviária de Araraquara, que completou 65 anos no último dia 12 de abril e está de volta à elite do futebol paulista.

Também falou sobre os clássicos das semifinais do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Palmeiras e Santos e São Paulo, destacando as fotos de sua página semanal no jornal 'Agora S. Paulo', com imagens de jogadores que atuaram pelos quatro grandes clubes da capital paulista, além da foto maior, com Ademir da Guia e Rivellino, durante um dérbi no início dos anos 70.

Na sequência, leu sua coluna, publicada no jornal Agora São Paulo e também no Portal Terceiro Tempo, intitulada "Que chova gols neste domingo, porque água mesmo só "Quando Setembro Vier", que você pode conferir clicando aqui.

O "Empório do Miltão", mais uma vez está representado pela Aurora, La Rioja, Santa Helena, Rancho 53, Chery, Bioleve, Estrela Mineira, Sapatos Rafarillo, Tele Sena, Cereser, Alfaiataria Personna, Sucos Camp, Shopping Frei Caneca, Adega Alentejana, Aramis, Le Cliqué, Rancho Português, El Uruguayo, Botinas Zelão, Adega Excellence, Penalty, Vinhos Dom Bosco, Esfihas Dozza, Empório Frei Caneca, Espaço Itaú de Cinema, Barbacoa, Cerveja Paulistânia, Bosch e Leite Fazenda Bela Vista.

Foto: Kelly Ferreira/Rádio Bandeirantes

Clique aqui e veja todas as fotos!

******************************

Ibope esportivo de TV: com o mata-mata e sem o lixo dos pontos corridos, os números aumentaram muito no Palmeiras 2 x 2 Corinthians e nos pênaltis verdes

Rede Globo deu 25 pontos, Band 6.3 e o "Terceiro Tempo" teve, com 8 pontos, o maior pico de audiência do domingo da Band com 4.4 de média e share de 8%.

Com a bola rolando, tivemos:

16h02 às 18h17
Band
SBT
Record
Globo
Rede TV!
Cultura
Gazeta
Total Ligados
 Audiência 6,3 6,3 7,0 24,8 0,5 0,7 0,2 57,3

No pós-jogo, o "Terceiro Tempo" teve 1h52 de arte, veiculou 6 breaks de 6 minutos, 10 minutos de Fórmula Indy e 9 ações de merchandising de Sky, STR Ar Condicionado, Rafarillo, Salompas, Visa, Barbeadores Vibe, Postos Ipiranga, Arsenal Car e Sabesp.

E foi o melhor domingo do "Terceiro Tempo" da Band em 2015:

18h18 às 20h09
Band
SBT
Record
Globo
Rede TV!
Cultura
Gazeta
Total Ligados
 Audiência 4,4 7,2 8,7 16,9 0,7 1,0 0,2 58,4

No pré-jogo, o "Gol, o Grande Momento" da Band também não decepcionou em seus 30 minutos de arte, 1 break de 6 minutos e quatro ações de merchandising de Cerveja Proibida, Postos Ipiranga e Bradesco (duas vezes).

14h56 às 15h25
Band
SBT
Record
Globo
Rede TV!
Cultura
Gazeta
Total Ligados
 Audiência 3,4 8,1 8,2 11,4 0,2 0,7 0,1 49,7

E, no geral, as "mesas" assim se posicionaram:

******************************

Milton Neves lista os maiores narradores que já viu no país

Vagner Magalhães
Do UOL, em São Paulo

O apresentador esportivo Milton Neves é conhecido por sua memória impecável, quando o assunto é futebol. Perto de completar 50 anos de carreira, ele diz ainda ter fresca na memória uma narração, para ele inesquecível, do seu time, o Santos. Milton era garoto, tinha 14 anos e vivia em Muzambinho (MG). O ano era 1965.

Com um rádio de pilha no ouvido, era a primeira vez que ele pisava em um campo de futebol para ver uma partida de profissionais. Naquela tarde de 10 de outubro de 1965, o Santos enfrentava o Comercial, em Ribeirão Preto. E o time de Pelé venceu por 2 a 0.

Milton conta que estava próximo ao alambrado, quando Fiori Giglioti se preparava para narrar uma cobrança de pênalti em favor do Santos. Pelé ajeitou a bola e foi para o chute. Giglioti disparou: “Correu, bateu, fora…'' “Mas a bola vazou a vazou a rede. Logo ele se corrigiu e gritou o gol'', lembra Milton.

Também por conta disso, na sua lista de narradores preferidos está Fiori. Além dele, Milton cita Luciano do Valle, Galvão Bueno, José Silvério e Osmar Santos.

Não só a narração foi inesquecível como o jogo também. “Foi a primeira vez que eu fui a um campo e a primeira vez que eu vi o Pelé jogar. Foi lindo. Inesquecível ver aquele monte de jogadores do Santos comemorando''.

O apresentador também lembra perfeitamente o momento em que Pelé esteve à sua frente, a alguns metros de distância para pegar a bola para bater um lateral. “Ele veio ali, molhado de suor. Era uma tarde em que faziam uns 40ºC. Ele pegou a bola e olhou para a frente. Foi uma coisa de um milésimo de segundo. Mas fiquei com aquilo na cabeça. 'O Pelé me viu. O Pelé me viu'. Fiquei alguns dias sem dormir direito'', disse ele.

Milton lembra que foi ao jogo em uma Kombi, com 12 pessoas. “Era um pessoal de uma loja de cereais lá de Muzambinho. Foi a primeira vez que fui a uma churrascaria. Minha tia Antonia não queria que eu fosse. Eu era muito pequeno, mas acabou cedendo. Foi ela quem bancou a viagem'', relembra.

Foto: UOL

******************************

Sylvio Ruiz, o verdadeiro, analisa o treinador Edinho, filho de Pelé

EDINHO chegou para vencer     

Depois de 8 anos como auxiliar técnico, goleiro vice-campeão brasileiro pelo Santos, eis que chegou a hora de Edson Cholbi do Nascimento vir a ser contratato para dirigir um clube profissional que disputa o Brasileiro, o Mogi Mirim,da série B.

Edinho na última terça feira acertou bases com Rivaldo, o homem forte do clube do nosso interior, o Mogi.

Já na 4a.feira (14) o filho de Pelé foi apresentado aos jornalistas , como para a diretoria do conhecido - sapo, assim conhecido.

Lá no apartamento, de Santos, a esposa Jéssica Fernandes do Nascimento - que é arquiteta, também ao lado das duas filhas Stephany e Sophia , demonstravam toda alegria e satisfação, pois  sabiam que era um sonho do pai, o filho do Pelé, que não usou como argumento para assinar contrato.

Disse o Rei; "só falei a ele que teria chegado a sua hora. Só dei um abraço ao telefone no Rivaldo. Agora depende tudo do trabalho do Edinho".Disse:"Fui pelos meus méritos, não por ser filho do Pelé. Quem vai trabalhar, impor uma filosofia, serei eu", disse o ex-camisa 1.Está emocionado,até um pouco tenso.

Toda a família fez festa, o moço é muito querido, a Vó Celeste,  as primas e os tios, Lima ( do Santos), Davi (atuou no Corinthians), Vera,Isabel,Jorge e muitos amigos do chamado "principe".

Força de vontade

Quando o atleta do Santos, num jogo à noite, no antigo Palestra Itália, em um lance de defesa, eis que ele se enrolou na rede, prendeu o pé, preocupando todos os presentes. Passou por um tratamento sério, fazia no CEPRAFE um trabalho com o prof. Avelino Bongermino, mesmo em férias, lá comparecia, todos  os dias.Demonstrando muito força de vontade, Edinho se empenhava, trabalhava com todas as forças. "Eu nunca vi um atleta com uma contusão grave,com uma vontade de dar injeva", nos falou o prof.Avelino. Também houve a participação do prof. Marco Alexandro. A cirurgia foi realizada pelo Dr. Rodrigo Zogaib.Agora era com o atleta um trabalho sério de recuperação.Edinho contou com o enfermeiro Silvio Cruz e a nutricionista Sandra Merouço.

Segunda fase

O ex-camisa 1 do Santos acreditou ter um bom tempo como auxiliar: Luxemburgo,Oswaldo de Oliveira, Murici,Paulo Outuori, Leão, antes Cabralzinho e outro mais", falou o marido da Jessica, real companheira.O filho de Rose(66/78) que tem mais 4 irmãs,Kelly, Jennifer mais uma da cantora evangélica, segunda esposa - Assiria Seixas(1994), Joshua. E, a outra filha é da jornalista gaúcha Anita Kurz (formada em fisioterapia) é Flávia (39).E, já falecida, a irmã do ex-goleiro, a vereadora Sandra, com dois filhos. E jogam futebol, e bem.Pelé, hoje com nova companheira, do interior Marcia Aoki prometeu à distância ver o trabalho do "garoto".

CARREIRA

Começou  sua vida futebolistica em 1990, atuando no gol do São Caetano, Portuguesa Santista, Santos e Ponte Preta. "Parei com 29 anos, hoje tenho 44 e acredito estar preparado para essa nova função", comentou otimista Edinho.

Marcelo Fernandes e Serginho, da época torcem e sabem que Edinho vai vencer esta disputa.

Foto: BOL

******************************

Bella Macchina: Bruno Bonifácio fala de sua preparação para estrear na World Series

O Bella Macchina, canal de automobilismo do Portal Terceiro Tempo, apresenta nesta semana uma entrevista com o piloto Bruno Bonifácio, que disputará neste ano a World Series by Renault 3.5, cuja etapa de abertura acontece nos dias 25 e 26 de abril, em rodada dupla no circuito Motorland Aragón (Espanha).

Após dois anos disputando a categoria imediatamente inferior, a Formula Renault 2.0, o paulista Bruno Bonifacio, de 20 anos, revelou os detalhes do novo carro, com motor V8 aspirado, muito mais potente, que chega até a ser mais rápido que os últimos carros do grid da atual Fórmula 1.

"O Formula Renault 2.0, com o qual eu corri nos dois últimos anos tem mais ou menos 210 cavalos e esse da Formula Renault 3.5 tem 530 cavalos, então é mais que o dobro, quase o triplo. É um carro muito mais próximo da Fórmula 1, ele é mais rápido que os últimos carros da grid da Fórmula 1, e tudo impressiona, na saída de curva e com uma carga aerodinâmica muito maior, mesmo sendo mais rápido você consegue frear até depois", disse Bonifácio, que será companheiro de equipe de outro brasileiro na Draco, o paranaense Pietro Fantin, de 21 anos, que fará sua terceira temporada na categoria.

Foto: Lucas Micheletti

ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA DE BRUNO BONIFÁCIO A MARCOS JÚNIOR NO BELLA MACCHINA. PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE LUCAS MICHELETTI

******************************

Em entrevista, Centurión se diz insatisfeito no São Paulo

O meia Ricardo Centurión, principal reforço do São Paulo para a atual temporada, não escondeu sua insatisfação. Em entrevista a um canal de televisão da Argentina, o meia se disse chateado com as dificuldades que vem encontrando para se adaptar ao Tricolor.

"Estou sofrendo muito na minha estadia aqui. Faço a parede e não me entendem. Faço jogadas que não esperam e por isso perco a bola. Ainda não me entendo pessoalmente com meus companheiros. Sinto falta do Racing. Tinha me encontrado com uma ideia lá e aqui é tudo muito novo, muito difícil. Não tenho sintonia com meus companheiros ainda. E viver aqui é complicado. Vivo em uma bolha, vou da casa para o treino todo dia. É uma cidade muito grande, com muito trânsito a qualquer hora", relatou Centurión.

Dessa forma, é a segunda vez que o argentino desabafa antes de um clássico contra o Corinthians. Na primeira vez, inclusive, Muricy cogitou deixar o jogador fora do jogo.

"Ele está com muita dificuldade realmente de adaptação. É estranho porque argentino se adapta em qualquer situação. Ele está com dificuldade de comunicação, entrosamento. E a cidade de São Paulo não é fácil, a única coisa que você faz aqui é ir no shopping. A gente está tentando fazer o melhor possível. Ele não é de falar mesmo, mas estamos trabalhando demais isso porque traz um prejuízo para ele dentro do campo", disse Muricy na ocasião.

Quanto ao jogo da próxima quarta-feira, "Ricky" Centurión deixou claro o desejo de uma vingança contra os últimos clássicos perdidos pelo clube do Morumbi.

"O Corinthians quer nos eliminar. Há muita rivalidade por aqui. Se eles conseguirem nos eliminar, imagine o que pode ser. Já ganharam da gente e queremos uma revanche", disse.

Foto: UOL

******************************

Alonso, mesmo coadjuvante, parece feliz

Vivemos em um mundo competitivo.

A necessidade de nos apresentarmos como os melhores e mais felizes, entretanto, nos aproxima do ridículo.

Basta uma espiada pelas redes sociais para constarmos nossa necessidade diária pelo maior número possível de curtidas.

Não importa. Pode ser a foto que fizemos no trabalho, o prato de comida antes da primeira garfada ou o painel do carro com o termômetro assinalando 20º C, apenas para que todos saibam que o ar condicionado está funcionando a contento. Melhor ainda se a quilometragem for baixa, evidenciando que estamos com cacife.

A foto escancara o sucesso sobre o fracasso.

Competir é bom, óbvio. Nos torna mais preparados para a realidade dura.

Em tempos bicudos, como esses em que vivemos, é preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte, como diz a canção de Caeteno Veloso.

Se o enfrentamento for no esporte, então...

A Fórmula 1, por exemplo, não costuma reverenciar aqueles que não vencem corridas ou campeonatos.

E, mesmo aqueles outrora vitoriosos, se por acaso já não estiverem no topo, tornam-se alvo fácil da maledicência. Fernando Alonso é a bola da vez...

Bicampeão, o espanhol tinha absolutamente tudo para vencer seu terceiro título em 2007, pela McLaren-Mercedes. Porém, ele e o então estreante Lewis Hamilton duelaram tanto que permitiram que a zebra Kimi Raikkonen levantasse o caneco no final do ano.

Voltou à combalida Renault por dois anos para depois ingressar na Ferrari e enfrentar uma imbatível Red Bull nos quatro primeiros anos e a Mercedes depois.

De volta à McLaren, o espanhol demonstra estar dando de ombros ao que dizem a seu respeito.

Parece ter incorporado o estilo de Nelson Piquet, que gostava de vencer após desenvover um carro. Verdade seja dita, naquela época os pilotos testavam exaustivamente (na pista, não nos gélidos simuladores).

Nelson passou a temporada de 1982 comendo o pão que o diabo amassou com o motor BMW turbo para ser campeão no ano seguinte.

Alonso depende sobretudo da Honda. O MP4-30 parece ser um bom carro.

Ainda assim, dá a impressão que está se divertindo, mesmo andando no meio do pelotão Até já flertou com a zona de pontos, no GP do Bahrein.

O espanhol, salvo engano, está bebendo o melhor dos néctares, em pequenas doses.

Talvez tenha adotado aquela filosofia de viver o presente e deixar passado e futuro de lado, sem a necessidade de buscar a felicidade naquilo que ficou para trás, ou empurrar para frente a felicidade almejada.

Percebeu que o mundo da F1 não se resume à Ferrari. Nem às vitórias.

De protagonista, Alonso passou a coadjuvante.

E que mal há nisso?

Não somos quase todos coadjuvantes?

Mesmo quando parecemos protagonistas nas fotos?

Foto: UOL

Alonso no GP do Bahrein. Espanhol terminou em 11º. Foto: UOL

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

******************************

Nove anos sem o mestre Telê Santana

No dia 21 de abril de 2006 perdemos o mestre Telê Santana, aos 74 anos. Nove anos depois de sua morte, o ex-técnico ainda é lembrado como um dos melhores de sua profissão.

A intensidade de Telê com os jogadores era tão grande que alguns o consideram como segundo pai. Em 1986 o técnico convocou o volante Elzo para a Copa do Mundo e foi contestado pela imprensa e torcedores. O treinador descobriu uma maneira do jogador "ficar pronto".

Telê fechou o volante no vestiário e o criticou duramente. "Olha Elzo, eu vou dizer uma coisa pra você: craques aqui são Zico, Falcão, Sócrates, Júnior, Éder, Oscar...você não é nada aqui, sabia? Você é, inclusive, o primeiro da minha lista para ser cortado. Você pensa que está me enganando ficando até mais tarde no campo e sendo o primeiro a chegar? Você não me engana não, cara. E vou dizer mais: vou sair daqui do vestiário agora porque minha vontade é de te pegar e te agredir. Você merece isso. Não é papel de homem o que você está fazendo, isso é papel de moleque", disse o treinador

Elzo pensou em ir embora e chorou muito naquele dia, mas o volante não amarelou. Chegou ainda mais cedo nos treinos, foi titular durante toda a Copa e considerado o melhor jogador do Brasil na competição.  

Anos depois ambos se reencontraram em um restaurante e o técnico o chamou para conversar. "Sabe por que disse aquilo? Pra você ser o titular e o melhor jogador do Brasil na Copa. E vou te dizer uma coisa...você chorou aquele dia? E agora quem chora sou eu", contou o volante ao UOL Esporte. Elzo então entendeu o que é técnico o havia testado psicologicamente e o ajudado muito. Clique na imagem e veja a história de Elzo na seção Que Fim Levou .

No dia do seu enterro, jogadores, dirigentes e personalidades ligadas ao esporte deixaram uma mensagem ao Mestre:

"Você pode ser um jogador duro sem ser violento e criativo sem ser exibicionista. Aprendi muito com ele e hoje temos um dia ruim para o futebol brasileiro. Eu brincava que ficava olhando os treinamentos do Telê por cima do muro. O time dele sempre jogou bonito e o meu também segue nessa linha", disse Luxemburgo, na época treinador do Palmeiras. Clique na imagem e confira sua página na seção Que Fim Levou.

"O Telê foi um exemplo de vida para mim. Meu segundo pai. Ele me fez ver que eu precisava ter mais ambição no futebol, me conhecer melhor e colocar para fora o melhor de mim. Fiz o que ele me ensinou, ajudei o São Paulo a conquistar títulos e, ao seu lado, entrei para a história do clube. Tudo o que ele falava para mim acabou acontecendo", disse Raí. Será que o Ganso precisa de alguém assim para jogar tudo o que sabe? Clique na imagem e confira sua página na seção Que Fim Levou.

"O Telê dava prioridade aos fundamentos. Era como escovar os dentes. Todo dia tinha que treinar cabeçada, toque de bola, chute. Ele dava muito coletivo e era criticado por isso, mas era no coletivo que a coisa acontecia e tínhamos que respeitar. Depois de algum tempo, todos o respeitaram" lembrou Júnior, ídolo do Flamengo. Clique na imagem e confira sua página na seção Que Fim Levou.

"Por meia hora, antes e depois do treino, ele me pegava para aperfeiçoar o cruzamento. Eu não gostava de jogar na lateral e ele me dizia que aperfeiçoando seria o melhor da posição. O que sou hoje em dia foi graças ao Telê, afirmou Cafu. "Ele às vezes pegava no pé até demais, mas a gente falava para os mais novos que isso acontecia porque ele gostava da gente", completou o ex-lateral. Clique na imagem e confira sua página na seção Que Fim Levou.

"Ele colocava aquele cesto de lixo pendurado no alambrado e pela idade que tinha batia muito bem. Eu aprendi bastante com ele O jeito de bater na bola. Ele é um exemplo para todos. Se você fizer tudo com paixão e transmitir para os outros, você vai contribuir para um mundo melhor. Essa é a mensagem dele", disse Rogério Ceni.

"É um segundo pai. Ele foi um divisor de águas na minha carreira. Ele serve de exemplo para todos que o acompanharam. O Telê me fez ver que eu poderia dar muito mais do que eu já tinha. Eu tinha que ter ambição positiva. Ele dizia que eu precisava acreditar nisso para melhorar profissionalmente como também pessoalmente", completou o maior goleiro artilheiro do mundo. Clique na imagem e confira sua página na seção Que Fim Levou.

"Ele foi um exemplo para mim em muitas situações da minha vida. Fui jogador dele e também pude trabalhar como auxiliar. Aprendi muito com ele e sempre foi uma referência para mim’, disse Muricy Ramalho. Clique na imagem e confira sua página na seção Que Fim Levou.

Telê foi considerado pé frio por perder as Copas do Mundo de 1982 e 1986, com jogadores considerados craques em quase todas as posições. Mas o Campeão Brasileiro de 1971 com o Atlético-MG e multivencedor com a camisa do São Paulo deu a volta por cima e mostrou que o futebol arte pode não vencer sempre, mas encanta quem o vê.

O "pé frio" sempre é lembrado pela torcida do São Paulo, que canta seu nome. "Olê, olê, olê, olê,Telê, Telê."

Clique na imagem e confira a página do mestre Telê na seção Que Fim Levou.

Imagem: UOL

Clique no logo abaixo e conheça o site da ESFIHA JUVENTUS, a mais tradicional Casa Árabe de São Paulo

******************************

Há 30 anos, a primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1

Há exatos 30 anos, em 21 de abril de 1985, Ayrton Senna vencia sua primeira corrida na Fórmula 1, no GP de Portugal, sob chuva.

Após uma temporada de estreia marcante no ano anterior, pela Toleman-Hart, Senna fazia sua segunda corrida pela Lotus-Renault, e largava na pole pela primeira vez.

Vale salientar que a pole de Ayrton Senna, então com 25 anos de idade, foi conquistada em piso seco, em 1min21s007.

Assim como no GP de Mônaco de 1984, quando fez uma brilhante corrida na chuva e terminou em 2º lugar, Senna enfrentou pista molhada no traçado de Estoril.

Com Alain Prost (McLaren-TAG/Porsche) ao seu lado, Senna largou bem e manteve a liderança, seguido por Elio de Angelis, seu companheiro de equipe, que saltou da quarta para segunda colocação.

Senna dominou a prova. Foi o mais rápido em todos os treinos, venceu de ponta a ponta e ainda fez a volta mais rápida, em 1min44s121.

O motor Renault turbo de sua Lotus tinha um problema crônico de consumo de combustível, mas o ritmo mais lento da corrida, finalizada em pouco mais de duas horas, permitiu que o brasileiro tivesse uma jornada sossegada nesse quesito.

Exímio em piso molhado, Senna completou as 67 das 69 voltas previstas com a assombrosa vantagem de 1min02s978 sobre o segundo colocado, o italiano Michele Alboreto (Ferrari), assim como o brasileiro, falecido em um acidente pela American Le Mans Series, com Audi R8, no circuito alemão de Lausitzring.

O francês Patrick Tambay, da Renault, completou o pódio em terceiro, a uma volta do brasileiro.

O outro brasileiro na prova, Nelson Piquet (Brabham-BMW), largou em décimo e abandonou na 28ª volta, com problema de pneus.

Foi uma prova de muitos abandonos. Dos 26 carros que largaram, apenas nove concluíram. Um dos que não chegou ao final foi o francês Alain Prost. Ele rodou em uma reta, com sua McLaren aquaplanando no momento em que a chuva estava muito forte, na volta 30.

Seis pilotos que participaram daquela prova já morreram. Além de Ayrton Senna (1994), Stefan Bellof (1985), Manfred Winckelhock (1985), Elio de Angelis (1986), Michele Alboreto (2001) e Andrea de Cesaris (2014). Com excessão de Andrea de Cesaris, que faleceu em um acidente com uma moto de passeio, em uma estrada italiana, os demais morreram em acidentes enquanto competiam ou em treino (caso de Elio de Angelis, quando testava a Brabham em Paul Ricard).

Foto: Divulgação

"Vai andando forte o garoto Ayrton Senna", foi uma das frases de Galvão Bueno durante a transmissão que você pode acompanhar abaixo, na íntegra, com comentários de Reginaldo Leme:

Amplo domínio de Ayrton Senna em sua primeira vitória na Fórmula 1, pela Lotus-Renault. Brasileiro terminou com mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado, o italiano Michele Alboreto, da Ferrari. Senna desafivelou o cinto de segurança logo após cruzar a linha de chegada. Foto: Divulgação

Peter Warr, então chefe da Lotus, recebe Senna na área atrás dos boxes docircuito do Estoril. Foto: Divulgação

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DE PORTUGAL (ESTORIL), DISPUTADO EM 21 DE ABRIL DE 1985:

1º Ayrton Senna -Lotus-Renault - 2h0m28s006 
2º Michele Alboreto-Ferrari - 2h01m30s984s
3º Patrick Tambay- Renault - a uma volta
4º Elio de Angelis-Lotus-Renault- uma 1 volta
5º Nigel Mansell-Williams-Honda a duas voltas
6º Stefan Bellof-Tyrrell-Ford a duas voltas
7º Derek Warwick-Renault- a duas voltas
8º Stefan Johansson-Ferrari- a cinco voltas
9º Piercarlo Ghinzani-Osella-Alfa Romeo- a seis voltas

Não completaram a prova:

Manfred Winkelhock-RAM-Hart
Niki Lauda-McLaren-TAG-Porsche
Eddie Cheever-Alfa Romeo 
Alain Prost-McLarenTAG-Porsche
Andrea de Cesaris-Ligier-Renault
Thierry Boutsen-Arrows-BMW
Nelson Piquet-Brabham-BMW
Martin Brundle-Tyrrell-Ford
Mauro Baldi-Spirit-Hart 
Keke Rosberg-Williams-Honda
Jacques Laffite-Ligier-Renault
Gerhard Berger-Arrows-BMW
Pierluigi Martini-Minardi-Ford
Riccardo Patrese-Alfa Romeo
Philippe Alliot-RAM-Hart
François Hesnault-Brabham
Jonathan Palmer-Zakspeed

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE AYRTON SENNA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

******************************

Relíquia! Veja Mário Covas, que hoje completaria 85 anos, na formação de um time amador de Santos

O santista Mário Covas Júnior, que hoje completaria 85 anos, não se destacou apenas como engenheiro e como político. Nas décadas de 50 e 60, Covas brilhava também em jogos amadores disputados na Baixada Santista. A raríssima foto acima, enviada pelo historiador Carlos Pietro, o Gigi, comprova o fato.

Gigi, que também aparece na formação, conta abaixo a história desta foto-relíquia:

"Esta foto foi de um jogo beneficente entre dois clubes sociais e tradicionais da cidade de Santos: Clube XV (que jogou com o uniforme branco do Santos) e Tênis Clube (que jogou com o uniforme listrado).

Foi realizado na Vila Belmiro com boa assistência.

A foto é do Clube XV e tinha em suas linhas o saudoso político de nossa cidade, Mario Covas, que está sentado na bola na meia-esquerda do ataque.

A escalação pela foto é a seguinte: Em pé: Poninha, Irani, Ponão, Eduardo, Barletta e Chaceraux. Agachados: Marrequinho, Gigi, Marcos Vinicius, Mário Covas e Muller.

O apelido do Mário era Zuza. Não gostava de perder de jeito nenhum.

Quando achava que era falta ou qualquer outra irregularidade, colocava a bola debaixo do braço e ia discutir com o juiz. Fama de chorão no linguajar futebolístico. Mas, um amigo fora de série.

Deixou muitas saudades a seus pares, familiares e amigos. 

Um grande abraço

Gigi".

******************************

Rádio sem Carsughi não dá. Por Alvaro José

No meio dos anos sessenta a Radio Panamericana sofreu uma grande mudança. E passou a se chamar Jovem Pan. Lembro muito bem que tempos depois surgiu a Garota Jovem Pan. Era a Magui uma morena linda. Existia um pôster dela numa moto grande como propaganda da radio e no i do nome no autografo dela era uma flor. Linda mulher, bela lembrança.

Na época da transformação na fonte da juventude a Pan como era conhecida tinha vários jornalistas bastante conhecidos e, como todos eram amigos do Dr. Paulo e estavam lá há um bom tempo. Meu pai Álvaro Paes Leme, Leônidas da Silva, Claudio Carsughi, Wilson Fittipaldi, Narciso Vernizzi e outros já veteranos quando da mudança de nome se chamavam de “jovem Leônidas, jovem Paes Leme, jovem Carsughi” e por aí afora durante um bom tempo. Eu achava aquilo muito engraçado.

Na questão da mudança do nome muito embora não seja isso que é dito na história, para Tuta mostrar sua força e gestão surgiu o Jovem Pan. Ok que a Record tinha a Jovem Guarda que era o grande fenômeno televisivo da época e numa grande sacada do Dr. Paulo isso traria para a radio um novo público, mas, para seu filho que passava a administrar a radio serviu para mostrar, no melhor estilo das faixas de comércio que mudam de dono o famoso “sob nova direção”. Agora no melhor estilo tal pai, tal filho, Tutinha faz a mesma coisa em busca de uma modernidade.

Tirar Carsughi não faz a radio mais moderna, muito menos, melhor. Apenas diminui sua qualidade. Tentar adivinhar para onde vai hoje o gosto e a preferência do consumidor de informação é difícil. Mesmo para quem já acertou muito antes. Com um numero muito maior de meios as opções sobem na mesma proporção e humor é ótimo e fundamental para rir, mas não é conteúdo.

Claudio Carsughi trouxe os números para as transmissões esportivas. Os mais novos não sabem, mas até parodiado ele já foi em programa de humor de rádio. Vinha a chamada para o “Craudio Carçudo” e os números do jogo e alguém tentava imitava sua inconfundível voz soltando: 44, 37, raiz quadrada de 19.

Aliás, o programa de humor de maior audiência do rádio, que também migrou para a tevê foi baseado num programa antigo chamado “Show de Radio” criado por Estevam Sangirardi, que muitas vezes, dava mais audiência que as próprias transmissões já que os ouvintes de outras rádios migravam para o programa depois do jogo.

Os dados trazidos por Carsughi viraram hoje ponto obrigatório nas transmissões esportivas. Alguns chamam de números, outros de estatísticas, outros de scout com todas suas possíveis e criativas e não corretas grafias, mas tudo isso é baseado no que Claudio Carsughi introduziu em termos de informação nas transmissões esportivas brasileiras. Isso é um grande legado.

Anos atrás numa reunião ouvi de um diretor de um grande jornal uma frase emblemática: em comunicação talento e qualidade não existem em prateleira. Isso é Claudio Carsughi. Uma enorme capacidade e com toda certeza não ficará na prateleira. O radio precisa da voz e do talento do “jovem Carsughi”.

Foto: Marcos Júnior/Portal Terceiro Tempo

******************************

Como era o mundo quando o São Paulo venceu o Timão pela última vez no Morumbi

Jogando no estádio do Morumbi, o São Paulo venceu pela última vez o rival Corinthians no dia 11 de fevereiro de 2007. Naquela oportunidade, a partida terminou com o placar em 3 a 1 para o Tricolor, com gols de Lenílson, Rogério Ceni e Leandro (Wilson descontou para o Timão).

E, obviamente, muita coisa mudou de lá para cá. Assim, relembre na galeria abaixo como era o mundo quando da última vitória são-paulina sobre o Corinthians no Morumbi.

Clique aqui e veja todas as fotos!

******************************

Seguir com o mimado Valdivia pode fazer o Palmeiras voltar a andar para trás

Nos últimos tempos, o Palmeiras tem dado grandes passos para voltar a ser protagonista no futebol brasileiro.  

O primeiro foi a conclusão das obras de seu lindo estádio, o Allianz Parque, que, além de dar um ar mais moderno ao Verdão, acabou reaproximando a sua torcida e, consequentemente, expandindo o seu programa de Sócio-Torcedor, tão fundamental no futebol moderno.

O segundo foi o golaço que Paulo Nobre marcou ao contratar Alexandre Mattos, dirigente que provou no Cruzeiro bicampeão brasileiro que entende, e muito, do riscado. 

Já tinha passado da hora de os mandatários do Palmeiras, que só trapalhadas fizeram desde 2000, deixarem o futebol do clube na mão de um competente cartola remunerado.

Por conta disso, foi dado o terceiro passo: a montagem de um time que pode até não ser brilhante, mas, ao menos, é competitivo a ponto de o Palmeiras conseguir enfrentar de igual para igual os seus maiores rivais no Paulistão, algo que não acontecia há anos.

Pois bem, mas ainda falta nesta jornada um importantíssimo passo a ser dado pelo clube alviverde: mandar Valdivia pentear macacos - bem longe do Palestra Itália, de preferência. 

Não dá mais para o Verdão aceitar em seu elenco um jogador que cria tão pouco dentro de campo, mas que ainda assim é capaz de tumultuar o ambiente a ponto de poder fazer com que o clube ande para trás neste projeto de retornar ao protagonismo do futebol brasileiro.

Prova disso foi a lamentável atitude do meia, completamente inoperante no Derby de domingo, ao ser substituído por Gabriel Jesus, quando se recusou - a desculpinha de que "não viu" não colou para ninguém - a cumprimentar o técnico Oswaldo de Oliveira, como se o Palmeiras tivesse chegado às semifinais do Paulistão graças a ele.

Já pararam para pensar se Elias tivesse convertido a sua cobrança de penalidade, que teria eliminado o Palmeiras, o que o meia diria sobre Oswaldo de Oliveira nas entrevistas pós-jogo? 

Já imaginaram o terrível clima que o chileno conseguiria causar no elenco alviverde com isso?

E isso tudo por se achar acima do bem e do mal. Por ter um comportamento completamente egoísta, e que não vem de hoje. Por pensar, sempre, mais em si do que no clube que paga seu salário.

Por isso, no Palmeiras de hoje, que finalmente voltou a pensar grande, não existe mais espaço para jogador mimado como o chileno.

Mas o mais gozado foi ver Valdivia, após a cobrança de Petros, muito bem defendida por Fernando Prass, comemorando com os outros jogadores e com a torcida como se fosse o grande herói da classificação. 

É muita cara de pau!

Foto: Reinaldo Canato/reproduzida do portal UOL

******************************

O homem que substituiu Pelé: Luizinho, um artilheiro das Arábias. Por José Renato Santiago

Luiz Alberto Duarte dos Santos nasceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro em 13 de novembro de 1957. Ainda menino veio morar com a família no subúrbio carioca, onde passou grande parte do seu tempo batendo bola nas ruas.

Muito franzino se destacava nas peladas por ser “fominha”, aquela cara que queria ficar com a bola a maior parte do tempo. Tinha apenas 13 anos, quando foi convidado para ir treinar nas equipes infantis da Portuguesa Carioca.

A carreira parecia pouco promissora, o que fez com que entrasse na faculdade de Educação Física. Até que o ano de 1977 marcou um divisor de águas na vida de Luizinho. Promovido para o time principal, seria centroavante da equipe que disputaria o campeonato carioca daquele ano. O futebol passou a ser sua prioridade.

Luizinho tinha 1,80m de altura, era muito rápido e chutava muito forte, sobretudo com o pé esquerdo. Além disso, era muito oportunista. Foi destaque da pequena Portuguesa durante dois anos, chegando até mesmo a ser emprestado para disputar o campeonato brasileiro pelo Juventude de Caxias do Sul.

Em 1979, foi contratado pelo Flamengo, onde teve um começo fulminante. Logo ganhou a posição de Claudio Adão, até então titular absoluto, e passou a ser dono da camisa 9 rubro negra.

Até que veio o dia 6 de abril de 1979, talvez o maior jogo de toda a sua carreira. Naquele dia, quase 140.000 pessoas, incluindo o Presidente da República, João Baptista Figueiredo, estiveram presentes no estádio do Maracanã para assistir a partida em prol dos atingidos pelas fortes chuvas que caíram sobre Minas Gerais.

A partida entre Flamengo e Atlético Mineiro tinha algo ainda mais especial. Aos 39 anos de idade, Pelé atuaria com a camisa 10 da equipe carioca. Por conta disso, Zico ficou com a 9 e Luizinho, no banco de reservas. No entanto, algo muito especial estava guardado para ele naquele dia.

Após um primeiro tempo de domínio mineiro, o placar marcava 1 a 1. No segundo tempo, veio o grande momento, substituição no Flamengo: Saiu Pelé, Entrou Luizinho.

O centroavante entrou com fome de gol, e juntamente com Zico, comandou a goleada do rubro negro por 5 a 1, com direito a marcar um golaço, o quarto dos cariocas.

Luizinho estava no céu.

No Flamengo conquistou os dois títulos estaduais que foram disputados no Rio de Janeiro, naquele ano.

O mundo queria saber quem era aquele menino que entrou no lugar do Rei, e “acabou” com o jogo. Ao final do ano, foi contratado para jogar no futebol árabe, o Al Nassr. Algo reservado para pouquíssimos craques brasileiros naqueles tempos.

Foi uma decisão difícil, pois se ficasse no Brasil, certamente em breve seria convocado para a seleção nacional. Mas era muito dinheiro na jogada. Os donos do Al Nassr contavam com ele para enfrentar o grande rival, o Al Halil, que contava simplesmente com Roberto Rivellino.

Eles não se arrependeram, foi de Luizinho o gol do titulo nacional frente ao maior rival. Os árabes queriam mantê-lo de qualquer forma na equipe, mas a saudade foi maior, e ao final do contrato, Luizinho estava de volta ao Flamengo.

Desta vez, no entanto, foi impossível arrumar um espaço naquela equipe que acabara de conquistar o titulo brasileiro de 1980, e que contava com o centroavante Nunes em grande fase.

Castor de Andrade, patrono do Bangu, tratou de contratá-lo. Foi nesta época que, para diferenciar do centroavante Luizinho Lemos que jogava no América, o jornalista Washington Rodrigues passou a chamá-lo de Luizinho das Arábias.

Teve boas atuações no Bangu onde ficou até 1981, quando foi contratado pelo Campo Grande. Foi por esta modesta equipe, que conquistou o seu único título brasileiro, o da Série B de 1982. Sempre artilheiro, disputou a primeira divisão do brasileiro com a equipe que foi dirigida por um técnico estreante, Vanderlei Luxembugo.

Ao final do seu contrato, valorizado, foi contratado pelo Fortaleza, juntamente com seu ex- colega do Flamengo, o ponta esquerda Julio Cesar. No Ceará, Luizinho jogou demais, foi artilheiro do estadual com 33 gols e campeão cearense, ao marcar os dois gols da vitória, por 2 a 0 na final do campeonato frente o Ferroviário.

Em 1984, voltou ao futebol carioca, defendendo as cores do Bangu e posteriormente do Botafogo onde fez dupla de ataque com Baltazar. No ano seguinte, após rápida passagem pela Desportiva, do Espirito Santo, já estava de volta a Fortaleza, desta vez para defender as cores do Ferroviário. Nesta primeira passagem pelo Tubarão da Barra, Luizinho só não foi campeão, mas foi artilheiro do campeonato cearense com 24 gols e segundo maior do Brasil em 1985. Seria campeão estadual pelo clube em 1988, quando atuou por algumas partidas.

Antes disso, em 1987, foi decisivo para a conquista do estadual paraense jogando pelo Paysandu, com direito a gol do titulo na final do campeonato. Ídolo no Papão, onde disputou o estadual daquele ano, foi contratado pelo arquirrival, o Remo, para disputar o campeonato paraense de 1989. Acabou atuando por apenas 6 partidas. Sua ultima partida aconteceu em 3 de maio daquele ano, uma vitória por 4 a 0 frente o Tiradentes. Saiu do estádio, foi para casa e virou lenda com apenas 32 anos de idade.

Luizinho das Arábias foi um legitimo representante do futebol brasileiro, artilheiro por todos os lugares que passou, e ídolo por onde passou.

Espero que tenha gostado...

Caso queira ler sobre outros craques (dentre eles, Revetria, Sima, Bife, Rubens Feijão, Beijoca, Jacozinho e Rosemiro) que já foram personagens desta série, basta acessar o link: http://www.memoriafutebol.com.br/forum
Próxima Semana: Bizu
Um grande abraço,
José Renato
www.memoriafutebol.com.br

Imagem: Túlio Nassif/Portal TT

******************************

Livro sobre o Corinthians entre 1967 e 1979 será lançado em São Paulo

Será lançado nesta quinta-feira (23), a partir das 19h, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, o livro Corinthians que vi e vivi - 1967/1979, escrito por Raul Corrêa da Silva, ex-diretor financeiro do Corinthians.

Com um histórico de torcedor intimamente ligado ao clube, Raul esteve presente à épica invasão corintiana ao Maracanã, em 1976, pela semifinal do Campeonato Brasileiro diante do Fluminense e assumiu a direção financeira do Corinthians em 2007.

A data para o lançamento da obra não foi escolhida a esmo. O dia 24 de abril é o Dia de São Jorge, padroeiro do Alvinegro.

Atualmente Raul Corrêa da Silva é presidente da BDO no Brasil, que atua na área de auditorias. É autor de MPB - Versos Para Sua Prosa I e MPB - Versos para sua prosa II (Ed. Degustar).

O prefácio de Corinthians que vi e vivi - 1967/1979 é do jornalista Nirlando Beirão e conta com depoimentos dos também jornalistas Alex Ricciardi e Adriana Braz.

Serviço

Lançamento: Corinthians que vi e vivi – 1967/1979

De Raul Corrêa da Silva

Dia 23 de abril, quinta-feira, das 19h às 21h30

Livraria da Vila – Shopping JK Iguatemi – Av. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi – São Paulo, SP

******************************

O são-paulino também deveria se revoltar contra Sandro Meira Ricci

Faltam palavras para definir a atuação de Sandro Meira Ricci no Majestoso válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores-2015. As precipitadas decisões do árbitro, obviamente, interferiram no resultado e também no ritmo do jogo.

Mas não são só os corintianos, que tiveram dois jogadores expulsos injustamente, que têm o direito de protestar contra Ricci. Os são-paulinos também deveriam se revoltar contra a arbitragem do mineiro, que hoje apita pela Federação Catarinense.

Afinal, o São Paulo, tão ridicularizado neste início de ano por não conseguir vencer seus rivais, teve diante do Corinthians a chance de ouro de ir à forra e triunfar com propriedade sobre a equipe que, pelo menos até uma semana atrás, era considerada a melhor do Brasil por grande parte da crônica esportiva.

Mas, aí, veio a sequência de trapalhadas de Ricci, que acabou dando ao corintiano, além de grandes frustrações, ótimas desculpas para a derrota de seu time, que aconteceria, acredito, de um jeito ou de outro.

Para completar, além do sorriso amarelo ao comentar a vitória de seu time sobre um de seus maiores rivais, o são-paulino terá também na próxima fase da Libertadores uma missão para lá de ingrata: enfrentar nada menos do que o bicampeão brasileiro Cruzeiro.

Mesmo com a boa vitória sobre o Timão, o Tricolor entra como zebra no duelo, e isso por conta da evolução do time de Marcelo Oliveira nos últimos jogos da Libertadores.

Já o Corinthians, claro, contra o Guaraní-PAR, mesmo sem poder relacionar Mendonza e Emerson Sheik, é o favorito. Mas, após essa acachapante derrota para o São Paulo, já pode ligar todos os sinais de alerta possíveis e imagináveis.

Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress/Reproduzida do portal UOL

******************************

Luiz Razia estreia no Brasileiro de Marcas na etapa do Velopark

Com o Toyota Corolla #28 da equipe Bassani Racing, no próximo final de semana, o piloto baiano Luiz Razia fará sua corrida de estreia no Campeonato Brasileiro de Marcas, na segunda etapa do campeonato, no Velopark, autódromo situado na cidade de Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre-RS.

"Essa será a minha primeira vez em um carro de tração dianteira, algo que só via em carros de rua e agora vou tentar me adaptar na pista. Fiz toda a minha carreira em formulas, mas as categorias de Turismo no Brasil estão muito consolidadas, as corridas são atrativas, tem mais contato... O Brasileiro de Marcas é uma boa aposta das montadoras, a lista de pilotos é muito competitiva, e vai requerer bastante experiência do Bassani para me ajudar no final de semana, mas acho que estou com a pessoa certa e só tenho a agradecê-lo, assim como aos meus apoiadores, por confiarem no meu profissionalismo. Vamos trabalhar bastante para buscar o melhor resultado possível", objetiva Razia, de 26 anos, que viu os carros do Brasileiro de Marcas de perto na abertura do campeonato, em Goiânia, quando disputou a corrida de duplas da Stock Car, em parceria com Lucas Foresti, pela AMG Motorsport.

Luiz Razia cumpriu uma extensa trajetória nos monopostos, chegando a piloto de testes na Fórmula 1, por Virgin e Team Lotus.

No currículo, os título do Brasileiro de Kart (2003) e Sul-Americano de F3 (2004), além do vice na GP2 em 2012. No ano passado disputou a Indy Lights, terminando a temporada em quinto lugar.

As atividades de pista no Velopark começam nesta sexta-feira (24), com dois treinos livres e a classificação para a corrida 1, que será disputada no sábado (25). A corrida 2 acontece no domingo (26).

Mais três categorias estarão no Velopark: a Stock Car, a F3 Brasil e a Mercedes-Benz Challenge.

Programação do Brasileiro de Marcas no Velopark (horários de Brasília):

Sexta-Feira (24)
8h às 8h10 - Shakedown
8h20 às 8h55 - 1º treino livre - Grupo 1
9h05 às 9h40 - 1º treino livre - Grupo 2
11h às 11h35 - 2º treino livre - Grupo 1
11h45 às 12h20 - 2º treino livre - Grupo 2
14h às 14h15 - Classificação

Sábado (25)
17h05 - Largada Corrida 1 (25 min de prova + uma volta)

Domingo (26)
10h - Largada Corrida 2 (25 min de prova + uma volta)

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

******************************

De gênio e louco todo craque tem um pouco

Na noite da última quarta-feira o São Paulo venceu o Corinthians pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.  O personagem do jogo foi Luis Fabiano, o atacante foi herói e vilão.

O São Paulo entrou em campo motivado e pressionado, pois precisava da vitória para avançar na competição. Com a mesma formação dos últimos jogos, apenas com um atacante na frente, o Tricolor pressionou o Corinthians do começo ao fim.

Mas a bola só entrou em uma jogada de bate e rebate dentro da área, onde o oportunista Luis Fabiano anotou seu 203° gol com a camisa do São Paulo. Logo depois Michel Bastos marcou o segundo tento e deu números finais ao jogo, ou quase isso.

Luis Fabiano foi herói ao marcar o gol e abrir o caminho da vitória do São Paulo, mas foi vilão ao receber seu 15° cartão vermelho com a mesma camisa.

Torcedor, você prefere um atacante “louco” e de pavio curto, mas que seja decisivo (tanto na técnica, quanto na raça) ou um atleta “bonzinho”, mas que suma em campo?

Foto: UOL

Clique no logo abaixo e conheça o site da ESFIHA JUVENTUS, a mais tradicional Casa Árabe de São Paulo

******************************

São Paulo ressuscita e assombra rivais na Libertadores

Antes do encerramento da fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2015, quando o São Paulo enfrentava o Corinthians em casa, no Morumbi e lutava por uma vaga à próxima fase, confesso que a esperança de uma vitória tricolor havia se acabado. Não pelo adversário, mas sim, pela má fase que atravessa ou atravessava o clube da fé.

E foi justamente fé o que não faltou para o Tricolor Paulista, que presenteou a torcida pelo apoio e comparecimento ao estádio com o resultado positivo, de 2 a 0.

Horas antes da partida, recorria a minha memória aquela derrota são-paulina para o Timão, válida pelo Campeonato Brasileiro, no dia 7 de outubro de 2007, quando Betão fez o gol que quebrou um tabu de 13 partidas sem vencer o rival. É que na época, em lados opostos na tabela e em momentos distintos, estava tão na cara que o São Paulo afundaria ainda mais o Corinthians na crise, que terminou com uma doída derrota na conta.

Assim sendo, restava acreditar que para o confronto de ontem (22), em algum minuto, um “Betão” tricolor faria o tento salvador. Porém, ao contrário de todas as expectativas que sondavam até o mais fanático torcedor, o impossível aconteceu.

De onde foi que surgiu aquela vontade e raça, tradicional do São Paulo, há tempos esquecida? Quem viu Paulo Henrique Ganso correr e lutar até por bolas perdidas, não acreditava! Reinaldo, quem diria? O lateral-esquerdo só não fez um jogo 100% perfeito porque levou um cartão amarelo desnecessário. Denílson e Souza pareciam se conhecer desde a base, por tamanho entrosamento. E não posso me esquecer, é claro, do Luis Fabiano. O atacante, vindo de lesão, foi fator determinante no resultado e nos ânimos do espetáculo.

Quando é pra criticar, a gente critica. Mas, quando é pra elogiar, a gente elogia também.

O São Paulo não foi o Corinthians de 2007 como eu imaginava, foi o São Paulo que todo torcedor idealiza.

E daqui pra frente, o que todos esperam é que o nível continue assim, alto e subindo. Pois, se derem continuidade a este ritmo, não vai ter Cruzeiro, Boca Juniors, River Plate, Corinthians, Racing etc. que segure o Soberano.

A bem da verdade, o Alvinegro está disputando a primeira Libertadores contra o time do Morumbi e já sente que é diferente, a pressão é outra. Que o diga o Palmeiras, eliminado em três edições do torneio nas oitavas de final (1994, 2005 e 2006).

Vale lembrar que o interino Milton Cruz está no comando e conseguiu superar o ótimo treinador corintiano Tite. Imagine quando um técnico novo chegar e colocar ordem na casa são-paulina?

Sem mais, grande time esse do San Lorenzo, hein? Perder em casa para o fraquíssimo Danubio? Vou te contar, viu?!?!

No Twitter: @tulionassif

Imagem: Túlio Nassif/Portal TT

******************************

Especial: Santos e Palmeiras na decisão do Paulista de 59

 

A decisão do Campeonato Paulista deste ano, entre Santos e Palmeiras, reedita um confronto ocorrido há 55 anos, quando as duas equipes precisaram de três confrontos para que o campeão de 1959 fosse conhecido, embora as partidas tivessem sido disputadas em janeiro de 1960, todas no Pacaembu.

O Palmeiras, comandado por Oswaldo Brandão, ficou com o título.

O Alviverde, à época, tinha uma equipe com estofo para disputar em condições de igualdade o título com o Santos.

Mesmo com o pior retrospecto na década de 50 até então, apenas o título de 1950, o Palmeiras vinha em uma curva ascendente, contando com jogadores da estirpe de Julinho Botelho, Djalma Santos e Chinesinho.

O Santos, do técnico Lula, campeão em 1955, 1956 e 1958, tinha uma linha de ataque dos sonhos, com Pelé, Coutinho e Pepe.

EQUILÍBRIO TOTAL NOS DOIS PRIMEIROS JOGOS

O primeiro jogo foi disputado no dia 5 de janeiro, uma terça-feira à tarde O Santos abriu o placar aos 22 do primeiro tempo, com Pelé. Antes do intervalo, Zequinha empatou para o Palmeiras, dando números finais ao embate: 1 a 1.

Na segunda partida, novo empate, eletrizante por sinal.

Em 7 de janeiro de 1960, Pepe tirou o zero do placar aos 25 minutos do primeiro tempo, de pênalti. O zagueiro santista Getúlio fez contra, deixando o confronto igual em 1 a 1, aos três minutos do segundo tempo.

O Peixe sentiu o golpe, e dois minutos depois o meia gaúcho Chinesinho virou o placar a favor do Palmeiras.

Tudo se encaminhava para a vitória palmeirense, mas o Santos teve uma nova penalidade a seu favor, que foi novamente convertida por Pepe, aos 35.

A PARTIDA DECISIVA E A ESTRELA DE ROMEIRO:

Com havia feito na primeira partida, Pelé abriu o placar, aos 14 da etapa inicial. Julinho Botelho, que chegara ao Palestra Itália em 1958, após brilhante passagem pela equipe italiana da Fiorentina, empatou o jogo, quando restavam dois minutos para o final do primeiro tempo.

As equipes desceram para os vestiários do Pacaembu, que tinha a concha acústica no lugar hoje ocupado pelo tobogã, em igualdade no placar.

Porém, assim que Anacleto Pietrobon (o Valussi) apitou o início da fase final, o Palmeiras foi à ofensiva e, em cobrança de falta, o ponta-esquerda Romeiro fez o gol da virada, 2 a 1, (foto acima) placar final que decretou o título palmeirense diante do Santos em 10 de janeiro de 1960.

OS PERSONAGENS DOS CONFRONTOS ENTRE SANTOS E PALMEIRAS NO CAMPEONATO PAULISTA DE 1959.

(CLIQUE NAS FOTOS E ACESSE AS RESPECTIVAS PÁGINAS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?")

ROMEIRO

O carioca José Cardoso Romeiro Neto, chegou ao Palmeiras vindo do América-RJ.

Depois de jogar pelo Palmeiras, clube pelo qual marcou 62 gols, ainda defendeu a Ponte Preta, o Santa Cruz-PE e os colombianos Deportivo de Cali, Atlético Júnior e Júnior de Barranquilha.

Faleceu em São Paulo, aos 74 anos, vítima de infarto. Foto: Portal Terceiro Tempo

 

 PELÉ

O maior jogador de futebol de todos os tempos marcou os gols que abriram os placares da primeira e da terceira partida.

Mineiro da cidade de Três Corações, Pelé marcou 1116 gols pelo Santos, clube que defendeu entre 1956 e 1974, em 1091 partidas.

Disputou mais 64 jogos pelo Cosmos de Nova York (EUA), onde marcou mais 106 gols.

Pela seleção brasileira, em 92 jogos, marcou 95, totalizando 1250 gols. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

PEPE

Marcou três dos quatro gols que o Santos fez nas três partidas que decidiram o título paulista de 1959. Um no primeiro jogo e dois (ambos de pênalti) no segundo.

José Macia, o Pepe, também chamado de "Canhão da Vila", é o segundo maior artilheiro da história do Santos, com 405 gols. Sobre isso, Pepe costuma brincar. "Sou o maior artilheiro do Santos, porque o Pelé (o primeiro) não é desse planeta". Foto: Marcos Júnior/Portal TT

 

Julinho Botelho

O homem que reverteu uma ruidosa vaia em aplausos esfuziantes no Maracanã em 1959 (escalado como titular no lugar de Garrincha no amistoso diante da Inglaterra), formou ao lado de Djalma Santos um dos lados direitos mais fortes da história do futebol. O entrosamento havia sido iniciado alguns anos antes, quando ambos atuaram pela Portuguesa de Desportos.

Foi de Julinho o primeiro gol da partida que decidiu o título paulista de 1959 a favor do Palmeiras na tarde de 10 de janeiro de 1960, um domingo.

O hábil e forte Julinho chegou ao Palmeiras em 1958, após brilhante passagem pela italiana Fiorentina, onde até hoje é reverenciado como um de seus maiores ídolos.

Paulistano do bairro da Penha, morreu aos 73 anos de idade, no dia 11 de janeiro de 2003, vítima de problemas cardíacos. Foto: Portal Terceiro Tempo

CHINESINHO

O gaúcho Sidney Colônia Cunha, conhecido desde a infância como Chinesinho, marcou o gol da virada palmeirense diante do Santos no segundo jogo da decisão.

Chegou ao Palmeiras em 1958, após brilhante passagem pelo Internacional-RS, onde integrou o chamado "Rolo Compressor" ao lado de Larry e Bodinho, entre outros. No Colorado

Natural da cidade de Rio Grande, Chinesinho morreu em sua cidade natal aos 75 anos, em 16 de abril de 2011, após ter morado por vários anos no litoral de São Paulo, em Praia Grande. Foto: Portal Terceiro Tempo

ZEQUINHA

O recifense José Ferreira Franco, conhecido como Zequinha, foi o autor do gol de empate do Palmeiras na primeira partida decisiva, após Pelé marcar para o Santos.

Um dos mais longevos jogadores que atuaram pelo Palmeiras (417 jogos ao em dez anos defendendo a camisa alviverde), Zequinha atuava como volante, tendo sido antecessor de Dudu na posição.

Morreu no dia 26 de julho de 2009, aos 74 anos, vítima de infarto. Ele morava em Olinda-PE. Foto: Portal Terceiro Tempo

GETÚLIO

O zagueiro santista teve a infelicidade de marcar um gol contra na segunda partida decisiva, quando o Peixe vencia por 1 a 0, tento assinalado por Pepe.

Antes de chegar à Vila Belmiro passou por Fluminense e Jabaquara.

Lutou por dois anos contra o Mal de Alzheimer e faleceu no dia 15 de setembro de 2008, aos 77 anos, por falência múltipla dos órgãos, decorrente de hepatite. Foto: Portal Terceiro Tempo

HOMENS DE PRETO - OS TRÊS ÁRBITROS DOS JOGOS QUE DECIDIRAM O CAMPEONATO PAULISTA DE 1959.

STEFAN WALTER GLANZ

Austríaco radicado no Brasil, foi o árbitro da primeira partida da decisão.

Teve uma longa carreira entre as décadas de 50 e 60, ligado à antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos), antecessora da CBF e a Federação Paulista de Futebol.

Morreu em 12 de junho de 2010, ao 92 anos, na cidade de Catanduva, interior de São Paulo. Foto: Portal Terceiro Tempo

 

CATÃO MONTEZ JÚNIOR

Responsável pela arbitragem no segundo jogo decisivo (empate em 2 a 2), marcou dois pênaltis a favor do Santos, ambos convertidos por Pepe.

Apaixonado por futebol, depois de deixar a arbitragem profissional, integrou a Liga de Futebol de Atibaia, cidade em que residiu até sua morte, em 9 de junho de 2014, aos 91 anos de idade. Foto: Portal Terceiro Tempo

 

 ANACLETO PIETROBOM (VALUCCI)

Ele deu o apito final à decisão do Paulistão de 1959, na tarde de 10 de janeiro de 1959, um domingo, dia em que o Palmeiras venceu o Santos por 2 a 1.

Anacleto Pietrobom, também conhecido como Valussi, foi jogador de futebol profissiona (zagueiro)l antes de ingressar na arbitragem, onde atuou até os 45 anos. Jogou pelo Corinthians entre 1943 e 1949 e também passou por Portuguesa e Juventus.

Morreu aos 89 anos de idade, no dia 29 de junho de 2012. Foto: Portal Terceiro Tempo

OS TÉCNICOS

OSWALDO BRANDÃO

Com seu estilo "paizão", bom conselheiro, o lendário técnico palmeirense Oswaldo Brandão tinha um ótimo time à disposição e conseguiu segurar o talento de Pelé e sua trupe com maestria. Ele já havia dirigido o time alviverde no título paulista de 1947 e ainda ganhou os campeonatos paulistas de 1972 e 1974, além dos brasileiros de 1960, 1972 e 1973 pelo clube de Parque Antártica. Conseguiu um feito consagrador pelo Corinthians, em 1977, comandando o time que encerrou um jejum de 23 anos sem títulos. Aliás, o último triunfo alvinegro havia sido sob sua batuta, em 1954.

Natural da cidade gaúcha de Taquara, morreu em 29 de julho de 1989, aos 72 anos de idade. Foto: Portal Terceiro Tempo

LULA

Luís Alonso Peres, o Lula, vinha de uma sequência de títulos pelo Santos na década de 50, com os triunfos em 1955, 1956 e 1958, mas não conseguiu sobrepujar o Palmeiras de Oswaldo Brandão na disputa do título de 1959.

É o técnico mais vitorioso da história do Santos. Foi campeão paulista de 1955, 1956, 1958, 1960, 1961, 1962, 1964 e 1965. Foi bicampeão da Libertadores (em 1962 e 1963), bicampeão mundial interclubes (1962 e 1963), campeão da Taça Brasil de 1961 a 1965, campeão do Rio-São Paulo de 1959, 1963, 1964 e 1966, entre outros. No total, em 12 anos e seis meses no comando técnico do Santos, conquistou 34 títulos, feito que segundo seu filho, Luís Alonso Peres Filho, é recorde mundial.

Morreu aos 79 anos de idade, no dia 15 de junho de 1972. Foto: Portal Terceiro Tempo

OPINIÕES DE TORCEDORES

O palmeirense Pedro Luiz Boscato conta em detalhes algumas passagens dos jogos decisivos do título de 1959.

"Foi uma decisão emocionante. Na terceira partida o Pacaembu estava com 70% a 80% de palmeirenses, um foguetório tremendo quando o Palmeiras entrou em campo, tinha que ser o dia de Palmeiras mesmo, que já havia sido superior nos dois jogos anteriores. No 2 a 2 do segundo jogo,  Valdir (Joaquim de Moraes) chegou até a tocar na bola nos dois pênaltis cobrados por Pepe com seus canhões. No jogo decisivo, Pelé abriu a contagem, mas o Palmeiras cresceu, se agigantou, Julinho empatou numa bola rebatida por Formiga aos 42 minutos e 30 segundos, e logo no início do segundo tempo Romeiro fez 2 a 1 cobrando espetacularmente uma falta aos dois minutos e meio. O Palmeiras, depois, ainda mandou duas bolas na trave, uma chutada por Américo e outra em uma falta cobrada por Romeiro, que Laércio não quis barreira", detalha Boscato. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

O santista Carlos Argenti Pereira aposta em dois grandes jogos para a decisão de 2015.

"Com certeza teremos muitos cardiologistas de plantãotal a grandiosidade do espetáculo. De lá para cá houve uma superioridade do Santos, que tem na sua trajetória uma vantagem de nove vitórias contra três da equipe alviverde. Teremos dois grandes jogos. E, se faltou emoção da seleção brasileira na Copa, certamente teremos agora", projeta Argenti. Foto: arquivo pessoal

 

 O corintiano Waldemar Micheletti  lembra bem das duas equipes.

"O Santos tinha mais time que o Palmeiras, mas ambos contavam com jogadores que chutavam extraordinariamente bem: Pepe (Santos) e Romeiro (Palmeiras). O Santos tinha Pelé (que dispensa comentários), Zito, para mim o melhor volante que vi jogar, além de Pagão e Jair Rosa Pinto, outros gênios. O Julinho Botelho foi um grande ponta, que fez o gol de empate na partida final. Considero o Julinho atrás apenas de dois outros ponteiros: Garrincha e Cláudio Cristóvam de Pinho (meu maior ídolo no Corinthians). O Aldemar (zagueiro do Palmeiras na decisão) marcava muito bem o Pelé, sem dar 'botinada', pondera Waldemar. Foto: Marcos Júnior/Portal TT

ABAIXO, OS MELHORES MOMENTOS DE PALMEIRAS 2 X 1 SANTOS (CANAL 100), COM NARRAÇÃO DE CID MOREIRA

A festa dos jogadores do Palmeiras, após a conquista do Campeonato Paulista de 1959, cuja final foi decidida em 10 de janeiro de 1960. Na imagem espetacular, Reali Júnior, com o microfone da Rádio Record, tentando entrevistar Geraldo Scotto, um dirigente palmeirense, e o ex-atacante Nardo. Do lado direito, Julinho Botelho abraça um senhor calvo. O palmeirense de costas, sendo abraçado por muitos, é o zagueiro Waldemar Carabina, com a camisa número 3. Atrás deles, Américo Murolo. Ao fundo, ao lado da concha acústica, é possível ler o nome Palmeiras no placar e o número 2 acima das letras.

Djalma Santos, ajudando Julinho calçar suas chuteiras. Eles formaram o fortíssimo lado direito do Palmeiras. Foto: Divulgação

ABAIXO, VÍDEO COM DEPOIMENTO DE MILTON NEVES SOBRE JULINHO BOTELHO, UM DOS PROTAGONISTAS DO TÍTULO PALMEIRENSE DE 1959. MILTON FALA, INCLUSIVE, DA PARTIDA QUE DECIDIU AQUELE CAMPEONATO

******************************

Terceiro Tempo Games: "Mortal Kombat X" e o primeiro personagem gay

É, realmente “Mortal Kombat X” chegou com tudo e com algumas surpresas em se tratando de uma série onde o objetivos do jogo é usar da violência, a forma mais exata de conquistar vitórias.

A personagem Kung Jin, primo de Kung Lao, é gay. E a maneira com que esta informação é apresentada durante o modo história é muito sutil.

Em um diálogo entre Jin e Raiden, o Deus do Trovão tenta incitar o lutador a se tornar um monge Shaolin, que responde “não posso… Eles não vão aceitar…”. Raiden então responde “eles se importam apenas pelo que está no seu coração, não quem seu coração deseja”.

Após alguns comentários sobre a cena, o diretor de sequencias animadas do “Mortal Kombat X”, Dominic Ciancialo, confirmou no Twitter que se trata da identidade sexual da personagem ecomenta: “Vejo que algumas pessoas estão sacando a sutil exposição contida no flashback de Kung Jin. Bom saber que temos fãs tão atenciosos!”.

Jin é um arqueiro e membro das Forças Especiais. Sua preferência e identidade sexual é uma parte de seu caráter não sendo a única coisa que o define e nem o tema principal de sua história. Sua homossexualidade é confirmada também nas HQs lançadas antes do jogo.

Ponto positivo para a franquia, pois demonstra que está à frente de qualquer preconceito.

Falou!

Youtube (Inscreva-se): MatheusLinkinPark1

No Twitter: @MatheusRLP1

Imagem: Reprodução

******************************

O corintiano é, antes de mais nada, um grande gozador! Parabéns, Fiel Torcida!

Abaixo, confira o vídeo do torcedor que "provoca" os rivais São Paulo, Santos e Palmeiras e vibra com muito amor, quando solta o grito "Vaaai Corinthians"!

******************************

Alunos da PUC-SP tiram nota 10 em TCC sobre "Narração Esportiva". Documentário contou com a participação de jornalistas consagrados. Veja!

No dia 23 de abril de 2015, a redação do Portal Terceiro Tempo recebeu o seguinte e-mail de Fellipe Aquino, sobre a “Entrevista Milton Neves - Documentário Narração Esportiva”. Abaixo, confira o conteúdo do e-mail:

Oi, tudo bem?

Nos falamos no final do ano passado, quando fui a redação do Terceiro Tempo para fazer uma entrevista com o Milton Neves. Na época, eu meu amigo estávamos produzindo um documentário sobre os narradores esportivos da televisão que foi nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em jornalismo, na PUC-SP.

O projeto nos rendeu um 10 de média final e vários elogios da banca que contou com a participação da jornalista Renata Cuppen (Editora-chefe do Globo Esporte) e do jornalista Maurício Barros (Ex-diretor da revista Placar). Agora, gostaria de compartilhar o documentário com vocês do Terceiro Tempo. O vídeo está disponível em HD e pode ser assistido no nosso canal no You Tube.

Link de acesso ao doc:

https://www.youtube.com/watch?v=N1wLqjJvpnE

Será que conseguimos um registro no portal do Terceiro Tempo? Queremos divulgar o material que também contou com a participação dos jornalistas Cléber Machado, Everaldo Marques, Milton Leite, Reginaldo Leme, Silvio Luiz,Téo José, entre outros.

Desde já obrigado.

Abraço,

Fellipe Aquino 

Imagem: Túlio Nassif/Portal TT

******************************

Bella Macchina. Helena Deyama, a "Japonesa Voadora", em entrevista exclusiva ao Portal Terceiro Tempo

O Bella Macchina, canal de automobilismo do Portal Terceiro Tempo, traz nesta edição uma entrevista com a piloto Helena Deyama, uma das mais experientes brasileiras no off-road, com 11 participações no Rally dos Sertões, onde foi vice-campeão na categoria Super Production em 2011.

A "Japonesa Voadora", como é carinhosamente conhecida, conquistou em 2005 o maior título de sua carreira, iniciada em 1999, quando venceu o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country na categoria Super Production, primeiro e único de uma mulher na história do automobiismo, nacional e internacional.

Após competir com carros até 2013, a piloto natural de São Paulo está desde o ano passado participando de provas na categoria UTV, com o Polaris XP 1000.

"O UTV me impressionou muito, primeiro pela suspensão. O Polaris XP 1000, que é o carro com o qual eu estou competindo neste ano, tem 1000 cilindradas, 110 cavalos e 600 quilos, então a relação peso/potência dele é excelente, com câmbio CVT, que possibilita uma pilotagem muito divertida", explicou Helena, que participou neste mês 8º Rally da Ilha (na cidade de Ilha Comprida, litoral de São Paulo), e terminou na quinta colocação em sua categoria, a Super Production, com o Polaris XP 1000 da equipe Luart Rally/Brasil Off Road.

A prova fez parte do Campeonato Brasileiro de Ralyy Baja. A próxima etapa está marcada para os dias 13 e 14 de junho, dias em que aconte o Rally Cuesta Off Road, em Botucatu-SP.

Foto: Thiago Tufano Silva/Portal TT

ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA DE HELENA DEYAMA A MARCOS JÚNIOR NO BELLA MACCHINA. PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE LUCAS MICHELETTI

Helena Deyama, fazendo jus à fama de "Japonesa Voadora". Divulgação

******************************

E-mail's com fotos

De: Luiz Sabbato
Enviada em: segunda-feira, 20 de abril de 2015 09:30
Para: Milton Neves; Jaqueline Issa Doutora
Assunto: Apresentação
Caríssimo amigo e locutor poderoso de MUZAMBINHO, Sua Excelência MILTON NEVES.
Abaixo a foto da DOUTORA JAQUELINE ISSA, famosa médica antitabagista do Brasil, com exercício da profissão dentro e fora do Brasil. Tem trabalhos e atuações maravilhosos combatendo o tabagismo. Sua maior qualidade, porém, é
(1) SER PALMEIRENSE FANÁTICA
(2) SER CENTRO-AVANTE DE UM TIME DE FUTEBOL FEMININO
Torcemos juntos no jogo de ontem.
Apresento-os para que entrem em contato por seus respectivos e-mails. Tenho certeza que se darão muito bem.
Abraços à ambos.
Sabbato.

 

De: Gabriel Leão
Enviada em: quarta-feira, 22 de abril de 2015 23:32
Para: Milton Neves
Assunto: Foto recente do Eder Jofre
Oi Seu Milton,
Eder esteve recentemente na Forja dos Campeões. Dando moral aos futuros destaques. Envio em anexo a foto.
Mais uma vez sou grato pelo seu espaço e pela atenção com pessoas desaparecidas. Pouco se fala delas na imprensa brasileira.
Abraço

******************************

Abraçando o internauta

De: sylvio.ruiz
Enviada em: sábado, 18 de abril de 2015 20:55
Para: sylvio.ruiz
Assunto: EDINHO-Técnico
EDINHO chegou para vencer
Depois de 8 anos como auxiliar técnico, goleiro vice-campeão brasileiro pelo Santos, eis que chegou a hora de Edson Cholbi do Nascimento vir a ser contratato para dirigir um clube profissional que disputa o Brasileiro, o Mogi Mirim,da série B.
Edinho na última terça feira acertou bases com Rivaldo, o homem forte do clube do nosso interior, o Mogi.
Já na 4a.feira (14) o filho de Pelé foi apresentado aos jornalistas , como para a diretoria do conhecido - sapo, assim conhecido.
Lá no apartamento, de Santos, a esposa Jéssica Fernandes do Nascimento - que é arquiteta, também ao lado das duas filhas Stephany e Sophia , demonstravam toda alegria e satisfação, pois sabiam que era um sonho do pai, o filho do Pelé, que não usou como argumento para assinar contrato.
Disse o Rei; "só falei a ele que teria chegado a sua hora. Só dei um abraço ao telefone no Rivaldo. Agora depende tudo do trabalho do Edinho".Disse:"Fui pelos meus méritos, não por ser filho do Pelé. Quem vai trabalhar, impor uma filosofia, serei eu", disse o ex-camisa 1.Está emocionado,até um pouco tenso.
Toda a família fez festa, o moço é muito querido, a Vó Celeste, as primas e os tios, Lima ( do Santos), Davi (atuou no Corinthians), Vera,Isabel,Jorge e muitos amigos do chamado "principe".
Força de vontade
Quando o atleta do Santos, num jogo à noite, no antigo Palestra Itália, em um lance de defesa, eis que ele se enrolou na rede, prendeu o pé, preocupando todos os presentes. Passou por um tratamento sério, fazia no CEPRAFE um trabalho com o prof. Avelino Bongermino, mesmo em férias, lá comparecia, todos os dias.Demonstrando muito força de vontade, Edinho se empenhava, trabalhava com todas as forças. "Eu nunca vi um atleta com uma contusão grave,com uma vontade de dar injeva", nos falou o prof.Avelino. Também houve a participação do prof. Marco Alexandro. A cirurgia foi realizada pelo Dr. Rodrigo Zogaib.Agora era com o atleta um trabalho sério de recuperação.Edinho contou
com o enfermeiro Silvio Cruz e a nutricionista Sandra Merouço.
Segunda fase
O ex-camisa 1 do Santos acreditou ter um bom tempo como auxiliar: Luxemburgo,Oswaldo de Oliveira, Murici,Paulo Outuori, Leão, antes Cabralzinho e outro mais", falou o marido da Jessica, real companheira.O filho de Rose(66/78) que tem mais 4 irmãs,Kelly, Jennifer mais uma da cantora evangélica, segunda esposa - Assiria Seixas(1994), Joshua. E, a outra filha é da jornalista gaúcha Anita Kurz (formada em fisioterapia) é Flávia (39).E, já falecida, a irmã do ex-goleiro, a vereadora Sandra, com dois filhos. E jogam futebol, e bem.Pelé, hoje com nova companheira, do interior Marcia Aoki prometeu à distância ver o trabalho do "garoto".
CARREIRA
Começou sua vida futebolistica em 1990, atuando no gol do São Caetano, Portuguesa Santista, Santos e Ponte Preta. "Parei com 29 anos, hoje tenho 44 e acredito estar preparado para essa nova função", comentou otimista Edinho.
Marcelo Fernandes e Serginho, da época torcem e sabem que Edinho vai vencer esta disputa.

De: sylvio.ruiz
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 14:44
Para: kennedy Andres
Assunto: Re: Áudio - Rádio Bandeirantes - programa DOMINGO ESPORTIVO 12.04.2015
Kennedy - aqui na Caneleira - Estádio Espanha o Jabaquara enfrentou o Taboão da Serra,pela 3a.Divisão, o resultado foi
de zero a zero. Viola e Fabricio Carvalho jogarão no próximo domingo no Taboão. Axel ex-Santos é o técnico do JAC.Taboão só tinha dois no banco.

De: Engº Valdeci Augusto de Oliveira .•., Presidente.
Enviada em: segunda-feira, 9 de março de 2015 19:44
Assunto: MN TERCEIRO TEMPO RADIO PUBLICIDADE LTDA , indicada ao Prêmio TOP Empresarial de Incentivo à Qualidade 2015
PRÊMIO TOP EMPRESARIAL DE INCENTIVO À QUALIDADE 2015
A
MN TERCEIRO TEMPO RADIO PUBLICIDADE LTDA
kennedy
REGISTRO: F149
São Paulo, Março de 2015.
Prezados Senhores,
Comunicamos-lhe que sua EMPRESA está na pauta para ser homenageada em nossa próxima Solenidade, a ser realizada no dia 25 de abril de 2015, às 21:00 horas, no ESPAÇO ÉVIDENCE, localizado na Rua Luis Góis 2562, Planalto Paulista, em São Paulo. Esta indicação partiu de Empresas homenageadas anteriormente e foi apreciada e aprovada por unanimidade pelo nosso Conselho de Honrarias e Méritos. É levada em consideração a atuação no mercado, diferencial competitivo, empreendedorismo e responsabilidade social.
O Instituto Cultural da Fraternidade Universal é uma entidade cultural e social que tem por objetivos realizar campanhas com a edição e distribuição de revistas educativas, a saber, Revista Educação Ambiental, Revista Saúde Bucal Criança Legal e Revista Esperança, direcionada ao combate ao uso de drogas.
Queremos contar com a sua participação e de seus familiares e amigos nesta Solenidade onde haverá um requintado coquetel, jantar de gala e apresentação de shows artísticos. Será um encontro de Diretores de Empresas de elevada qualidade, também com o objetivo de realização de negócios futuros. Caso haja a impossibilidade da participação, o Prêmio poderá ser enviado de imediato pelo correio. Por se tratar de um evento de alto nível e oneroso, esclarecemos ser imprescindível uma contribuição para participação ou recebimento do Prêmio via correio.
O Prêmio é constituído por uma placa em aço inox e um troféu nos quais será inserida a logomarca da Empresa.
Solicitamos-lhe entrar em contato por e-mail ou telefone informando o nome do responsável pelo Departamento de Marketing ou da Diretoria, com quem deveremos tratar dos assuntos inerentes à participação e consequentemente ao preenchimento do Termo de Adesão.
Acesse nosso site e conheça as empresas homenageadas anteriormente:
www.icfu.com.br
Aguardamos seu breve retorno.
Liberdade - Igualdade - Fraternidade

De: ljpiuntiescritor
Enviada em: segunda-feira, 20 de abril de 2015 11:25
Para: ljpiuntiescritor
Assunto:
GUARANI!!!
Acordou um pouco tarde o Bugre campineiro.
Com a chegada do técnico Ademir Fonseca (ex jogador do Madureira e do Ituano - por quem foi campeão
em tempos idos e inclusive competente técnico), o nosso amado GUARANI evoluiu...embora tardiamente!
Soma 31 pontos ganhos e só tem mais dois jogos a realizar.
Precisa vencê-los e rezar por um um rosário de resultados combinados.
Em outras palavras...já não depende apenas de suas próprias forças!
Classificação atual (faltando o jogo do Horizontino - transferido para esta noite de segunda-feira):
Ferroviária Araraquara - 40 pg. (já subiu).
Oeste Itápolis - 34 pg.
Independente Limeira - 33 pg
Água Santa (Diadema) - Mirassol - São Caetano: 32 pg
GUARANI Campinas - 31 pg.
Horizontino - 30 pg.
* São SETE equipes disputando as três vagas restantes (sobem quatro).
PORÇÃO DA HISTÓRIA BUGRINA....atletas que honraram a jaqueta alviverde!
Dimas, Neneca, Greguer (goleiros) -
Oswaldo Cunha, Ferrari, Paulo Leão, Fifi, Vila Lobos, Augusto, Américo, Carlinhos, Nelsinho, Babá,
Pita, João Paulo, Careca, Amaral, Djalminha, Edilson, Edu, Bozó, Arlindo Piunti, Luizão...
Atualmente brilha apenas uma estrela (bruxuleante) na outrora luminosa constelação esmeraldina:
FUMAGALI!!!
Lázaro Piunti
escritor
Itu sp

De: José Carlos Soares de Oliveira
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 18:55
Para: miltonneves
Assunto: Enc: Tite
parabens ao Palmeiras, brilhante, teve mais vontade, correu mais, derrubou o favoritismo do Corinthians, aquele puxa-saquismo em cima de Tite, que pagou pela continuaçao de erro tatico e tecnico,colocando Wagner Love, fora de forma, nao consegue correr, nao consegue controlar uma bola, nao sabe se coocar em campo...atrapalha e "suga" os outros jogadores, alem do que, a defesa esta mal posicionada(faz tempo...), mas, jornalistas esportiuvos parece que nao assistem os jogos.Pelo menos, caiu a responsabilidade de invencibilidade(na Arena...), e, agora, time misto contra Sao Paulo(podes crer...), e, pensar na Libertadores, MAS, precisa mudar algumas PEÇAS, o time ficou na dependencia de um jogador(Guerrero),e o Santos, em outras epocas, jogava e era campeao, ate, sem Pele!!!Saudaçoes.Palmeiras nao tremeu, Cassio,antes da bola bater na trave, tocou com a ponta dos desdos, salvando o time de uma provavel goleada.Tite pegou mania de Mano,nao substitui no horario exato(?), so faltou trocar seis por meia duzia.Tem que voltar a humildade que sempre o caracterizou,ne?

De: Airton Gontow
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 10:56
Para: miltonneves; 'Redação'
Assunto: Luciano do Valle
Há muitos grandes narradores em nossa história.
Mas é Luciano do Valle que ocupa o alto do Pódio!
Abs, Airton Gontow

De: José Carlos Soares de Oliveira
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 21:07
Para: miltonneves
Assunto: Tite
complementando, se levou Elias, Renato Augusto, poe pra jogar, nao os faça de bobos...Aionda bem que nao foi jogo final de campeonato...Saudaçoes.Queimaram, mesmo o Malcom, ou ha alguma negociaçao por tras???

De: Alamir Carlos Ropelato
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 19:44
Para: miltonneves
Assunto:
E ai seus papudos não vão falar q o botafogo classificou devido ao gol impedido?

De: José Carlos Soares de Oliveira
Enviada em: sábado, 18 de abril de 2015 00:21
Para: miltonneves
Assunto: misterio
carissimo, gostaria sua opiniao do por que Tite esta queimando Malcom, afinal, coloca outro jogador fora de forma, que anda tropeçando na bola, prejudicando o esquema.Sera que ha algum diretor empresario no meio, nao confiam no menino, ha algum outro problema, a torcida ja esta murmurando, voce sabe como e...

De: Roberto Sal
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 09:32
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: Ferroviária
Bom dia Milton Neves
A ferroviária era conhecida como a morada do sol assim como o xv de piracicaba a noiva da colina, onde assisti varios jogos.
Abcs
Roberto

De: Roberto Sal
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 10:16
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: Fiori gigliote
Bom dia Milton Neves
No momento em que acabava o jogo o fiori dizia:"fecham-se as cortinas e termina o espetáculo".
Abcs
Roberto

De: Ricardo Manzione
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 11:33
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: Nelson Rosseti
Dia 9 estive no velório do Dr.Nelson,medico extraordinário,pai de família exemplar ,com certeza deixa muita saudades,como deixa o palmeiras da primeira academia que tive o prazer de ver.
Sua homenagem e do colega da folha e mais que merecida
Abs.
Ricardo Rmanzione 65 anos e palestrino

De: Adir Tavares
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 11:58
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: F1
A Band 840 am não vai transmitir a F1? vai ficar com os comercias do Miltão?
vou procurar no dial outra emissora...
Abracetas, a Band realmente está na merda!!!

De: DIVA NOÇAIS
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 18:28
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: VAI TRICOLOR
Prioridade: Baixa
EXTRA...EXTRA....EXTRA.........APITO AMIGO RECLAMA ATRASO NO SALÁRIO E DIREITO DE IMAGEM......................
VAI TRICOLOR.................
DIVA

De: Pedro Maestro
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 09:44
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: BOM DIA
DE - PEDRO, BAIRRO DA MOOCA, SP
GRANDE MILTON NEVES, - BOM DIA !!
POIS É, HOJE 19/04 É DIA DE SANTO EXPEDITO...O SANTO DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS.
E HOJE É DIA, COMO CERTA VEZ PROFETIZOU MAURO BETTING, DE ''IMPONDERAR O PONDERÁVEL..."POIS QUE HOJE É DIA TAMBEM DE ZEBRAS NO FUTEBOL...TRICOLOR E PALMEIRAS ESTARÃO NA FINAL DO PAULISTA.
ÓTIMO DOMINGO, PEDRO

De: Wilson Raimundo
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 10:26
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: Hotel Normandie
Sr. Milton Neves, boa dia!
O Sr. iventa tanto, mais tanto, mais tanto que mudou o Hotel Normandie da Avenida Ipiranga esquina com Santa Efigenia para avenida brigadeiro Luiz Antonio.
Para de iventar CABEÇÃO rsrs
Wilson Celentano

De: Fabricio Frencl
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 11:38
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: CORREÇÃO SOBRE JULIO MAÇORANO DE LIMEIRA
O nome do limeirense é ANTONIO JULIO MAÇORANO E NÃO MAZORANO, COMO VOCÊ DISSE
Português, antigo proprietário do POSTO CASTELO, o melhor restaurante de Limeira por décadas que hoje pertence ao grupo GRAAL, hoje detem participação em grandes restaurantes como BARBACOA, PINGUIM DE RIBEIRÃO PRETO e GIOVANETTI DE CAMPINAS,entre muitos outros empreendimentos, além de figura politicamente ativa na cidade.
Pesquise sua história, Milton, é muito interessante!
Grande português limeirense.
ABRAÇO MIRTU
FABRICIO FRENCL (FRÊNCEL)

De: Valdeci Moreno
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 12:01
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Cc: Redação
Assunto: Bom dia canhão da Band
MILTON NEVES
Tô aqui no Guarujá/SP só na escuta infelizmente mais uma ação do crime organizado que esta presente em todos os setores do nosso pais a começar no planalto/congresso etc.
Não é nenhuma novidade estar entre os envolvidos tipo daqueles que já são conhecido, do meio policial pena, vamos pedir ao bom senso desses meliantes que o clássico seja de PAZ se é que esses animais tem bom senso, pois pedir a Deus ele tem coisas mais que importantes para cuidar a perder tempo com isso que alguns chama de torcedor.
Obrigado, bom programa o meu palpite hoje é simplesmente:
PALMEIRAS 3 x 1 CORINTHIANS
Gols de Robinho P - Danilo C - Dudu P e Arouca P
nesta sequência é pagar pra ver.
Att. Valdeci Moreno
Parmerista

De: Luiz augusto Pires
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 09:16
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: Campeonato Paulista
Milton Neves
Bom dia!!!!
Hoje só é MATA, MATA/MATA só na final.
Esse método também não é injusto???
Porque não é MATA/MATA também na srmi-final???
Um abraço
Luiz Augusto Pires
Taxista
Enviado do Yahoo Mail no Android

De: Silveira
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 09:58
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: leite da fazenda
miltoao , o leite é da fazenda , ? eu acho que leite deve ser de vaca hahahahahah
Silveira

De: Roberto Sal
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 10:56
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: Luciano do vale
Bom dia Milton Neves
Vcs esqueceram de falar do apoio de luciano ao futebol feminino
Abcs
Roberto

De: ONÉSIMO Esteves
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 11:45
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Assunto: Camandukaia.
Miltão. Quero ouvir de novo a entrevista do Camanducaia. Tem jeito. Vamos fazer uma campanha, CBF... Devolve o titulo pro SANTOS. Onesimo, Tupiemse de Osasco.

De: EDSON FERREIRA
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 14:14
Para: Programa Radio Bandeirantes no Ar
Cc: Kelly - RB no ar
Assunto: Cláudio Carsughi
Caro Milton Neves,
Enviei hoje para V. um email falando sobre Cláudio Carsughi. V. não comentou nada no ar.
Há alguma razão estratégica ou ética para isso ?
Por onde anda Frank Fortes ?
Grande abraço,
Edson Sergio Ferreira - Vila Mariana

De: Locutor Amaral
Enviada em: domingo, 19 de abril de 2015 16:38
Para: Redação - Terceiro Tempo
Assunto: Re : RES: Ouvinte de Barra Bonita
Grande Milton neves,aqui é o Locutor Amaral Filho de Barra Bonita,o meu pai é seu fã,e o sonho dele é tirar um voto com o Erico miranda,pois de ser Santista ele é vascaino fanáticooo.abraço Barra Bonita te ama!!

De: José Eustáquio Rodrigues Alves Alves
Enviada em: sábado, 18 de abril de 2015 15:27
Para: Redação
Assunto: Que fim Levou?
Prezado Milton,
Na página do ITA ex-goleiro do Vasco,foi colocada uma foto enviada pelo grande colaborador Roberto Saponari, que esta errada.
Nesta foto aparecem identificados o goleiro, como sendo o ITA, e o meia esquerda como sendo o Tião Macalé, os demais não estão identificados.
Vamos para as correções:
- Esta foto é da Associação Atlética Portuguesa Carioca. (Time pelo qual o Ita não jogou)
- O goleiro não é o ITA e sim o Antoninho.
- O meia esquerda é realmente o Tião Macalé.
- O quarto jogador que aparece em pé é o Russo, que jogou também no Vasco da Gama (quarto zagueiro).
- O segundo agachado é o Lua, que depois teve uma passagem pelo Flamengo.
- O terceiro agachado (entre o Lua e Macalé), é o Edmur , que havia jogado no Vasco, na Portuguesa de Desportos e no futebol português.
Portanto, esta foto não devia ter sido colocada na página do ITA.
Abraços
José Eustáquio Rodrigues Alves
Patos de Minas - MG

De: José Eustáquio Rodrigues Alves Alves
Enviada em: sábado, 18 de abril de 2015 17:11
Para: Redação
Assunto: Que fim levou.
Prezado Milton:
Enviei um e-mail sobre uma foto oda Portuguesa do Rio que se encontra por engano na página o ITA, no QFL.
Fazendo uma pesquisa constatei que esta foto deve ser de 1958.
O ponta esquerda é o Ronaldo, que depois iria para o Vasco.
O técnico da lusa carioca era o Lourival Lorenzi.
Abraços
José Eustáquio

De: José Renato
Enviada em: segunda-feira, 20 de abril de 2015 20:57
Para: miltonneves
Assunto: Novo Texto: O homem que substituiu Pelé: Luizinho, um artilheiro das Arábias.
Olá Milton,
Espero que esteja bem.
Conforme você tem me acompanhado nas últimas semanas, segue mais um craque da série Os Craques Curiosos,
O homem que substituiu Pelé: Luizinho, um artilheiro das Arábias.
Luiz Alberto Duarte dos Santos nasceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro em 13 de novembro de 1957. Ainda menino veio morar com a família no subúrbio carioca, onde passou grande parte do seu tempo batendo bola nas ruas.
Muito franzino se destacava nas peladas por ser “fominha”, aquela cara que queria ficar com a bola a maior parte do tempo. Tinha apenas 13 anos, quando foi convidado para ir treinar nas equipes infantis da Portuguesa Carioca.
A carreira parecia pouco promissora, o que fez com que entrasse na faculdade de Educação Física. Até que o ano de 1977 marcou um divisor de águas na vida de Luizinho. Promovido para o time principal, seria centroavante da equipe que disputaria o campeonato carioca daquele ano. O futebol passou a ser sua prioridade.
Luizinho tinha 1,80m de altura, era muito rápido e chutava muito forte, sobretudo com o pé esquerdo. Além disso, era muito oportunista. Foi destaque da pequena Portuguesa durante dois anos, chegando até mesmo a ser emprestado para disputar o campeonato brasileiro pelo Juventude de Caxias do Sul.
Em 1979, foi contratado pelo Flamengo, onde teve um começo fulminante. Logo ganhou a posição de Claudio Adão, até então titular absoluto, e passou a ser dono da camisa 9 rubro negra.
Até que veio o dia 6 de abril de 1979, talvez o maior jogo de toda a sua carreira. Naquele dia, quase 140.000 pessoas, incluindo o Presidente da República, João Baptista Figueiredo, estiveram presentes no estádio do Maracanã para assistir a partida em prol dos atingidos pelas fortes chuvas que caíram sobre Minas Gerais.
A partida entre Flamengo e Atlético Mineiro tinha algo ainda mais especial. Aos 39 anos de idade, Pelé atuaria com a camisa 10 da equipe carioca. Por conta disso, Zico ficou com a 9 e Luizinho, no banco de reservas. No entanto, algo muito especial estava guardado para ele naquele dia.
Após um primeiro tempo de domínio mineiro, o placar marcava 1 a 1. No segundo tempo, veio o grande momento, substituição no Flamengo: Saiu Pelé, Entrou Luizinho.
O centroavante entrou com fome de gol, e juntamente com Zico, comandou a goleada do rubro negro por 5 a 1, com direito a marcar um golaço, o quarto dos cariocas.
Luizinho estava no céu.
No Flamengo conquistou os dois títulos estaduais que foram disputados no Rio de Janeiro, naquele ano.
O mundo queria saber quem era aquele menino que entrou no lugar do Rei, e “acabou” com o jogo. Ao final do ano, foi contratado para jogar no futebol árabe, o Al Nassr. Algo reservado para pouquíssimos craques brasileiros naqueles tempos.
Foi uma decisão difícil, pois se ficasse no Brasil, certamente em breve seria convocado para a seleção nacional. Mas era muito dinheiro na jogada. Os donos do Al Nassr contavam com ele para enfrentar o grande rival, o Al Halil, que contava simplesmente com Roberto Rivellino.
Eles não se arrependeram, foi de Luizinho o gol do titulo nacional frente ao maior rival. Os árabes queriam mantê-lo de qualquer forma na equipe, mas a saudade foi maior, e ao final do contrato, Luizinho estava de volta ao Flamengo.
Desta vez, no entanto, foi impossível arrumar um espaço naquela equipe que acabara de conquistar o titulo brasileiro de 1980, e que contava com o centroavante Nunes em grande fase.
Castor de Andrade, patrono do Bangu, tratou de contratá-lo. Foi nesta época que, para diferenciar do centroavante Luizinho Lemos que jogava no América, o jornalista Washington Rodrigues passou a chamá-lo de Luizinho das Arábias.
Teve boas atuações no Bangu onde ficou até 1981, quando foi contratado pelo Campo Grande. Foi por esta modesta equipe, que conquistou o seu único título brasileiro, o da Série B de 1982. Sempre artilheiro, disputou a primeira divisão do brasileiro com a equipe que foi dirigida por um técnico estreante, Vanderlei Luxembugo.
Ao final do seu contrato, valorizado, foi contratado pelo Fortaleza, juntamente com seu ex- colega do Flamengo, o ponta esquerda Julio Cesar. No Ceará, Luizinho jogou demais, foi artilheiro do estadual com 33 gols e campeão cearense, ao marcar os dois gols da vitória, por 2 a 0 na final do campeonato frente o Ferroviário.
Em 1984, voltou ao futebol carioca, defendendo as cores do Bangu e posteriormente do Botafogo onde fez dupla de ataque com Baltazar. No ano seguinte, após rápida passagem pela Desportiva, do Espirito Santo, já estava de volta a Fortaleza, desta vez para defender as cores do Ferroviário. Nesta primeira passagem pelo Tubarão da Barra, Luizinho só não foi campeão, mas foi artilheiro do campeonato cearense com 24 gols e segundo maior do Brasil em 1985. Seria campeão estadual pelo clube em 1988, quando atuou por algumas partidas.
Antes disso, em 1987, foi decisivo para a conquista do estadual paraense jogando pelo Paysandu, com direito a gol do titulo na final do campeonato. Ídolo no Papão, onde disputou o estadual daquele ano, foi contratado pelo arquirrival, o Remo, para disputar o campeonato paraense de 1989. Acabou atuando por apenas 6 partidas. Sua ultima partida aconteceu em 3 de maio daquele ano, uma vitória por 4 a 0 frente o Tiradentes. Saiu do estádio, foi para casa e virou lenda com apenas 32 anos de idade.
Luizinho das Arábias foi um legitimo representante do futebol brasileiro, artilheiro por todos os lugares que passou, e ídolo por onde passou.
Espero que tenha gostado...
Caso queira ler sobre outros craques (dentre eles, Revetria, Sima, Bife, Rubens Feijão, Beijoca, Jacozinho e Rosemiro) que já foram personagens desta série, basta acessar o link: http://www.memoriafutebol.com.br/forum
Próxima Semana: Bizu
Um grande abraço,
José Renato
www.memoriafutebol.com.br

De: Jorge Luiz
Enviada em: terça-feira, 21 de abril de 2015 22:13
Para: miltonneves
Assunto: Milton Neves: O goleiro Fernando Praz foi um gigante e pegou dois pênaltis,
Milton Neves, o Palmeiras empatou em 2 a 2 com o Corinthians e nos pênaltis o goleiro Fernando Praz foi um gigante e pegou dois pênaltis, onde ele foi o herói do jogo garantindo a classificação do Palmeiras para a final. Ele foi o destaque do jogo que até você no terceiro tempo comparou o goleiro Fernando Praz com o ex-goleiro São Marcos. Fernando foi humilde e disse que Marcos fez uma história bonita no Palmeiras. Seus colegas aí no Terceiro Tempo as vezes é contra suas opiniões comentando futebol, está aí a prova que você entende futebol. Eu me lembro que você a mais de quatro anos disse no Terceiro Tempo que o goleiro Fernando Praz nunca joga mal e dificilmente falha, a prova está aí, uma grande atuação deu a classificação ao Palmeiras. Eu sempre achei que os três melhores goleiros do futebol brasileiro são Acácio do Corinthians, Fernando Praz do Palmeiras e Rogério Ceni do São Paulo, eles deveriam ter sido convocados para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Agora será uma grande final Santos e Palmeiras.
Milton, o movimento iniciado por você no Terceiro Tempo exigindo das autoridades do esporte a volta da fómula de disputa mata-mata está ganhando força. Surgiu uma informação de que a CBF já pensa na volta do mata-mata. Parabéns pela sua ideia.
Aqui na Bahia a expectativa de casa cheia é para o primeiro jogo da final da copa do Nordeste na Fonte Nova entre Bahia x Ceará, foi colocado 41 mil ingressos a venda na segunda-feira e foi esgotado no mesmo dia. Na venda desses ingressos houve muita confusão, chegaram a suspender as vendas nos postos dos shoppings. Os dirigentes da Arena Fonte Nova tiveram que abrir todas as bilheterias e mesmo assim houve muito tumulto com as filas quilométricas. Os horários de vendas foram estendidos até as 22h onde foram vendidos todos os ingressos, só restam agora 4 mil ingressos para os torcedores do Ceará, mas os torcedores do Bahia estão se infiltrando e comprando.
O jogador Kieza que está em grande fase no Bahia fazendo muitos gols e já é o maior artilheiro na história da nova Fonte Nova. Nessa segunda-feira o Bahia recebeu uma notícia desagradável, é que o clube chinês detentor do passe de Kieza está exigindo o jogador de volta, ele que está emprestado ao Bahia. Diretoria e torcedores já estão preocupados se Kieza voltar. Hoje surgiu um boato de que o Vitória está contratando o Flávio “Caça Rato”.
Milton, foi uma vergonha o que o árbitro do jogo Vasco 1x0 Flamengo fez, marcou um pênalti que não existiu. O zagueiro Wallace nem encostou no atacante do Vasco, o atacante caiu e o árbitro marcou o pênalti que deu a vitória ao Vasco. E houve um pênalti em cima de Pará que o árbitro não marcou, talvez por causa do movimento que Flamengo e Fluminense está fazendo contra a Federação eles tiraram o Flamengo da final.
Jorge Luiz de Salvador, Ba.

De: fabio.salgado53
Enviada em: quinta-feira, 23 de abril de 2015 17:26
Para: redacao
Assunto: Tabela da A3 .
Miltaço ,
Que vergonha varios critérios nas séries do paulista A1 ; A2 e na A3 ; outra palhaçada é tal da segunda divisão ???
O certo ao meu ver era fazer o campeonato da A1 , os 4 grandes iriam jogar com os 6 classificados , 10 clubes ponto corrido jogos ida e volta ai sai o campeão .
Durante o semestre inteiro estes clubes estariam disputando as 6 vagas para somar com os grandes.
Com o seu respectivo rebaixamento entre chaves.
A2 + A3 = 40 clubes .
A4 + A5 = 30 clubes .
Quantos jogadores seriam revelados ? Os clubes em atividades o ano inteiro , porque neste bolo tem outras competições para eles participarem .
Futebol do nosso interior , forte .
A origem dos Salgados , sobrenome no Brasil .
Vale do Paraíba :
Rj.SP. Tudo começou em Pindamonhangaba , Lorena ; Taubaté ; SJC
Guaratinguetá ; Cachoeira Paulista ; Que Luz .

De: Fellipe Aquino
Enviada em: quinta-feira, 23 de abril de 2015 14:34
Para: kennedy
Assunto: Entrevista Milton Neves - Documentário Narração Esportiva
Oi Kennedy, tudo bem?
Nos falamos no final do ano passado, quando fui a redação do Terceiro Tempo para fazer uma entrevista com o Milton Neves. Na época, eu meu amigo estávamos produzindo um documentário sobre os narradores esportivos da televisão que foi nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em jornalismo, na PUC-SP.
O projeto nos rendeu um 10 de média final e vários elogios da banca que contou com a participação da jornalista Renata Cuppen (Editora-chefe do Globo Esporte) e do jornalista Maurício Barros (Ex-diretor da revista Placar). Agora, gostaria de compartilhar o documentário com vocês do Terceiro Tempo. O vídeo está disponível em HD e pode ser assistido no nosso canal no You Tube.
Link de acesso ao doc:
https://www.youtube.com/watch?v=N1wLqjJvpnE
Será que conseguimos um registro no portal do Terceiro Tempo? Queremos divulgar o material que também contou com a participação dos jornalistas Cléber Machado, Everaldo Marques, Milton Leite, Reginaldo Leme, Silvio Luiz,Téo José, entre outros.
Desde já obrigado.
Abraço,
Fellipe Aquino

De: Patricia Rinaldi Venerando Soares
Enviada em: quinta-feira, 23 de abril de 2015 15:52
Para: miltonneves
Cc: roberto
Assunto: Patricia Venerando - Filha Felix
Olá Milton, boa tarde!!
Primeiramente quero continuar agradecendo pelo carinho enorme que sempre dedica ao meu papito amado. Você passou a fazer parte de minha lista de melhores amigos pra sempre!!!
Quero lhe contar que estou fazendo um acervo do Felix com todo material que tenho. Está um pouco demorado pois agora cheguei no momento em que tenho que ler e catalogar coisas pessoais, como carta do Parreira em 1974 dizendo a falta que ele fazia na Seleção de 74....até contratos do Flu e tudo o mais. Já estou fazendo isso a 2 anos, só falta essa parte que é mais demorada e não estou tendo muito tempo pra isso...mas não desisti e espero conseguir!!
O Bernardo Belfort (treinador e primo do Victor Belfort, tricolor e fã do meu pai) tem uma empresa de cinema e se prontificou a fazer sem custo algum, um vídeo institucional da história de meu pai, queremos colocar pra passar no maior número possível de locais, inclusive na escola que leva o nome dele no Cajú e na Vila Olímpica que tbm leva o nome dele em Honório Gurgel.
Assim que tiver algo mais concreto eu aviso, mas ainda estou na parte de catalogar jornais, revistas e documentos...e como disse, deve demorar um pouquinho, pois fazer sozinha está difícil.
Mas você será avisado.
Também estou em contato com o Marcelo Neves da Ass dos Campeões do Mundo, estamos vendo a possibilidade da exposição da Camisa dele no Museu do Futebol. Afinal é muito valiosa e não quero que ela se perca ou que seja leiloada...o que meu pai não gostaria que acontecesse.
Quero aqui tbm abusar um pouco, e ver se posso lhe enviar o currículo de um amigo e fã do meu pai tbm. Ele é radialista e cursa Fac de jornalismo. Mora no RJ e está em grande dificuldade. Me pediu desde o ano passado pra tentar enviar-lhe o documento e algumas entrevistas dele, mas não quis usar desta amizade pra pedir.....como ele insistiu, estou aqui tomando essa liberdade, sem compromisso algum!!!
Caso seja possível, me avise que encaminho o material dele.
Muito obrigada mais uma vez!!!
E desculpe o abuso!!
Grande bjuuuu
Patricia Venerando

De: Roberto Saponari
Enviada em: sexta-feira, 24 de abril de 2015 12:03
Para: miltonneves
Assunto: DEMISSÃO DE CLÁUDIO CARSUGHI
OI, MILTON TUDO BEM! DEPOIS DE SER OUVINTE DA RÁDIO JOVEM PAN POR MAIS DE 40 ANOS,
NÃO SEREI MAIS, POIS A DEMISSÇAO DE CLÁUDIO CARSUGHI, FOI UM VERDADEIRO ABSURDO!
ELE ERA A ÚNICA PESSOA DE NIVEL NO DPTO. DE ESPORTES, SER SUBSTITUIDO PELO VAMPETA
É UMA PIADA DE MAU GOSTO..... VOLTAREI A SER OUVINTE DA RÁDIO BANDEIRANTES, QUE
ESTÁ DANDO DE GOLEADA NA JOVEM PAN. O DEPARTAMENTO DE ESPORTES DA PAN, VIROU
UMA TREMENDA PANELINHA, COM FILHO DE UM, FILHO DE OUTRO, ETC, COM A SAIDA DO
CARSUGHI, TENHO A IMPRESSÃO QUE OS OUVINTES DA JOVEM PAN, MIGRARÃO PARA A
RÁDIO BANDEIRANTES! EU FAREI ISSO!
ABC. ROBERTO SAPONARI
OBS = BREVE, VOLTAREI A LHE ENVIAR FOTOS DE JOGADORES DO PASSASO.

De: reynaldo
Enviada em: quinta-feira, 23 de abril de 2015 22:45
Para: miltonneves
Assunto: Feriado
Prezado Milton:
NOVO FERIADO. DIA DOS ANTIS corinthianos. ..
Diante da alegria dos palmeirenses e são paulinos em virtude da desclassificação e quebra de invencibilidade do Corinthians e para que esse fato inesquecível seja registrado nos anais do futebol paulista o digníssimo Sr . Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alkimin oficializa que a partir de 2016 no dia 22 de abril seja comemorado o DIA DOS ANTIS através de um feriado estadual. Que seja publicado do Diário Oficial do Estado até vinte e cinco de abril.
Grato.
Reynaldo Baptista.
Buri-SP
Vai Santos.....

Últimas do seu time