Assistindo esse evento, eu fiz uma viajem no tempo

Assistindo esse evento, eu fiz uma viajem no tempo

Abaixo, o link da luta completa do mexicano Saul "Canelo" Álvarez vs Liam Smith.

Essa luta, válida pelo título mundial da categoria de peso, médio-ligeiro, 69,9 kg, aconteceu neste sábado, 17/09/16 e todos amantes da "nobre arte" ficaram felizes em assistir à esse espetáculo.

O campeão pela WBO (Organização Mundial de Boxe) era o inglês, Liam Smith que estava com o cartel de 23 vitórias, 13 delas por nocaute e um empate.

Os boxeadores ingleses sempre são muito fortes, batem forte e são positivos (sempre caminham para frente, buscando o combate) e Liam Smith tem este perfil.

Mexicanos, tradicionalmente, também são boxeadores que dão espetáculo, são positivos e lutam muito bem na curta distância, batem ganchos fortíssimos no corpo dos adversários, procuram acertar a região do fígado do oponente.

Assistindo esse evento, eu fiz uma viajem no tempo, na minha infância eu escutava um conjunto (The Beatles) da cidade natal de Liam Smith, Liverpool, Inglaterra.

Em 1975, ano que comecei a lutar boxe, o brasileiro Miguel de Oliveira foi campeão mundial, pelo CMB (Conselho Mundial de Boxe) dessa categoria de peso vencendo o espanhol José Duran no principado de Mônaco.

Não podemos escrever ou falar de boxe mexicano sem lembrar do mito Júlio César Chavez, boxeador espetacular dos anos 80 e 90.
Em 1987 em Nimes, França, eu pude assistir o JC Chavez de muito perto, fui junto ao boxeador brasileiro Thomaz da Cruz para ajuda-lo na preparação da luta do título mundial que ele fez contra o Júlio César Chavez, por coincidência, o nosso técnico era o Miguel de Oliveira citado acima.

Em 1970 assisti a Copa do Mundo de futebol, o Brasil foi tri-campeão mundial e os primeiros jogos foram da cidade de Guadalajara, México, cidade do boxeador Saul "Canelo" Álvarez.

O promotor deste evento foi o americano Oscar De La Hoya com sua empresa Golden Boy.
Oscar De La Hoya é chamado de "Golden Boy" porque foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos defendendo os EUA.

Outro fato marcante na minha vida é que eu fui o comentarista, para o Brasil, da luta em que Oscar De La Hoya venceu e quebrou a invencibilidade de Júlio César Chavez.

Voltando a luta fantástica, Saul "Canelo" Álvarez desde os primeiros rounds abriu o supercílio direito do inglês.

 Como todo boxeador mexicano, Canelo Álvarez trabalha muito bem na curta distância e com seus ganchos fortíssimos, após acertar dois deles na cabeça de Liam Smith no 7º round, derrubou o inglês. Forte e bem preparado, Smith, após ouvir a contagem do árbitro até 8, voltou para o combate.

No 8º round, ainda na troca intensa de golpes, Saul Canelo Álvarez após colocar três upper-cut no rosto de Liam Smith, acerta um gancho na região do estomago do inglês e este vai novamente ao chão mas, ainda consegue voltar pra luta.

O mexicano Canelo Álvarez fez eu lembrar outro mito do boxe contemporâneo, o brasileiro  Eder Jofre. Faltando 40 segundos para terminar o 9º round, Canelo acerta um gancho de esquerda na região do fígado do bravo e muito bom boxeador, Liam Smith, este, com muita dor, vai pra lona e ouve o árbitro contar até 10, decretando o nocaute a favor do mexicano Saul "Canelo" Álvarez que assim conquistou o título mundial da categoria de peso médio ligeiro, pela Organização Mundial de Boxe e com o cartel de 48 vitórias, 34 delas por nocaute, um empate e uma derrota.

Últimas do seu time