Após se recuperar no Brasileirão, Tricolor pode até brigar por vaga na Liberta

Após se recuperar no Brasileirão, Tricolor pode até brigar por vaga na Liberta

Do UOL, em São Paulo

Depois de alcançar a sua pior campanha na história do Campeonato Brasileiro, com 14 rodadas na zona do rebaixamento, o São Paulo se recuperou e passou a ter até possibilidade de brigar por uma vaga na Copa Libertadores. Neste processo de evolução, o Tricolor derrotou o Atlético-GO por 1 a 0 neste sábado, no Serra Dourada, em Goiânia, e alcançou uma marca positiva. Pela primeira vez nos últimos dois anos, o time ganhou três jogos seguidos no nacional - a última trinca havia sido em junho de 2015 (contra Santos, Grêmio e Chapecoense).

O gol da vitória foi marcado por Hernanes, de peito, com assistência de Lucas Pratto. Peça importante nesta reação paulista, o meio campista balançou as redes nove vezes em 16 jogos. Com a arrancada neste segundo turno, o São Paulo se afastou da zona da degola. A equipe já soma 43 pontos - oito à frente dos últimos quatro colocados. O Atlético-GO, por sua vez, permanece na lanterna do nacional, com apenas 27 pontos.

Na próxima rodada, o Tricolor paulista recebe a Chapecoense, na quinta-feira, às 20h, no Pacaembu. Já os goianos enfrentam o Atlético-MG, em Belo Horizonte, no mesmo dia.

Em casa

Apesar de atuar longe de seus domínios, o São Paulo contou com o apoio do público. Até mesmo por conta da má fase do Atlético, a torcida goianense compareceu em menor número ao estádio do que os tricolores.

"É importante esse apoio. A torcida são-paulina está dando um exemplo para o Brasil todo, passaram por maus momentos e deram o apoio. Não tivemos qualquer apuro com relação à torcida", disse Dorival Júnior.

Último passe

As duas equipes demoram criaram poucas oportunidades nos primeiros instantes do jogo. Empolgado com o apoio da torcida, o São Paulo até tentou chegar ao gol de Marcos, mas quase sempre parava no último passe. Hernanes e Cueva, por exemplo, tentaram algumas vezes servir Pratto, mas a bola não chegava ao argentino.

Hernanes faz gol inédito

Quando conseguiu acertar o passe, o São Paulo abriu o placar no Serra Dourada. Em contra-ataque rápido, Cueva tocou para Petros, que encontrou Lucas Pratto aberto pela direita. O atacante cruzou e Hernanes, oportunista, marcou de peito. Esse foi o nono gol do Profeta em 16 partidas com a camisa do Tricolor nesta temporada, porém, o primeiro na carreira desta maneira. "Nunca tinha marcado um gol de peito", disse o meio campista.

Boas chances

Mesmo com a vantagem, o São Paulo manteve o domínio das ações. A equipe quase ampliou, principalmente com Cueva e Lucas Pratto. A dupla chegou com certa facilidade até a área adversária.

No contragolpe

O São Paulo esperou mais o adversário e apostou nos contra-ataques no segundo tempo, no Serra Dourada. Em busca do empate, o time goiano até chegou com perigo ao gol de Sidão em alguns lances.

Hernanes, o melhor

O Profeta é um dos principais responsáveis por essa recuperação do São Paulo no Brasileiro. No jogo deste sábado, além de marcar o seu, ele criou várias jogadas e ajudou na marcação.

Igor, o pior

O meio campista do Atlético-GO teve muita dificuldade para sair da marcação dos são-paulinos e não conseguiu servir os companheiros. Para piorar, quando teve a oportunidade de marcar, desperdiçou.

Ficha técnica

Atlético-GO x São Paulo

Campeonato Brasileiro - 32ª rodada
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Neuza Ines Back (SC)
Cartões amarelos: Paulinho e André Castro (Atlético-GO)
Gol: Hernanes aos 21 do 1º tempo

Atlético-GO: Marcos; Jonathan, William Alves, Gilvan e Breno Lopes; André Castro, Igor (Diego Rosa), Paulinho, Andrigo (Niltinho) e Luiz Fernando; Walter (Alison). Técnico: João Paulo Sanches

São Paulo: Sidão; Araruna (Aderllan), Rodrigo Caio, Arboleda e Edimar; Jucilei, Petros, Hernanes, Marcos Guilherme e Cueva (Shaylon); Lucas Pratto (Gilberto). Técnico: Dorival Júnior.

Foto: Edu Andrade/Fatopress/Estadão Conteúdo (retirada do Band.com)

Últimas do seu time