O Santos soma 13 pontos, enquanto o Fluminense permanece com 14

O Santos soma 13 pontos, enquanto o Fluminense permanece com 14

Do UOL, em Santos (SP)

O Santos venceu o Fluminense por 1 a 0 nesta quarta-feira, no estádio do Maracanã, em jogo válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, e ficará fora da zona de rebaixamento durante o período de Copa do Mundo, na Rússia. O alvinegro praiano iniciou o jogo a um ponto da zona de degola. O gol marcado por Bruno Henrique aos 40 minutos do segundo tempo também deu esperança a Jair Ventura de permanecer no cargo.

O treinador dependia de uma boa vitória para convencer a diretoria santista a mantê-lo no comando da equipe santista. Antes da partida, o presidente José Carlos Peres admitiu pela primeira vez publicamente que decidiria a permanência do treinador após o jogo desta quarta.

O Santos soma 13 pontos, enquanto o Fluminense permanece com 14 e se mantém na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

Após o duelo contra o Fluminense, o Santos só volta aos trabalhos no próximo dia 25, no CT Rei Pelé. A equipe santista joga durante a Copa do Mundo. O time de Gabigol e companhia tem amistoso marcado contra o Monterrey, do México, no dia 7 de julho, no Estádio BBVA Bancomer, em Monterrey.

Existe ainda a expectativa para o anúncio de, no mínimo, mais um jogo amistoso em terras mexicanas. Oficialmente, o Santos volta a campo no clássico contra o Palmeiras no dia 19 de julho, às 20h, no Pacaembu.

O Fluminense, por sua vez, inicia folga nesta quinta-feira e só volta aos trabalhos no próximo dia 26, nas Laranjeiras. O Flu volta a jogar oficialmente com o mesmo adversário do Santos em seu retorno ao Campeonato Brasileiro - clássico contra o Vasco no dia 19 de julho.

Melhor em campo: Bruno Henrique marca gol e quase faz mais um
O atacante Bruno Henrique foi o melhor jogador da partida. Antes do gol que garantiu a vitória santista, ele quase abriu o placar em cabeçada na pequena área após cruzamento de Gabigol. Ele recebeu contra o Fluminense a primeira oportunidade como titular desde que sofreu cinco lesões no olho direito em janeiro deste ano.

Pior em campo: Sumido, Gabigol só aparece para levar chapéu
O atacante Gabigol fez mais um jogo apagado com a camisa santista nesta temporada. O camisa 10 não criou e nem finalizou. Ele só apareceu quando levou um chapéu de Richard no meio-campo, em um dos poucos momentos que a torcida do Flu comemorou no jogo. No segundo tempo, Gabriel acertou um cruzamento para Bruno Henrique, o seu lance de maior perigo na partida.

Pablo Dyego erra quase tudo e irrita Abel
O atacante Pablo Dyego foi o pior jogador do Fluminense na partida. Além de desperdiçar todas as jogadas de ataque de sua equipe, o atacante ainda concedeu contra-ataques ao Santos que irritaram Abel Braga. Por conta disso, ele foi substituído por Dudu.

Sem criação, Flu e Santos dão "sono" em goleiros no 1º tempo
O Fluminense entrou com três zagueiros, enquanto o Santos apostou em duas linhas de quatro bem recuadas. Com isso, os dois times quase não criaram no primeiro tempo. O primeiro chute a gol ocorreu somente aos 20 minutos, quando Pablo Dyego chutou de fora da área para fácil defesa do Vanderlei. A resposta veio rápida. Jean Mota recebeu dentro da área, um minuto depois, e sem ângulo, chutou direto para o gol, mas Júlio César espalmou para escanteio. Estes dois lances, de pouco perigo, foram os únicos da etapa inicial.

Santos melhora no 2º tempo e arrisca ir ao ataque
Diferente do primeiro tempo, quando ficou somente na retranca, o Santos arriscou mais subidas ao ataque na segunda etapa e deixou o Fluminense mais no campo de defesa. O problema é que os santistas deixaram a desejar na "parte técnica" e não concluíram em gol até Bruno Henrique fazer o gol no final. O Flu, por sua vez, errava muitos passes e não conseguia armar os contra-ataques.

Rodrygo desfalca o Santos até assinatura com Real
Além de Eduardo Sasha, com lesão no tornozelo, e Lucas Veríssimo, suspenso, o Santos não contou com o atacante Rodrygo, seu principal destaque na temporada. O atacante de 17 anos abandonou a concentração e não viajou ao Rio de Janeiro. O estafe do atleta alega que espera a assinatura de contrato com o Real Madrid para voltara entrar em campo. A diretoria santista se reuniu nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, com representantes do atleta e do clube espanhol para tentar selar o acordo, mas nada foi definido ainda.

Foto: JAYSON BRAGA/ESTADÃO CONTEÚDO (via UOL)

Últimas do seu time