Nilmar pode estrear pelo Santos no próximo domingo, diante do Coritiba, no Couto Pereira

Nilmar pode estrear pelo Santos no próximo domingo, diante do Coritiba, no Couto Pereira

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

Após dois dias de folga e mais três de treinos antes de pegar o Coritiba, domingo, no Couto Pereira, o Santos terá mais duas "semanas cheias" para trabalhar até o seu jogo mais importante da temporada – contra o Barcelona, do Equador, em Guayaquil, no dia 13 de setembro, válido pelas quartas de final da Copa Libertadores. Com isso, a comissão técnica santista quer aproveitar o período raro no calendário para recuperar e aprimorar a parte física de seis jogadores que podem ajudar o alvinegro praiano a formar um "novo time" para o próximo mês.

Nos bastidores da Vila Belmiro há quem acredite que o sexteto será titular com Levir Culpi ainda nesta temporada. São eles: Nilmar e Matheus Jesus, reforços contratados com o Campeonato Brasileiro em andamento e que ainda não estrearam, além dos lesionados Vecchio e Renato, e os zagueiros Luiz Felipe e Gustavo Henrique, recuperados de cirurgias ligamentares no joelho.

Este último já voltou aos gramados na última segunda-feira, diante do Fluminense, mas existe uma preocupação da comissão técnica com o seu retorno. Diante do Coritiba, por exemplo, David Braz, poupado contra o Flu, volta ao time. Gustavo Henrique deve ser poupado, pois os profissionais do clube temem a "conhecida" lesão muscular em retornos de atletas que foram submetidos a processo cirúrgico.

Veja abaixo a situação dos outros cinco atletas:

Nilmar: o atacante está em fase final de recondicionamento físico e técnico. O atleta foi contratado em julho e já iniciou os trabalhos em campo. Antes disso, ele passou por período na academia e fisioterapia para realizar, principalmente, reforço muscular. Inicialmente, a previsão era que Nilmar estreasse somente no próximo mês, mas o jogador surpreendeu os profissionais do clube. Vale lembrar que o reforço santista não atua há mais de um ano: desde maio de 2016, quando defendeu o Al-Nasr, dos Emirados Árabes, seu último clube.

Matheus Jesus: o ex-volante da Ponte Preta chegou ao Santos com status de substituto imediato de Thiago Maia, negociado com o Lille, da França. Apesar do passado polêmico na carreira, os santistas acreditam na qualidade técnica do jogador. No entanto, o volante decepcionou em seus primeiros dias de treinamento. Além de baixo desempenho técnico, a comissão técnica avaliou que o atleta não tem a velocidade desejada para estrear. Por conta disso, Levir Culpi o preteriu da lista de inscritos na Libertadores. Matheus Jesus só deve ser inscrito na semifinal, caso o Santos elimine o Barcelona.

Vecchio: o meia argentino, que agradou Levir Culpi e torcedores atuando como segundo volante, sofreu ruptura de origem no músculo adutor da coxa direita. O atleta passou por procedimento médico para antecipar o retorno aos gramados. Os médicos do clube utilizaram células regenerativas presentes na medula óssea e aplicaram no adutor do jogador. Elas ajudam na capacidade de cicatrização. A ideia é que Vecchio retorno no clássico contra o Corinthians, no dia 10 de setembro, três dias antes do primeiro jogo contra o Barcelona, pela Libertadores.

Renato: o volante Renato se recupera de mialgia (dor muscular) na coxa direita. O atleta sofre com lesões musculares neste ano. A expectativa é que o jogador retorne no duelo contra o Coritiba no próximo domingo, ou Cruzeiro, no dia 27, em Belo Horizonte. Isso quer dizer que a equipe santista pode ter uma nova dupla de volantes no clássico, na rodada seguinte, formada por Renato e Vecchio.

Luiz Felipe: o zagueiro está recuperado de cirurgia ligamentar no joelho, realiza no final do ano passado. O jogador já participa de coletivos com os demais atletas e sua escalação só depende do aval de Levir Culpi. A ideia é que seja relacionado contra o Cruzeiro.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Últimas do seu time