Jonatan Álvez marcou o gol que eliminou o Santos na competição continental

Jonatan Álvez marcou o gol que eliminou o Santos na competição continental

Samir Carvalho
Do UOL, em Santos (SP)

O Santos está eliminado da Copa Libertadores da América. Único invicto do torneio até então, o alvinegro praiano perdeu justamente quando não podia. Em um jogo marcado por três expulsões, teve uma atuação pouco inspirada e foi derrotado pelo Barcelona-EQU por 1 a 0, nesta quarta-feira (20), na Vila Belmiro.

A equipe santista sentiu bastante a ausência de três titulares – Lucas Lima, Renato e Victor Ferraz – mas o camisa 10 foi o jogador que fez mais falta em campo. O técnico Levir Culpi tentou suprir as carências do setor com Vecchio no primeiro tempo e Jean Mota na segunda etapa, mas o time pouco perigo levou ao gol adversário.

Agora o Barcelona encara o vencedor de Grêmio e Botafogo na semifinal. As disputas da fase seguinte do torneio continental acontecerão entre os dias 24 de outubro e 2 de novembro.

O Santos volta a campo diante do Atlético-PR no próximo sábado, às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Quem foi o melhor: Diáz foi o "Lucas Lima" do Barcelona

O meia Diáz, camisa 10 do Barcelona, foi o grande articulador de jogadas perigosas da partida. Deu muito trabalho para a defesa santista, principalmente para a dupla de volantes formada por Leandro Donizete e Alison.

Quem foi o pior: Ricardo Oliveira se mostra cansado e faz jogo apagado

Ricardo Oliveira esteve longe de ser o centroavante perigoso que o Santos precisava jogando em casa. É verdade que sofreu com as ligações diretas da armação santista, mas criou pouco e não levou perigo ao gol adversário.

Bruno Henrique cospe em rival e leva vermelho em jogo de três expulsões

Um dos principais nomes do Santos nesta Libertadores, Bruno Henrique teve uma jornada para esquecer. Teve atuação apagada e ainda levou cartão vermelho ao cuspir em Gabriel Marques no fim da partida - o adversário revidou com uma agressão e também foi expulso.

Principal personagem da partida, o centroavante Jonatan Álvez foi outro a ir para o vestiário mais cedo. Ele foi o autor do gol da vitória da equipe equatoriana, mas no lance seguinte levou o vermelho ao acertar uma cotovelada em Alison.

Técnico do Barcelona põe "arma secreta" e Levir mantém volantões

No segundo tempo, o técnico Gullermo Almada colocou o atacante Ayoví no lugar de Esterilla. O equatoriano deu muito trabalho para o lateral Zeca. Ele ganhou todas as jogadas e jogou a bola para dentro da área, causando muito perigo ao Santos. Já Levir Culpi optou pela formação mais conservadora. Ele colocou Jean Mota no lugar de Vecchio e manteve a dupla de volantes mais marcadora – formada por Alison e Leandro Donizete. Outra medida de Levir foi trocar os atacantes santistas de posição. Bruno Henrique atuou do lado direito na segunda etapa, enquanto Copete foi deslocado para a esquerda. Levir só abriu o time após sofrer o gol. Ele colocou Kayke no lugar de Leandro Donizete.

Levir aposta em dupla "brucutu" para anular Barcelona

O técnico Levir Culpi surpreendeu ao iniciar a partida com dois volantes de marcação, os chamados "brucutus" no futebol brasileiro. Leandro Donizete e Alison gostam de atuar como primeiro volante e, nenhum deles, costuma apoiar o ataque. Os dois tiveram trabalho para marcar o meia experiente Damián Diaz, do Barcelona. A formação só foi alterada após sofrer o gol aos 23 minutos do segundo tempo.

Lucas Lima foi a ausência mais sentida e meio-campo ficou lento

O Santos entrou em campo com três desfalques importantes: o meia Lucas Lima, o volante Renato e o lateral direito Victor Ferraz. O camisa 10 foi a ausência mais sentida. Vecchio é um jogador de boa técnica, mas lento. Ele não conseguiu igualar o titular na transição entre defesa e ataque. Além disso, Alison e Leandro Donizete também não são rápidos e nem possuem saídas rápidas ao ataque. Resumindo: a equipe santista teve um meio-campo lento na partida.

Daniel Guedes "assusta" Barcelona com velocidade total

O lateral direito Daniel Guedes, que substituiu o lesionado Victor Ferraz, surpreendeu o Barcelona com a sua velocidade do lado direito. Em menos de dez minutos de jogo, ele fez duas jogadas de linha de fundo e precisou ser parado com faltas. Victor Ferraz, o titular, já gosta mais de atacar pelo meio-campo.

Primeiro tempo: um susto para cada lado

O primeiro tempo foi equilibrado, com pequena vantagem para o Barcelona. O meia Díaz deu muito trabalho para os volantes do Santos e procurou diversas vezes deixar os seus atacantes na "cara do gol". No entanto, o Barcelona quase abriu o marcador em chute de fora da área de Oyola, mas Vanderlei fez boa defesa. Já Santos acertou o travessão em cabeça de David Braz após cobrança de falta de Vecchio.

Foto: LUCAS BAPTISTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO (retirada do Portal UOL)

Últimas do seu time