A renovação com a empresa chinesa depende apenas da assinatura contratual

A renovação com a empresa chinesa depende apenas da assinatura contratual

Samir Carvalho

Do UOL, em santos (SP)

A nova diretoria do Santos já começou a trabalhar para combater a crise financeira do clube. O presidente eleito Modesto Roma quer aproveitar a possível renovação do patrocínio máster com a Huawei por mais um ano, encaminhada pela diretoria de Odílio Rodrigues, para amenizar o problema de salários atrasados.

A primeira missão de Modesto é evitar uma debanda de atletas logo no início de seu mandato. Isso porque o clube deve dois meses de CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), popularmente conhecida como carteira profissional e, se completar o terceiro mês de débito, qualquer profissional pode apelar à Justiça e sair de graça.

A renovação com a empresa chinesa depende apenas da assinatura contratual. A Huawei está disposta a pagar R$ 18 milhões para seguir estampando sua marca no espaço nobre da camisa do Santos.

O UOL Esporte apurou que a nova diretoria pretende antecipar 30% ou 40% dos R$ 18 milhões para resolver o problema dos salários atrasados.

"Tem que ser resolvido e vamos resolver. Claro que temos ideia de como (pagar salários atrasos), não entramos como aventureiros, vamos usar esse planejamento para resolver esse problema salarial do Santos, é um problema a ser resolvido. Não vou pagar no primeiro dia, não vou, não posso, não tenho, mas vou trabalhar para conseguir recursos e fazer uma administração responsável. Não dá para dar um passo maior do que a perna", afirmou Modesto Roma.

Além dos dois meses de CLT, o Santos deve mais três meses de direitos de imagem (maior parte), além de 13º e férias. A crise financeira se arrastou por toda a temporada. Dos 12 meses do ano, o Santos atrasou os direitos de imagem em dez meses.

"São dois meses de carteira, três de salário de imagem vencidos e o 13º que tem que ser pago até o dia 20 de setembro. Não recebemos a primeira parcela de novembro e tem as férias também. É um atraso que incomoda a todos e esperamos que isso não evolua", disse Thiago Ribeiro.

A falta de parceiros foi um dos motivos para acarretar a crise financeira do clube. Antes de assinar com a empresa chinesa em outubro deste ano, o Santos não contava com um patrocinador máster em sua camisa desde o fim do vínculo com o banco BMG, no início de 2013.

O clube negociou com diversas empresas, entre elas a Caixa, mas os acordos não vingaram. No período, ocorreram apenas parcerias pontuais.

Além da Huawei, o Santos conta com outros dois patrocinadores em sua camisa. A escola de idiomas CNA estampa seu nome no ombro, enquanto a fabricante de tubos e conexões Corr Plastik ocupa as mangas do uniforme.

Foto: UOL

Últimas do seu time