Staff entrará com uma faixa apoiando o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma

Staff entrará com uma faixa apoiando o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma

Domingo costuma ser dia de futebol, mas este domingo em especial, 18 de Setembro, é também o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, o câncer ocular mais comum na infância. A TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer promove uma campanha com o intuito de chamar a atenção da população brasileira sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Em apoio à causa, a equipe de apoio do Santos FC irá entrar, neste domingo, com uma faixa em homenagem à campanha, dando ainda mais visibilidade a uma doença em que a conscientização das pessoas faz toda a diferença. Às 18h30, o time jogará contra o Santa Cruz no estádio do Pacaembu, jogo que faz parte do Campeonato Brasileiro.

Também, por mais um ano consecutivo, pontos turísticos de diversas cidades do país farão uma ação em conjunto de apagar suas luzes, em alusão à cegueira que pode acometer as crianças caso a doença não seja diagnosticada precocemente. O Cristo Redentor (RJ) será apagado no dia 17, sábado, e o Theatro Municipal e a Sala São Paulo (SP), no domingo, 18, ambos às 19h30, e devem permanecer apagados por cerca de 10 minutos. Ainda, aderiram à causa Brasília e Belo Horizonte.

Sobre o Retinoblastoma

Responsável por atingir cerca de 400 crianças por ano no Brasil, o retinoblastoma é um tumor ocular maligno que se desenvolve na retina, e pode ser hereditário e afetar os dois olhos ou apenas um deles. Se forem bilaterais, os casos são sempre hereditários.

A doença acomete, em sua maioria, crianças de até 5 anos de idade. Pode causar cegueira e até a morte, porém pode ter cura em até 100% dos casos se diagnosticado precocemente. Seu principal sintoma é a leucocoria, caracterizada pelo “reflexo de olho de gato”, percebida geralmente quando o flash de foto incide sobre o olho da criança. Outros sintomas que podem aparecer são estrabismo, vermelhidão, deformação do globo ocular, baixa visão e dor ocular. É importante que os pais se atentem para a realização do teste do olhinho logo após o nascimento do bebê e periodicamente até os cinco anos.

Em parceria com o Hospital Santa Marcelina, a TUCCA mantém um Centro de Atenção Integral à Criança com Retinoblastoma, referência internacional no tratamento da doença.

Sobre a TUCCA

A TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que oferece tratamento multidisciplinar de excelência a crianças e adolescentes carentes com câncer, sem custos ao paciente ou à família. Em 18 anos de atividade, já assistiu mais de 2.600 pacientes, atingindo taxas de cura próximas a 80%, índice 60% acima da média brasileira, igualado somente aos da Europa e dos Estados Unidos. Para otimizar recursos, a TUCCA mantém parceria com o Hospital Santa Marcelina e aplica os valores arrecadados direta e exclusivamente no tratamento, pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais. Também conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família até que fiquem completamente bem.

Facebook: facebook.com/tuccainstitucional

YouTube: http://www.youtube.com/tuccainstitucional

Website: www.tucca.org.br

Informações para Imprensa

A4 & Holofote Comunicação - www.a4eholofote.com.br

Mariana Bertolini | (11) 3897-4133 / (11) 99916-8091 |marianabertolini@a4eholofote.com.br

Jéssica Tabuti | (11) 3897-4140 | jessicatabuti@a4eholofote.com.br

Últimas do seu time