O Santos contou mais uma vez com o goleiro Vanderlei para garantir a classificação

O Santos contou mais uma vez com o goleiro Vanderlei para garantir a classificação

Samir Carvalho
Do UOL, em Santos (SP)

O Santos venceu o Atlético-PR por 1 a 0 nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, e se classificou para as quartas de final da Copa Libertadores da América. Após vencer o jogo de ida por 3 a 2, a equipe santista jogou com o "regulamento na mão". O alvinegro praiano apostou em um único contra-ataque mortal e fez o gol com Bruno Henrique, quando o time era sufocado pelo time paranaense.

O Santos contou mais uma vez com o goleiro Vanderlei para garantir a classificação. Vanderlei não se mostrou nenhum pouco abalado por ter ficado de fora da convocação de Tite para a seleção brasileira nesta quinta. Foram, no mínimo, cinco grandes defesas. Além disso, o Santos contou com grande atuação do zagueiro Lucas Veríssimo, que salvou o time quando Vanderlei estava "batido".

Após eliminar o Atlético-PR, o Santos vai enfrentar o Barcelona-EQU, que eliminou o Palmeiras na última quarta-feira.

Pelo Campeonato Brasileiro, Santos e Atlético-PR voltam a campo nos próximos dias. O clube paranaense enfrenta o Bahia, domingo, às 19h (de Brasília), na Arena da Baixada. Já o Santos joga na segunda-feira, diante do Fluminense, às 20h (de Brasília), no estádio do Pacaembu.

Quem foi o melhor: "É, Vanderlei!"

A torcida santista ovacionou mais uma vez Vanderlei com os gritos "É, Vanderlei". O goleiro fez uma sequência de defesas entre os 24 e 25 minutos do primeiro tempo. Primeiro, ele defendeu uma cabeçada a queima-roupa de Paulo André. Na sequência do lance, o goleiro defendeu uma cabeçada de Fabrício. O Atlético pegou o rebote e finalizou novamente – desta vez foi Guilherme que parou no goleiro santista em chute cruzado.

Quem foi o pior: Ribamar destoa de todo o time

O atacante do Atlético-PR não acompanhou o ritmo de seus companheiros em campo. O atacante não apareceu em campo e errava até domínios de bola, matando as jogadas do time paranaense.

Santos tem outro herói: Lucas Veríssimo

O zagueiro Lucas Veríssimo salvou o Santos no primeiro tempo. Jonathan dribou Zeca dentro da área e chutou cruzado para boa defesa de Vanderlei, que deu o rebote. A bola sobrou para Sidcley que, sem goleiro, chutou no peito de Lucas Veríssimo, que estava em cima da linha do gol. Além disso, ele cortou bolas importantes e quase marcou um na segunda etapa. O defensor cabeceou, livre, na marca do pênalti e a bola passou próxima a trave esquerda de Weverton.

Avenida Ferraz!

O Atlético-PR apostou, principalmente no primeiro tempo, em jogadas pelo lado esquerdo do ataque – com Nikão nas costas de Victor Ferraz. O atacante do Furacão teve bastante liberdade no setor e causou perigo para a defensa santista.

Atlético sufoca o Santos no 1º tempo e anula B. Henrique

Os dois times atuaram no esquema 4-2-3-1, mas o Atlético "engoliu" o Santos no primeiro tempo. O time paranaense fez as famosas "marcação alta ou marcação pressão" e sufocou a equipe santista. Os volantes do Santos não conseguiram sair jogando e deixaram o time sem contrato. Se não bastasse, Jonathan, um dos melhores jogadores da partida, anulou Bruno Henrique, o atacante mais perigoso dos donos da casa. No final, o Santos foi salvo por Vanderlei mais uma vez.

Melhorou um pouco! Levir saca volante e inverte pontas

Após sofrer enorme pressão no primeiro tempo, o técnico Levir Culpi mexeu na equipe santista. Ele sacou o volante Yuri para a entrada do meia Jean Mota. Com isso, o time da Vila melhorou a sua saída de bola e começou a criar alguns contra-ataques. Além disso, o treinador inverteu Copete e Bruno Henrique de lados, já que o seus atacantes estavam anulados por conta das marcações de Fabrício e Jonathan, respectivamente.

Foto: Marcello Zambrana/AGIF (Retirada do Portal UOL)

Últimas do seu time