Equipe pernambucana não resistiu à pressão do time da casa

Equipe pernambucana não resistiu à pressão do time da casa

Donos de campanhas impressionantes neste início de Campeonato Brasileiro, Chapecoense e Santa Cruz mediram forças na Arena Condá neste sábado e ficaram no empate em 1 a 1. Arthur abriu o placar para os visitantes, mas a Chape foi para cima no segundo tempo e conseguiu igualar com gol contra de Tiago Costa.

O empate mantém a invencibilidade de ambas as equipes neste Brasileirão. O Santa Cruz pode perder a liderança até o final da rodada e, com oito pontos em quatro rodadas, disputa clássico com o Sport na quarta-feira. No mesmo dia a Chapecoense, que tem seis pontos, visita o Coritiba tentando se reaproximar do G4.

Quem brilhou: Keno

Toda a estratégia do Santa Cruz passou pelos pés de Keno. O atacante foi muito acionado na ponta esquerda e pintou e bordou por ali, quase sempre levando a melhor sobre a marcação. Foi dele a assistência para Arthur abrir o placar de cabeça.

Quem foi mal: Claudio Winck

O lateral não se encontrou no primeiro tempo, tendo muitas dificuldades para marcar Keno. Ofensivamente Winck também foi mal, errando passes simples e dificultando os ataques da Chape pelo setor. Não à toa foi substituído ainda no intervalo para dar lugar a Gimenez.

Grafite passa em branco pela primeira vez

O centroavante não mostrou suas credenciais na Arena Condá, deixando de marcar pela primeira vez neste Brasileirão. Grafite foi importante e mostrou vitalidade principalmente no segundo tempo, mas não conseguiu ser implacável como nas rodadas anteriores. Com seis redes balançadas, ele é o artilheiro do campeonato.

Desempenho da Chapecoense

O time da casa pagou pela desatenção no gol sofrido em bola aérea, o mais grave dos seus erros de marcação. A melhora ofensiva se transformou em pressão após o intervalo, rendendo o empate. As chances criadas foram muitas, e por pouco a Chape não conseguiu a virada em contra-ataque.

Desempenho do Santa Cruz

Mesmo sem ter grande atuação, o Tricolor voltou a mostrar a determinação tática que tem sido sua marca neste Brasileirão. Faltou ousadia para repetir no segundo tempo a superioridade do primeiro: o Santa recuou, dando campo e bola para a Chape. Por isso sofreu pressão e acabou levando o empate.

Guto Ferreira manda Chape à frente

O técnico logo percebeu os pontos fracos de sua equipe e não hesitou para fazer as substituições. Acertou em trocar Claudio Winck por Gimenez no intervalo, dando menos liberdade para o Santa Cruz atacar por aquele setor. As entradas de Bruno Rangel e Hyoran também melhoraram a Chape, que se lançou ao ataque e conseguiu o gol. 

Milton Mendes recua o Santa e toma o empate

O Tricolor do Arruda se mostrou determinado e bem organizado, mas a marcação deu espaço demais para o adversário criar. Nem a entrada de Alex Bolaño fez o time pernambucano retomar o padrão defensivo e conter a pressão, daí o empate alviverde nos minutos finais.

A primeira vez ninguém esquece

Chapecoense e Santa Cruz nunca haviam se enfrentado na história do Campeonato Brasileiro. O desencontro nestes anos todos se deu porque o time pernambucano há muito não disputava a Série A, enquanto o Verdão só tem história recente na elite nacional.

Ficha Técnica

Chapecoense 1 x 1 Santa Cruz
Data:
 28/05/2016
Local: Arena Condá, Chapecó-SC
Hora: 21h00 (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Pedro Martinelli Christino (PR) e André Luiz Severo (PR)
Cartões Amarelos: Cleber Santana (Chapecoense); Keno, Wallyson, Tiago Costa e Grafite (Santa Cruz)
Gols: Arthur aos 38´ minutos do primeiro tempo. Tiago Costa (contra) aos 39´ minutos do segundo tempo.

Chapecoense: Danilo, Claudio Winck (Gimenez), Willian Thiego, Marcelo e Dener; Josimar (Hyoran), Gil e Cleber Santana; Lucas Gomes, Silvinho e Kempes (Bruno Rangel). Treinador: Guto Ferreira.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Léo Moura (Everaldo), Alemão, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, João Paulo e Wallyson (Alex Bolaño); Arthur, Keno e Grafite.Treinador: Milton Mendes.

Últimas do seu time