A queda de rendimento do principal nome atleticano tem algumas justificativas

A queda de rendimento do principal nome atleticano tem algumas justificativas

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

Estrela principal do elenco do Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho ainda não conseguiu engrenar em sua terceira temporada pelo clube mineiro. Diferentemente do começo da temporada passada, quando se destacou logo de cara, o meia-atacante tem feito atuações apagadas neste início de 2014.

Em 2013, Ronaldinho chamou atenção de todos, se mostrando bem fisicamente e em ótima forma técnica, como havia terminado 2012, já no segundo jogo, diante do São Paulo, pela Libertadores, quando foi o protagonista com passes para os dois gols de Jô e Réver, na vitória de 2 a 1, no Independência.

Neste ano, o jogador vem mostrando mais dificuldades e sem a mesma forma do passado. Nos quatro primeiros jogos que participou, dos onze do Atlético em 2014, Ronaldinho Gaúcho deu apenas uma assistência para gols dos companheiros e não deixou a sua marca ainda.

O primeiro gol no ano passado também saiu no começo, já no quarto jogo que o camisa dez havia feito no ano, diante do The Strongest, pela Libertadores, quando mais uma vez roubou a cena, tendo atuação de destaque.

Em 2012, no seu primeiro ano no clube mineiro, quando chegou em junho, o armador também mostrou um início melhor em relação à temporada atual. O primeiro gol com a camisa alvinegra saiu ainda na estreia no Independência, seu terceiro jogo, diante do Náutico, na goleada por 5 a 1.

Ainda sem ter deixado a sua marca em 2014 e com uma assistência para gol, de Jô, na estreia da Libertadores, o meia-atacante precisará melhorar rapidamente para repetir os números que teve em 2012 e 2013. No primeiro ano, Ronaldinho marcou nove gols e foi o rei das assistências, com 14 passes diretos para gols. No ano passado, foram 15 gols e 16 passes para os companheiros.

A queda de rendimento do principal nome atleticano tem algumas justificativas. Ronaldinho Gaucho foi o último titular a iniciar o ano. O atleta perdeu os três primeiros jogos do Campeonato Mineiro, ficando de fora da estreia por problema de contrato e dos dois seguintes por cumprir suspensão ainda da expulsão no Mundial de Clubes.

O jogador realizou a sua primeira partida apenas em fevereiro, na estreia do Atlético na Libertadores, contra o Zamora, na Venezuela, quando teve atuação apagada, mas foi decisivo, dando assistência, em cobrança de escanteio, para o gol de Jô que decretou a vitória atleticana.

O Atlético já fez onze jogos na temporada e o armador esteve presente em apenas quatro, não tendo uma sequência desejada. Autuori vem promovendo rodízio na equipe titular no Campeonato Mineiro e o armador esteve em campo duas vezes pelo Estadual, situação bem diferente da vivida com Cuca no ano passado, quando atuou por seis jogos na competição regional.

Ainda com poucos jogos em 2014, o atleta, que perdeu parte do Brasileiro do ano passado, quando sofreu lesão grave no adutor da coxa esquerda, que o fez retornar aos gramados nas vésperas do Mundial de Clubes, ainda busca o melhor condicionamento físico. "O Ronaldinho, e não só ele, como toda a equipe, ainda precisa evoluir e a gente espera que esta evolução aconteça o mais rápido possível", ressaltou Paulo Autuori.

O próprio armador reconhece que ainda não está na sua melhor forma de jogo. "É começo de temporada, de trabalho, ainda tem questão de adaptação, de melhor condicionamento, que a gente vai adquirindo aos poucos. Mas procuro melhorar sempre", observou Ronaldinho.

Foto: UOL

Últimas do seu time