Tricolor perde feio para o Fluminense em noite desastrosa da defesa e do técnico Dorival Jr. Foto: UOL

Tricolor perde feio para o Fluminense em noite desastrosa da defesa e do técnico Dorival Jr. Foto: UOL

Antes de mais nada, a matemática mostra que  com mais 12 pontos nos 9 jogos restantes o São Paulo chegaria a 46 e se salvaria da queda na sua pior temporada desde a construção do Morumbi. O problema é que o time, particularmente a defesa, e o técnico Dorival Júnior insistem em atrapalhar a calculadora e a conta de chegada.

O Fluminense era um pouco melhor nos minutos iniciais. Natural que os garotos das Laranjeiras tomassem a iniciativa. Pressionado, o São Paulo suportava bem. Até começava a sair um pouco mais, quando sofreu o primeiro golpe aos 20 minutos. Bola na área e Júnior Tavares, em claro momento de pane mental, estica o braço esquerdo e comete pênalti irresponsável. E pênalti contra quem tem Henrique Dourado é gol!

Pouco mais de um minuto depois, Rodrigo Caio divide com Scarpa pelo alto. Rodrigo caiu, pediu falta, mas o lance seguiu até resultar no gol do equatoriano Sornoza. Não achei falta, mas erro do reincidente zagueiro de seleção. Daí em diante, pouco fez o São Paulo, que ainda deixou o pior reservado para as substituições feitas por Dorival Júnior.

Aos 20 minutos da etapa final, quando o time lutava para reagir, o técnico tricolor trocou Pratto e Cueva por Thomas e Shaylon. Torcedores ficaram incrédulos. O time, de forma previsível, se manteve apático. Difícil mesmo era entender como a equipe poderia reagir após as duas substituições e o que Thomas e Shaylon poderiam acrescentar. Deu a lógica. O time não fez mais nada. O gol de honra saiu de forma acidental, após a bola desviar e enganar Diego Cavalieri.

O saldo da noite foram dois pênaltis cometidos de forma infantil por Júnior Tavares e Arboleda, a queda de Rodrigo Caio na jogada que originou o segundo gol e um técnico mais perdido que vestal no Congesso Nacional.

Dorival só é defensável quando se olha para a tabela e lá se enxerga a posição desconfortável do São Paulo. Fora isso, é difícil encontrar razões para seguir com ele.

Fábio Piperno (twitter @piperno)

Confira o facebook.com/futebolcervejeiro

Últimas do seu time