Minha felicidade em escrever este artigo é tripla

Minha felicidade em escrever este artigo é tripla

Robson Conceição conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016 realizados no Rio de Janeiro, Brasil.

Nos Jogos Olímpicos de 2012, realizados em Londres, na Inglaterra, o boxe brasileiro conquistou três medalhas olímpicas. Na primeira participação do boxe feminino em olimpíadas, a brasileira Adriana Araújo conquistou a medalha de bronze e os irmãos Yamaguchi e Esquiva Falcão também conquistaram medalhas para o Brasil, Yamaguchi a de bronze e Esquiva a prata.

No link abaixo está a conquista do brasileiro Robson Conceição, vencendo na final, o francês Sofiane Oumiha.

Minha felicidade em escrever este artigo é tripla, primeiro pela conquista da medalha de ouro para o meu País, Brasil. A segunda é a conquista de um boxeador, até então, nosso boxe não havia conquistado ouro olímpico. E a terceira, ser um baiano a conquistar esta medalha.

Vou explicar aos leitores, sou paulistano mas, vi o desenvolvimento do boxe baiano muito de perto, em 1988 passei o carnaval na Avenida Sete em Salvador, Bahia. Sim, é na Av. Sete onde acontece o desfile dos blocos, cordões, enfim, o carnaval em Salvador. Eu estava hospedado num hotel nesta avenida, não dormi nenhuma noite e todas as tardes fui ao "Balbininho", academia de boxe no estádio da Fonte Nova, Bahia, para treinar com o Luiz Carlos Dória, este iria fazer uma luta importantíssima na carreira profissional e eu fui pra lá para treinar com ele, fui "esparringue" dele.

Na época fiquei admirado com o biotipo do baiano para o boxe, a imensa maioria era composta por atletas  altos e com boa envergadura para suas categorias de peso, hoje, os técnicos de Cuba que trabalharam e trabalham com o boxe brasileiro, dizem: na Bahia encontramos o mesmo potencial dos boxeadores de Cuba.

Pouco depois do sucesso de Luiz Carlos Dória, veio para São Paulo o Luiz Carlos Freitas, irmão do "Popó", treinou com o técnico Antonio Ângelo Carollo, defendeu a academia do São Paulo Futebol Clube e posteriormente trouxe seu irmão mais novo, Acelino "Popó" de Freitas para lutar como amador pelo S.P.F.C.

No boxe profissional "Popó" foi campeão mundial em duas categorias de peso, super-pena e também no peso Leve. E não podemos esquecer do Valdemir "Sertão" Pereira, outro boxeador baiano, que também defendeu o S.P.F.C. como amador e conquistou o título mundial como profissional na categoria de peso pena.

Bahia, seus filhos estão de parabéns!!! Em menos de três décadas, três títulos mundiais no boxe profissional e um campeão olímpico.

A tempo, tive a felicidade de ser comentarista nas lutas de todos eles, "Popó", "Sertão" e agora na medalha de ouro olímpica conquistada pelo Robson Conceição.

 

Últimas do seu time