A baía será local das competições de vela da Olimpíada de 2016

A baía será local das competições de vela da Olimpíada de 2016

Dois dias depois representantes do COI (Comitê Olímpico Internacional) visitarem o Rio de Janeiro, o governo do Estado anunciou a suspensão de dois programas de limpeza da Baía de Guanabara. A baía será local das competições de vela da Olimpíada de 2016. A limpeza do espaço é uma das promessas feitas pelo Rio ao candidatar-se a sede dos Jogos Olímpicos.

A decisão do governo foi anunciada nesta terça-feira (3) em nota à imprensa. Com ela, dez ecobarcos usados para coleta do lixo flutuante nas águas da Guanabara deixam de circular. Também fica paralisado o trabalho de manutenção das ecobarreiras, redes instaladas em córregos para evitar que resíduos cheguem à baía.

Segundo o atual secretário estadual do Ambiente, Antônio da Hora, os dois programas não eram eficientes. A ideia do governo, agora, é discutir com atletas e a sociedade civil outras formas de garantir que o lixo não prejudique os Jogos de 2016.

"Do jeito que estão, os ecobarcos são para inglês ver", declarou o secretário Horta, em nota. "Infelizmente se privilegiou os ecobarcos, em detrimento à estrutura mais profissionalizada e funcional de ecobarreiras. É óbvio que evitar a entrada de lixo, na Baía de Guanabara, é muito mais eficiente do que recolhê-lo ao sabor de correntes e marés."

Horta ressaltou, porém, que as ecobarreiras também não têm funcionado à contento. Segundo ele, as redes são frágeis e acabam cortadas pelo movimento das marés ou pela passagem de embarcações. Por isso, serão repensadas.

O secretário admitiu que, com os ecobarcos parados e as ecobarreiras sem manutenção, não há como garantir uma Guanabara sem lixo. Pediu que a população evite jogar lixo no espaço. Ressaltou ainda que a limpeza é uma tarefa complexa.

"Não podemos garantir a ausência total de lixo na baía", disse Horta. "Fazemos um apelo a todos os moradores da Região Metropolitana: evitem jogar lixo nos rios pois o destino final dele será inevitavelmente a Baía de Guanabara. Sem a colaboração de todos, vencer esse desafio é extremamente complexo."

Foto: UOL

Últimas do seu time