Custear toda a estrutura por meses poderia consumir milhões de reais

Custear toda a estrutura por meses poderia consumir milhões de reais

Esqueça a promessa do prefeito Eduardo Paes de entregar todas as arenas da Olimpíada "no prazo e no custo".  Paes admitiu que pelo menos duas obras em locais de competição do megaevento esportivo não serão entregues na data combinada. A construção do centro tênis e o velódromo Rio-2016 serão concluídas somente dias antes do evento-teste das modalidades. O motivo: economia na manutenção dos espaços.

Paes explicou na terça-feira (29) que a data de entrega das arenas olímpicas foi fixada antes da divulgação da série de testes olímpicos promovido pelo Comitê Organizador Rio-2016. Os testes acabaram programados para meses após a conclusão das arenas. Isso elevou o custo de manutenção dos locais de competição da Olimpíada ainda antes dos Jogos.

O Comitê Organizador Rio-2016 (órgão privado responsável pela realização dos Jogos Olímpicos) quem arca com a manutenção dos espaços até os Jogos. O próprio órgão, então, solicitou à prefeitura do Rio o adiamento da entrega das obras para economizar esse dinheiro.

De acordo com o Comitê Rio, manter cada arena olímpica pode custar até R$ 35 mil por mês. A Olimpíada do Rio será realizada em 42 locais de competição. Custear toda essa estrutura por meses poderia consumir milhões de reais.

"Se a obra fica pronta, a empreiteira sai e o comitê que manter custos de energia, de segurança. Então, o comitê organizador pediu para adiar a entrega", ratificou o prefeito Paes. "Agora, o prazo é o do evento-teste. Nada precisa ficar pronto antes."

Novos cronogramas

Inicialmente, o centro de tênis em construção no Parque Olímpico do Rio seria entregue em setembro. Esta quarta (30) é o último dia do mês e a obra ainda não chegou aos 80% de seu cronograma.

Em dezembro (10 a 12), o espaço deve receber o torneio-teste da Rio-2016. Segundo Paes, ele estará devidamente preparado para o evento e, mais tarde, para a Olimpíada em si.

Já a entrega do velódromo, que está cerca de 65% pronto, foi prometida para o final deste ano. O teste de ciclismo de pista, contudo, está marcado só para o final de março (18 a 20). Paes já avisou que, buscando reduzir os custos de manutenção, a conclusão do velódromo foi adiada.

"O comitê vai comprar a pista. Ela viria da Sibéria, na Rússia, agora em setembro. Agora, só vai vir em janeiro", complementou o prefeito.

Foto: UOL

Últimas do seu time