Santo é conhecido como Ogum no candomblé e umbanda

Santo é conhecido como Ogum no candomblé e umbanda

Caio Barbosa
Do UOL, no Rio de Janeiro

O retorno do zagueiro Gum ao time titular do Fluminense no lugar de Leandro Euzébio, no jogo desta quarta-feira, contra o Internacional, pela Copa Libertadores, virou motivo de piada nas Laranjeiras. Tudo por causa da coincidência com o feriado municipal no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, em homenagem a São Jorge, ou Ogum, como o santo católico é conhecido no candomblé e na umbanda.
"O santo dele é mais forte do que o do Leandro Euzébio. Também, com um nome desses, não tem como?, brincou o torcedor Marcelo Lima, citando a piada que tomou conta do clube.
A origem do apelido do zagueiro tricolor, registrado em certidão como Welington Pereira Rodrigues, nem ele mesmo sabe explicar, mas o fato é que as coincidências são muitas, desde a semelhança com o nome do orixá quanto a postura. Gum é o símbolo maior do grupo que passou a ser conhecido por Time de Guerreiros, apelido adotado oficialmente pelo clube, inclusive. E é desta forma, como guerreiro, que ele é chamado pelos torcedores, assim como São Jorge e Ogum são pelos seus devotos.
O apelido "guerreiro? de Gum (não confundir com o de Ogum) surgiu após a dramática vitória por 2 a 1 sobre o Cerro Porteño, no Maracanã, em 2009, quando o zagueiro marcou um dos gols da classificação tricolor com a cabeça enfaixada por causa de um corte no supercílio, e ainda foi um dos mais valentes na briga criada pelos jogadores paraguaios após o jogo.
A fama de mau, no entanto, não se justifica. O zagueiro é um dos mais tímidos do elenco tricolor, totalmente avesso a badalações e, dentro de campo, não tem como característica a deslealdade. Campeão brasileiro em 2010 ao lado de Leandro Euzébio, o zagueiro sofreu uma grave lesão na coxa direita no ano passado e acabou perdendo a posição, no início deste ano, para Anderson, seu novo parceiro de zaga. O guerreiro tricolor, no entanto, garante estar pronto para mais uma batalha.
"Foi a pior lesão da minha carreira, mas agora estou bem, motivado. Mas sei que este jogo será o grande desafio do ano para mim?, disseo zagueiro antes de embarcar para Porto Alegre.

Foto: UOL

Últimas do seu time