Time B de Renato faz 4 a 0 no Vitória e coloca o Grêmio em 3º, acima do rival colorado

Time B de Renato faz 4 a 0 no Vitória e coloca o Grêmio em 3º, acima do rival colorado

Outra vez os reservas do Grêmio deram conta do recado. Voltaram a ganhar com folga e já permitem que se diga que estão carregando nas costas o bom astral ainda reinante no âmbito da torcida tricolor.
 
Se não fossem essas duas vitórias do time B do Grêmio, 2 a 0 contra o Flamengo e 4 a 0 diante do Vitória, o esquadrão gremista estaria ocupando uma situação discreta na tabela do Brasileirão, bem abaixo do rival colorado que vem demonstrando não ter entrado no certame apenas para se manter na elite do futebol brasileiro. 
 
Mas não seria apenas por uma eventual má colocação no certame brasileiro que o Grêmio estaria vivendo um momento psicológico desfavorável, não fosse essa contribuição de sua equipe secundária na disputa do Brasileirão. 
 
Isso aconteceria porque o time principal do Grêmio, com seus jogadores de exceção, não correspondeu nos dois jogos de ida que realizou diante do Flamengo, pela Copa do Brasil, e do Estudiantes, pela Libertadores. 
 
No confronto de volta da Copa do Brasil, que reúne Flamengo e Grêmio quarta-feira no Maracanã, só a vitória, ainda que na decisão por pênaltis, interessa a ambas as equipe, que empataram em 1 a 1, no jogo de ida em Porto Alegre. 
 
Não há como ignorar, contudo, que o rubro-negro carioca leva uma pequena vantagem, consubstanciada no fator local, tendo que se considerar ainda o fato de ter sufocado o Grêmio no 2º tempo do jogo na Arena, algo que não pode se repetir na partida de volta, sob pena de o time principal de Renato voltar do Rio eliminado do torneio nacional. 
 
Vencer o Flamengo e se manter na disputa da Copa do Brasil passa a ser para o Grêmio uma questão de honra, nas atuais circunstâncias, haja vista que completar o terceiro jogo consecutivo sem vitória colocaria em xeque a melhor qualidade do time titular em relação ao reserva, que vem cumprindo seu papel com resultados bem acima daquilo que dele seria lícito esperar.  
 
A continuidade dessa inversão de valores permitirá que se diga, ainda que em tom de blague, que é chegado o momento de Renato começar a  poupar os reservas, atuando com seu jogadores titulares nas partidas da competição não priorizada, que no caso atual tem sido o Brasileirão. 
 
Como se não bastasse o bom desempenho do time reserva ora contrastando com o fraco rendimento da equipe titular, as ótimas atuações de determinados jogadores do time B começam a dividir opiniões entre torcedores e talvez até nos bastidores gremistas. 
 
O que mais vem sendo questionado, nesse aspecto, é a titularidade de André no comado do ataque, que parece não corresponder à vontade da maioria da torcida, que tem deixado transparecer sua preferência por Jael. 
 
Se essa dúvida vem se constituindo num dilema para Renato. a dor de cabeça tende a aumentar em função do crescimento do futebol de Marinho e do despontar de duas pratas da casa representadas pelo meia Matheus Henrique (Matheuzinho) e pelo  atacante Pepê, ambos com excelente atuação na goleada frente ao Vitória. 
 
Aliás, por falar nessa vitória maiúscula, vale ressaltar que graças a esse placar dilatado o Grêmio permanecerá na terceira colocação, caso o rival colorado, agora uma posição abaixo, não vença o Fluminense no jogo desta segunda-feira no Maracanã, que complementa a 18ª rodada do Brasileirão.
 
Em caso de empate, o Internacional chegaria aos mesmos 33 pontos do Grêmio, mas perderia  para o tricolor pelo critério saldo de gols, já que no números de vitórias, primeiro critério de desempate, ambos permaneceriam empatados com 9 vitórias para cada lado.
 
Essa vantagem gremista não existiria se o Grêmio tivesse derrotado o Vitória apenas pelo escore mínimo, pois nesse caso ficaria empatado com o Inter no saldo de gols e um eventual empate no Rio colocaria o time do Beira-Rio à frente do tricolor na tabela pelo critério gols pró, já que marcou um gol a mais do que o rival. 
 
Esse paralelo traçado entre a participação de Grêmio e Inter no Brasileirão tem como alvo o efeito psicológico que a "gangorra Gre-Nal" pode causar na equipe titular gremista que pega o Flamengo fora de casa para decidir sua sorte na Copa do Brasil. 
 
A hipótese de o Grêmio permanecer à frente do Inter no certame nacional, após o encerramento da rodada, aumentaria ainda mais a responsabilidade dos titulares de Renato no jogo de volta contra o time carioca. 
 
Não é difícil entender por quê. Se perder para o Flamengo e voltar do Rio eliminado da Copa do Brasil, restará como consolo aos gremistas o fato de estar à frente dos colorados no campeonato brasileiro. 
 
Mas isso seria humilhante para os titulares gremistas, que teriam de admitir que a única coisa boa que sua torcida teria para comemorar fora proporcionada por aqueles atletas que figuram em segundo plano nos critérios de avaliação do técnico Renato Portaluppi, para a composição de seu grupo principal.  
 
Fale com nosso comentarista Lino Tavares: Portal Terceiro Temqpo, Linotíciais ,Portal International, Rede de Mídia On Line (Portal Brasil News, Semanário VirItualino Online,  Rio On Line Jornal, On Line Jornal Porto Alegre, Jornal Eletrônico Entertainment Newspaper). Revista Eletrônica GibaNet.com,, Site Cota Jurídica.com,  Jornal Expresso Minuano-RS. Facebook:  Lino Mídia Celebrities e Planeta Arte - Estrelas. E-mail: jornalino@gmail..com
 
Foto: UOL

Últimas do seu time