Em 1969, o Peixe derrotou a Inter de Milão e levou a Recopa Intercontinental, mas ninguém lembra.

Em 1969, o Peixe derrotou a Inter de Milão e levou a Recopa Intercontinental, mas ninguém lembra.


Ednilson Valia, fale com o Jornalista clicando  Aqui    UO não twitter:  
@ eddycalabres

Legendas das Fotos Acervo Santista

Neste ano será comemorado os 45 anos de um título mundial esquecido pela imprensa e pouco festejado pelos torcedores do Santos Futebol Clube. Em 1969, em comum acordo entre a Uefa e da então Conmebol foi decidida a disputa da Recopa dos Campeões Intercontinentais.

O torneio não teve a chancela da Fifa e teve apenas uma edição, que foi disputada precisamente em 24 de junho de 1969, em um único jogo, no estádio San Siro, em Milão, entre a Internazionale, campeã da Liga dos Campeões em 1963 e 1964 e o Alvinegro da Vila Belmiro, que levantou o caneco da Taça Libertadores da América no biênio 62-63.

Para o Peixe encarar a equipe européia disputou um triangular, com o Racing, da Argentina e com o Peñarol,do Uruguai, em turno e returno, conquistando em quatro jogos, três vitórias e sofrendo apenas uma derrota.

O volante santista à época, Clodoaldo, lembra muito bem daqueles jogos, pois marcou o gol da vitória sobre o time uruguaio, no estádio do Maracanã. "Já pedi para muitas pessoas e ninguém tem aquele gol. O Santos venceu o Peñarol, com um gol meu no Mazurkiewcz", recordou a reportagem do Terceiro Tempo o ex-atleta da agremiação da Vila Belmiro.

Cercado de expectativas da mídia do velho continente, o alvinegro viajou a Itália para enfrentar o time nerazurri que tinha como grande astro, o brasileiro Jair da Costa. O ex-ponta-esquerda Edu, que jogou como centroavante naquela partida, traz a tona de sua memória a rivalidade entre brasileiros e italianos.

"Se os torcedores não lembram daquela partida, nos jogadores, lembramos muito bem. Aquele time do Santos sempre dava show. Jogamos muito bem aquele jogo,tanto que a torcida ao final do jogo bateu palmas para o nosso time de pé. Depois do jogo fui conversar com o Jair da Costa, que evitou falar naquele momento, mas em 1976 disse que os jogadores ficaram extasiados com o futebol jogado pelos brasileiros", lembrou Edu.

O gol da vitória foi marcado por Toninho Guerreiro, aos 12 minutos do segundo tempo, após o goleiro Borbon rebater uma falta cobrada por Pelé.

Era apenas o primeiro confronto daquela final entre o campeão europeu e o sul-americano, mas o time milanês  ofereceu ao paulista um caminhão de dólares para que o segundo embate fosse em território europeu, a escolha poderia cair sobre duas cidades: Roma ou Napolés.

Mas a finalíssima nunca aconteceu, segundo os dirigentes interistas devido a falta de datas no calendário, mas a " boca pequena" dizia que o medo impediu a partida final.

Em 2010, após a Confederação Brasileira de Futebol oficializar os títulos do Santos na Taça Brasil, o então presidente alvinegro Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro relatou que o próximo passo do clube era manter contato com a Fifa para receber a chancela do título da Recopa Intercontinental.

A Federação Internacional de Futebol nunca se pronunciou a respeito.

Conheça os jogadores e o técnico Campeões da Recopa, clicando nos nomes e fotos

  

Santos  Jogadores 
   Cláudio
   Carlos Alberto Torres
   Ramos Delgado
   Djalma Dias
   Rildo
   Clodoaldo
   Negreiros
   Edu
   Toninho Guerreiro
   Pelé
   Abel
   Antoninho

 

Últimas do seu time