O ídolo do Papá Francisco jogou na Lusa do Canindé.

O ídolo do Papá Francisco jogou na Lusa do Canindé.

Por Everton Calício, do Museu da Portuguesa

René Pontoni, grande atacante argentino dos anos 1940 e 1950 e o maior ídolo do Papa Francisco que irá visitar o Brasil nos próximos dias já jogou na Lusa. O jogador desembarcou no Brasil em 1953 após grandes passagens pelo San Lorenzo, time do coração do Papa.
Na Portuguesa, Pontoni atuou em 17 jogos balançando a rede em 05 oportunidades. Durante a temporada que atuou na Lusa, Pontoni tinha como companheiros de equipe nada menos que Djalma Santos, Brandãozinho, Julinho Botelho, Pinga e nininho, alguns dos maiores jogadores da história da Lusa e do futebol brasileiro.
O atacante argentino faleceu em 1983, aos 62 anos de idade. Em recente carta enviada ao presidente do San Lorenzo o Papa Francisco recorda do atacante portenho lembrando os gols que Pontoni fazia.

Portuguesa de 1953 em um jogo na Rua Javari: Lindolfo, Djalma Santos, Nena, Brandãozinho, Hermínio e Ceci; Julinho Botelho, ele, Nininho, Pinga e Simão

O "Terceto de Oro? campeão de 1946: Armando Farro, ele e Martino. Ao lado, Pontoni com Pedernera, do Atlanta, que era seu concorrente na seleção.
A carta do Papa enviada ao presidente do San Lorenzo onde Pontoni é mencionado no terceiro parágrafo.

Últimas do seu time