Richarlison comemora o primeiro gol do Everton. Foto:

Richarlison comemora o primeiro gol do Everton. Foto:

Do UOL, em São Paulo

A janela de transferências do futebol inglês foi movimentada para os brasileiros, que protagonizaram algumas das maiores contratações. Dois deles, Alisson e Richarlison, foram parar em Liverpool; o primeiro, no clube que leva o nome da cidade, o segundo no Everton. Os dois jogadores, que movimentaram um total de quase 100 milhões de euros, estrearam no Campeonato Inglês neste fim de semana, com resultados um pouco diferentes.

Richarlison trocou o Watford pelo Everton, mediante um pagamento de 39,2 milhões de euros – a sétima maior transferência para clubes ingleses até agora na temporada. O alto valor criou pressão antes mesmo da chegada em Liverpool: "é o jogador mais inflacionado de toda a Premier League?", questionou, em julho, o jornal Daily Mirror.

Ao entrar em campo pela primeira vez o novo uniforme azul, o atacante brasileiro deu dentro de campo a resposta. Foram dois gols no empate em 2 a 2 com o Wolverhampton, na casa do adversário, em uma partida que se mostrava complicada para o Everton. Foram muitos aplausos da torcida, e uma estreia bombástica.

 Do outro lado de Liverpool, no tradicional clube que leva o nome da cidade, Alisson teve uma recepção discreta para quem custou 62,5 milhões de euros (é o segundo goleiro mais caro da história do futebol). Até em respeito ao antigo titular Karius, houve pouca festa.

Dentro de campo, o goleiro da seleção brasileira na Copa de 2018 teve pouquíssimo trabalho. A festa da torcida veio só quando teve seu nome anunciado no placar, e em algumas vezes nas quais saiu jogando com qualidade com os pés. O Liverpool atropelou o West Ham, goleando por 4 a 0. Ao contrário de Richarlison, principal atração no pós-jogo do Everton, Alisson não deu entrevistas na zona mista depois da vitória e saiu discretamente.

Rodada teve estreia de outros brasileiros badalados

Alisson e Richarlison são dois dos cinco brasileiros na lista das dez maiores contratações da temporada na Inglaterra. Também estão na lista Fred (59 milhões de euros), do Manchester United, Felipe Anderson (38 milhões de euros), do West Ham, e Fabinho (45 milhões de euros), do Liverpool.

Fred ganhou elogios da imprensa inglesa pela atuação na vitória por 2 a 1 do United sobre o Leicester City, na sexta-feira. O meio campista acertou 92% dos passes, e foi firme na marcação. Felipe Anderson, por sua vez, foi vítima de um avassalador Liverpool, e pouco conseguiu aparecer na goleada. Fabinho ainda não estreou no Inglês.

* Colaborou Caio Carrieri, em Liverpool (Inglaterra)

Últimas do seu time