O resultado foi apertado, mas deixou o Real Madrid aliviado no Grupo B, com seis pontos

O resultado foi apertado, mas deixou o Real Madrid aliviado no Grupo B, com seis pontos

O poderoso Real Madrid achou que podia poupar estrelas e ganhar fácil do Ludogorets. Quase empatou. Em um jogo complicado e marcado por uma arbitragem confusa, o time espanhol suou para fazer 2 a 1 fora de casa. Benzema saiu do banco para decidir – Cristiano Ronaldo havia marcado o primeiro e o brasileiro Marcelinho fez para os búlgaros.

O resultado foi apertado, mas deixou o Real Madrid aliviado no Grupo B, com seis pontos, com Basel e Liverpool com três cada – os suíços bateram os ingleses por 1 a 0 no outro jogo da rodada.

Só que o aperto deve servir de lição para o Real Madrid que vem apostando em um rodízio de jogadores e poupou Kroos e James Rodriguez, titulares habituais que começaram no banco. Com um time pouco inspirado e às vezes encurralado pela ousadia do Ludogorets, o time de Carlo Ancelotti só cresceu quando mexeu.

Benzema, uma das apostas que veio do banco, foi quem mais fez diferença, embora o juiz também possa receber menção honrosa, com intervenções duvidosas ao longo do confronto.

Fases do jogo:
Sem alguns titulares importantes, o Real Madrid entrou em campo em marcha lenta, como se estivesse ciente da disparidade técnica entre as equipes. Aos 6 minutos, o brasileiro Marcelinho, de cabeça, mostrou que os espanhóis tinham de ficar ligados, abrindo o placar para o Ludogorets.

O Real, à força teve de acordar. Só que como o despertar vem aos poucos, o começo da reação foi claudicante, na base de cruzamentos forçados e ligação direta. Foi aí que o juiz entrou em cena. Primeiro, marcando pênalti claro em Chicharito, que Cristiano Ronaldo bateu e desperdiçou.

Pouco depois, o português marcou, mas a arbitragem anulou alegando impedimento de forma equivocada. O ato final do homem de apito foi um pênalti para lá de duvidoso em Cristiano Ronaldo, que dessa vez converteu e chegou a 69 gols na história da Liga dos Campeões, a dois do líder Raúl.

Só que o Real seguiu travado pelas suas limitações da escalação que escolheu, sofrendo principalmente com Chicharito à frente. O mexicano perdeu a chance mais clara da partida antes de ser trocado por Benzema, que resolveria a parada.

Em uma jogada estranha, em que a televisão não conseguiu mostrar se houve falta, Benzema completou um cruzamento da esquerda para o gol e fez 2 a 1. Sobrou para o Ludogorets reclamar do juiz, que ainda não quis marcar pênalti em um lance difícil no ataque dos búlgaros e deu um impedimento absurdo em uma jogada que poderia levar perigo.

O melhor: Bola aérea dos búlgaros. O Ludogorets é organizado, Marcelinho e Dani Abalo sabem o que fazer com a bola e o time leva perigo em contra-ataques. Só que é pelo alto que o risco é maior. Com jogadas ensaiadas, os escanteios do time da casa confundiram os espanhóis.

O pior: Chicharito. O mexicano entrou para fazer companhia a Cristiano Ronaldo, mas não conseguiu. Ficou centralizado demais em um time que só joga pelas pontas e ainda perdeu o gol mais feito da partida, antes de ser sacado por Benzema. 

Chave da partida: A ousadia do Ludogorets decidiu os rumos do jogo em um primeiro momento, quando os búlgaros não ficaram satisfeitos em apenas receber os gigantes do Real. Só que depois, à frente no marcador, pesou a fragilidade defensiva da equipe, que não suportou a pressão merengue.

Toque dos técnicos: Ancelotti achou que podia poupar algumas de suas estrelas e se deu mal. Chicharito não foi uma companhia útil para Cristiano Ronaldo no ataque e Modric ficou sozinho demais no meio, enquanto Kroos e James Rodriguez observavam tudo do banco no início do jogo. 

Para lembrar:
Ludogorets e os pênaltis: 
O time búlgaro tem tido uma história curiosa com a infração. Na fase preliminar da Liga, bateu o Steaua na disputa com direito a duas defesas do zagueiro Moti, improvisado no gol. Na primeira rodada, foi um pênalti no minuto final que deu a derrota à equipe diante do Liverpool.

Cristiano e Messi: Mais um capítulo na disputa individual da dupla. Depois de Messi marcar na última terça e empatar, o português voltou a ficar na frente na artilharia histórica da Liga dos Campeões. Ambos podem ultrapassar Raúl, ídolo do Real, ainda nesta temporada.

Roupa nova: Foi a primeira vez que o Real Madrid jogou com seu uniforme todo preto, com um dragão estilizado no peito. A iniciativa tem como objetivo conquistar o público asiático, mas estreou em um dia ruim. 

FOTO: UOL

Últimas do seu time