Ações acontecerão em três tendas: Saúde, Construção e Sustentabilidade e Recreação

Ações acontecerão em três tendas: Saúde, Construção e Sustentabilidade e Recreação

O Rally dos Sertões, em sua 21ª edição, contará com ações sociais beneficiando a população carente da região que será atravessada pelos competidores entre os dias 25 de julho e 03 de agosto, passando por cidades de Goiás e Tocantins, em um trajeto de 4.155 quilômetros.
A organização da competição, a cargo da Dunas Race, fechou uma parceria com o S.A.S Brasil (Saúde e Alegria nos Sertões), um projeto que irá promover ações de entretenimento e saúde para as populações carentes, buscando melhorar a qualidade de vida destas comunidades.
A ação foi idealizada de maneira voluntária por uma equipe que reúne profissionais de medicina, engenharia, educação física, arquitetura e fotografia. Durante os 10 dias de disputas, a equipe estará em várias cidades por onde o rali vai passar em Goiás e Tocantins: parte de Goiânia para Pirenópolis no dia 26, Porangatu dia 28, Natividade dia 30, Minaçu 1º de agosto, e Goianésia em 03 de agosto.

O projeto irá abordar cinco itens:

1. Saúde (Palestra com orientações sobre cuidados com a saúde, prevenção de doenças relacionadas a água e desidratação; Distribuição de solução de descontaminação de água e medicamentos para tratamento de anemia e verminoses; Atendimentos específicos: medicina de família - ginecologia, pediatria e clínico; oftalmologia).
2. Arte (Show de mágica e cinema itinerante).
3. Esportes (Atividades recreativas com taco, peteca, bambolê e outros; Oficinas para ensinar atividades circenses).
4. Arquitetura e Engenharia (Identificação de pontos estratégicos para instalação de cisternas e oficinas sobre coleta de água de chuva; Palestra de orientações para a construção de cisternas e residências com materiais disponíveis na região).
5. Captação de imagens e entrevistas (Captação de imagens de áudio e vídeo de toda a ação; Produção de exposição fotográfica, livro fotográfico e documentário).

As ações vão acontecer em três tendas: Saúde, Construção e Sustentabilidade e Recreação, das 10 às 17h30.
Os fãs da competição poderão acompanhar a cobertura ao vivo pelo portal webventure, com fotos, vídeos, bastando baixar o aplicativo mobile `Sertoes 2013´nas plataformas iOS e Android.

A competição vai atravessar oito cidades, entre os estados de Goiás e Tocantins. Foto: Edgley
Coutinho/Divulgação

Todas etapas do Rally dos Sertões 2013 (comentadas pela direção técnica da prova):
1ª etapa: 25/07, quinta-feira
Goiânia (GO)
PRÓLOGO
2ª etapa: 26/07, sexta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 133 km
Trecho de Especial: 84 km
Deslocamento Final: 32 km
TOTAL: 249 km
"É uma especial bastante curta, específica para o ajuste dos equipamentos dos competidores nesta primeira etapa. É um caminho que começa sinuoso com muitos mata-burros, lombas e deps, seguindo por um trecho mais rápido e com travessias de riachos. A prova entra em uma parte mais travada com muitas descidas e subidas íngremes, chegando a uma zona de trial muito dura. Nos últimos quilômetros, a especial fica mais tranquila com estradas de média velocidade, seguindo assim até o final."
3ª etapa: 27/07, sábado
Pirenópolis (GO) - Uruaçu (GO)
DI: 37 km
TE: 287 km (183 km para caminhões)
DF: 89 km
TOTAL: 414 km
"O rali começa para valer. Após um rápido deslocamento, a especial começa com estradas mais travadas de fazendas, seguindo por trechos de velocidade média mesclando com algumas trilhas de visual incrível por cristas e serras. A prova entra em uma região de canaviais onde a velocidade aumentará muito e com um piso extremamente favorável a isso. Depois de um deslocamento por asfalto e um abastecimento para motos, quadriciclos e UTVs, a prova volta a ficar travada e assim segue até o fim".

4ª etapa: 28/07, domingo

Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km
"É uma etapa de quilometragem baixa, mas o ritmo continua a crescer. A especial começa com piso bom com velocidades variando de média a alta, alternando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. Entramos em um trecho com longas retas, mas onde o piso não ajuda muito. A especial começa a ficar travada e sinuosa com estradas de fazenda e trilhas, seguindo assim até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Na última parte a prova fica travada, entrando nos 20 quilômetros finais com retas maiores com muitas deps e erosões."

5ª etapa: 29/07, segunda-feira

Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km
"Mais um dia completo. A especial começa por estradas menores com muitas erosões e deps em uma região montanhosa. Depois segue por um pequeno trecho de trial, e logo à frente começam estradas de piso bom e sinuoso, seguindo por partes de alta velocidade até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Depois disso a especial volta a ter trechos bem travados e segue por vários quilômetros alternando estradas de pedra, areia e muita piçarra. No trecho final, ela fica bem rápida e sinuosa."
6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km
"Esta é a etapa mais rápida do rali. Começa com estradas sinuosas com um piso predominantemente de piçarra e cascalho, seguindo por trechos de alta com longas retas. Teremos um pequeno trecho de areia até o abastecimento para os competidores CBM/FIM, e a prova continua rápida quebrando o ritmo por duas vezes, entrando em estradas menores e bastante sinuosas. No último quarto da especial, a prova volta a ficar rápida com um piso bom muito bom, até uma descida de serra, que encerra o trecho."
7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km
"Temos o dia mais longo do rali e uma das maiores especiais da história do Sertões. Ela é completíssima, com todos os tipos de terreno, iniciando com estradas de média velocidade com muitas erosões e deps, seguindo por trechos mais travados com muitas pedras, pontes de toras e areia. Travessias de rios e riachos serão uma constante nesta etapa fantástica. Seguiremos por estradas de cascalho com longas retas até entrarmos definitivamente nas areias do Jalapão. Teremos dois abastecimentos para motos, quadriciclos e UTVs e um abastecimento para os carros. A prova volta a ficar travada com um pequeno trecho de trial, seguindo sinuosa e com um piso melhor até o fim."
8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km
"Depois de um longo deslocamento inicial, teremos mais uma especial de respeito. Começa rápida com piso de cascalho muito bom, seguindo por estradas menores e bem sinuosas, com muitas deps, lombas, riachos e pedras. Fica rápida novamente até o abastecimento dos competidores CBM/FIM. O piso continua rápido até chegarmos a uma região montanhosa com subidas muito íngremes, trechos de trial, visuais incríveis e uma longa descida de serra. O último trecho é bem travado, com várias pontes de toras, deps, trilhas e pedras até o final."
9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km
"Mais um dia para ficar na memória de todos os participantes, porque vai ser mais um estágio completíssimo. Começa com uma subida de serra sinuosa com deps e lombas, atravessando uma zona de garimpo e seguindo por um trecho muito rápido até o abastecimento das motos, quadris e UTVs. O piso fica travado com trilhas e caminhos menores, passando por estradas de fazenda, direcionando para a última parte da prova com velocidades mais altas, mas com muitas lombas até o fim."

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)

Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
"Após oito etapas duríssimas, chegou a hora de desacelerarmos um pouco. A especial começa rápida por canaviais com piso extremamente bom e muitas lombas, seguindo por trechos de serra com visuais fantásticos e retornando para estradas de fazenda com muitas deps e pedras até o final da especial".

Com informações da fgcom

Acesse o site do Colégio Renovação clicando no logo abaixo, e conheça as unidades de São
Paulo (Jardim da Saúde) e de Indaiatuba:


Clique abaixo, no logo Bella Macchina, e veja mais informações de automobilismo

Imagem: Silvio Luiz (@CowboySL)
Twitter

@marcosjuniormic

Facebook
Marcos Júnior Micheletti
E-mail:
marcos@terceirotempo.com.br

Últimas do seu time