Klever Kolberg termina em 2º e também é o 2º na classificação geral

Klever Kolberg termina em 2º e também é o 2º na classificação geral

A dupla francesa Stephane Peterhansel /Jean-Paul Cotret (Mini All4) venceu a 3ª etapa do Rally dos Sertões, percorrendo o trecho cronometrado de 287 km entre as cidades goianas de Pirenópolis e Uruaçu em 3h34min17s, seguidos pela dupla brasileira Klever Kolberg/Flávio França, com o protótipo T-Rex movido a diesel de cana.
Kolberg não apenas ficou com a segunda colocação do dia como também subiu para o segundo lugar na geral, em função dos problemas enfrentados pela dupla Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX), que terminaram em 18º e caíram para 16º lugar na geral.
"Hoje foi um dia bem complicado. Logo no quilômetro 7 da especial tivemos uma pane elétrica e ficamos mais de 20 minutos para ajustar. Ao longo da prova foram três pneus furados e fizemos os últimos 30 quilômetros da especial fazendo rodízio quando começava a chegar na roda. Vamos fazer o possível para ganhar posições nas próximas etapas. Ainda tem muito chão pela frente", comentou Spinelli, que agora está 56 minutos atrás dos líderes.
Os franceses Peterhansel/Cotret, por sua vez, passaram pela etapa sem maiores dificuldades, atingindo 170 km/h no trecho mais rápido.
"Dia muito técnico, inicio travado, meio bem rápido. Depois era bem técnico e escorregadio. Na parte rápida, chegamos a 170 km/h. Pegamos muita poeira dos UTVs, eles levantam mais pó do que os carros", resumiu Peterhansel.
Kolberg, que teve problemas com o GPS na sexta-feira, queixou-se mais das exigências físicas do trecho deste sábado, mas em termos mecânicos o equipamento correspondeu plenamente.
"Dia muito puxado, extremamente ondulado, esburacado, com erosões e mais dez adjetivos para obstáculos. Tinha valeta, valeta com pedra, valeta com erosão, valeta mortal... Foi um dia de rali mesmo. Fisicamente, sofremos bastante por causa da suspensão traseira que está muito macia e dava final de curso. Isso acabou com a nossa coluna. De qualquer forma, não tivemos que parar nenhuma vez e isso foi muito bom", comemorou Kolberg (foto à esquerda).
Entre os caminhões, na competição que está restrita aos pesados, o trio Edu Piano/Solon Mendes/Antonio Sales (Ford Racing Trucks) venceu a especial (mais curta que os demais competidores, com 183 km), e avaliou o trecho percorrido como duro mas prazeroso na pilotagem, atingindo a máxima de 143 km/h.
"Apesar de ter sido uma especial extremamente dura, foi muito prazerosa de andar. Um trecho que precisamos de um cuidado especial foi na parte mais veloz na região dos canaviais, em que atingimos 143 km/h com o caminhão. Como havia muitas lombas, é preciso cuidado; não fosse isso, era um local para chegarmos aos 200 km/h. Foi um dia bem divertido de se andar. O rali vem mantendo o nível de dificuldade e acho que se mantiver este ritmo o Sertões deste ano tem tudo para ser o mais difícil da história, porque a cada dia os trechos são mais e mais puxados", comentou Piano (foto à direita).
Mesmo assim, a liderança permanece com o trio Guido SalviniFlavio Bisi/ Fernado Chwaigert (Mercedes Benz Atego), com 10min07s de vantagem.
"Tivemos um problema de perda de potência que já havia aparecido ontem e a equipe trabalha para encontrar a origem. Por isso não pudemos usar a potência que desejávamos, mas esta foi apenas a segunda especial do rali. Tem muita coisa pela frente, não tem ninguém disparado na frente e tudo está muito equilibrado e muito no início. Vão acontecer várias coisas até o Jalapão, e inclusive temos uma etapa maratona depois de amanhã. Espero ter tudo resolvido, porque a gente só quer acelerar", enfatizou Salvini.
Neste domingo (28), acontece a 4ª etapa, entre Uruaçu-GO e Porangatu-GO, com um trecho cronometrado de 233 km (sendo 180 para caminhões).
A especial começa com piso bom, velocidade média e alta, variando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. Entra num trecho com longas retas, porém o piso não ajuda muito. Na última parte da especial, a prova fica travada e a 20 km do final entra novamente um trecho de retas maiores, mas com muitas depressões e erosões, segundo informa a direção técnica da prova.

Fotos: Divulgação


Resultado 3ª etapa Carros (extra-oficial):

Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET 03:34:17
2. KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA 03:53:39
3. JOAO CARDOSO / SIDINEI BROERING 03:55:03
4. JORGE WAGENFUHR / MARCOS PANSTEIN 04:02:03
5. SYLVIO BARROS NETTO / EDUARDO BAMPI l 04:02:37
6. RAFAEL CASSOL /LELIO CARNEIRO JR. 04:04:47
7. JOSE AMARAL JR. / MAYKEL JUSTO 04:07:08
8. CRISTIAN BAUMGART / BECO ANDREOTTI 04:07:36
9. MARCOS BAUMGART /KLEBER CINCEA 04:08:46
10. LUIZ FACCO / HUMBERTO RIBEIRO 04:09:01
T1 FIA
1. STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET 03:34:17
2. GUILHERME SPINELLI / YOUSSEF HADDAD 04:29:18
Protótipos T1
1. KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA 03:53:39
2. JOAO CARDOSO / SIDINEI BROERING 03:55:03
3. SYLVIO BARROS NETTO / EDUARDO BAMPI l 04:02:37
4. CRISTIAN BAUMGART / BECO ANDREOTTI 04:07:36
5. MARCOS BAUMGART /KLEBER CINCEA 04:08:46
Pró Brasil
1. JORGE WAGENFUHR / MARCOS PANSTEIN 04:02:03
2. JOSE AMARAL JR. / MAYKEL JUSTO 04:07:08
3. LUIZ FACCO / HUMBERTO RIBEIRO 04:09:01
4. MARCOS CASSOL /LUIS FELIPE ECKEL 04:09:45
5. CLEBER ROSA / EDUARDO REBOUCAS 04:12:30
Super Prodution
1. RAFAEL CASSOL /LELIO CARNEIRO JR. 04:04:47
2. GLAUBER FONTOURA / MINAE MIYAUTI 04:14:24
3. MARCELO DAMINI / ELSON OLIVEIRA 04:15:50
4. ARMANDO CRUZ / SERGIO BESSA 04:57:24
5. HELENA SOARES / CLAUDIA GRANDI 05:21:47
Production T2
1. KENNER GARCIA / RAFAEL DAL BELLO 04:40:19
2. ULYSSES MARINZECK FILHO / JOAO VICTOR RIBEIRO 04:42:04
3. RODRIGO LEIS / RONALD LEIS 04:47:49
4. FABIO FREIRE / FABIO GROCHOWSKY 05:10:39
5. VILSON THOMAS / WILLIAM THOMAS 05:14:44
Resultado Acumulado Carros (extra-oficial):
Geral
1. STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET 04:42:05
2. KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA 05:06:30 + 00:24:25.10
3. JOAO CARDOSO / SIDINEI BROERING 05:13:29 + 00:31:24.00
4. SYLVIO BARROS NETTO / EDUARDO BAMPI (3)PT1 05:19:52 + 00:37:47.30
5. JORGE WAGENFUHR / MARCOS PANSTEIN (1)PBR 05:22:01 + 00:39:56.30
6. MARCOS CASSOL / LUIS FELIPE ECKEL (2)PBR 05:24:14 + 00:42:09.60
7. MARCOS BAUMGART / KLEBER CINCEA (4)PT1 05:24:21 +00:42:16.00
8. LUIZ FACCO / HUMBERTO RIBEIRO (3)PBR 05:24:38 +00:42:33.10
9. LUCAS MORAES / WEIDNER MOREIRA (5)PT1 05:24:55 +00:42:50.20
10. JOAO FRANCIOSI / RAFAEL CAPOANI (6)PT1 05:25:15 +00:43:10.30
T1 FIA
1. STEPHANE PETERHANSEL / JEAN-PAUL COTTRET 04:42:05
2. GUILHERME SPINELLI / YOUSSEF HADDAD 05:38:05 + 00:56:00.60
Protótipos T1
1. KLEVER KOLBERG / FLAVIO FRANCA 05:06:30
2. JOAO CARDOSO / SIDINEI BROERING 05:13:29
3. SYLVIO BARROS NETTO / EDUARDO BAMPI 05:19:52
4. MARCOS BAUMGART / KLEBER CINCEA 05:24:21
5. LUCAS MORAES / WEIDNER MOREIRA 05:24:55
Pró Brasil
1. JORGE WAGENFUHR / MARCOS PANSTEIN 05:22:01
2. MARCOS CASSOL / LUIS FELIPE ECKEL 05:24:14
3. LUIZ FACCO / HUMBERTO RIBEIRO 05:24:38
4. JOSE AMARAL JR. / MAYKEL JUSTO 05:33:30
5. MARCUS COTTON / EDUARDO COSTA 05:33:54
Super Prodution
1. RAFAEL CASSOL / LELIO CARNEIRO JR. 05:28:31
2. GLAUBER FONTOURA / MINAE MIYAUTI 05:34:46
3. MARCELO DAMINI / ELSON OLIVEIRA 05:41:28
4. ARMANDO CRUZ / SERGIO BESSA 06:49:02
5. HELENA SOARES / CLAUDIA GRANDI 06:50:33
Production T2
1. KENNER GARCIA / RAFAEL DAL BELLO 06:10:10
2. ULYSSES MARINZECK FILHO / JOAO VICTOR RIBEIRO 06:14:00
3. RODRIGO LEIS / RONALD LEIS 06:28:54
4. FABIO FREIRE / FABIO GROCHOWSKY 06:49:08
5. VILSON THOMAS / WILLIAM THOMAS 06:54:32
Resultado 3ª etapa Caminhões (extra-oficial):
1º Edu Piano /Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales (Ford Cargo 1933 4x4) 02:48:05
2º Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwalgert (Mercedes Benz Atego 1725 4x4) 02:55:23
Resultado acumulado Caminhões (extra-oficial):
1º Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwalgert (Mercedes Benz Atego 1725 4x4) 04:41:59
2º Edu Piano /Solon Mendes/Antonio Carlos de Sales (Ford Cargo 1933 4x4) 04:52:06 + 00:10:07
Etapas restantes do Rally dos Sertões 2013 (comentadas pela direção técnica da prova):

4ª etapa: 28/07, domingo
Uruaçu (GO) - Porangatu (GO)
DI: 31 km
TE: 233 km (180 km para caminhões)
DF: 25 km
TOTAL: 289 km
"É uma etapa de quilometragem baixa, mas o ritmo continua a crescer. A especial começa com piso bom com velocidades variando de média a alta, alternando trechos de piçarra com estradas cascalhadas. Entramos em um trecho com longas retas, mas onde o piso não ajuda muito. A especial começa a ficar travada e sinuosa com estradas de fazenda e trilhas, seguindo assim até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Na última parte a prova fica travada, entrando nos 20 quilômetros finais com retas maiores com muitas deps e erosões."

5ª etapa: 29/07, segunda-feira

Porangatu (GO) - Natividade (TO) [ETAPA MARATONA]
DI: 82 km
TE: 295 km (135 km para caminhões)
DF: 110 km
TOTAL 487 km
"Mais um dia completo. A especial começa por estradas menores com muitas erosões e deps em uma região montanhosa. Depois segue por um pequeno trecho de trial, e logo à frente começam estradas de piso bom e sinuoso, seguindo por partes de alta velocidade até o abastecimento de motos, quadriciclos e UTVs. Depois disso a especial volta a ter trechos bem travados e segue por vários quilômetros alternando estradas de pedra, areia e muita piçarra. No trecho final, ela fica bem rápida e sinuosa."
6ª etapa: 30/07, terça-feira
Natividade ((TO) - Palmas (TO)
DI: 27 km
TE: 355 km (182 km para caminhões)
DF: 43 km
TOTAL: 424 km
"Esta é a etapa mais rápida do rali. Começa com estradas sinuosas com um piso predominantemente de piçarra e cascalho, seguindo por trechos de alta com longas retas. Teremos um pequeno trecho de areia até o abastecimento para os competidores CBM/FIM, e a prova continua rápida quebrando o ritmo por duas vezes, entrando em estradas menores e bastante sinuosas. No último quarto da especial, a prova volta a ficar rápida com um piso bom muito bom, até uma descida de serra, que encerra o trecho."
7ª etapa: 31/07, quarta-feira
Palmas (TO) - Palmas (TO)
DI: 109 km
TE: 514 km (142 km para caminhões)
DF: 123 km
TOTAL: 746 km
"Temos o dia mais longo do rali e uma das maiores especiais da história do Sertões. Ela é completíssima, com todos os tipos de terreno, iniciando com estradas de média velocidade com muitas erosões e deps, seguindo por trechos mais travados com muitas pedras, pontes de toras e areia. Travessias de rios e riachos serão uma constante nesta etapa fantástica. Seguiremos por estradas de cascalho com longas retas até entrarmos definitivamente nas areias do Jalapão. Teremos dois abastecimentos para motos, quadriciclos e UTVs e um abastecimento para os carros. A prova volta a ficar travada com um pequeno trecho de trial, seguindo sinuosa e com um piso melhor até o fim."
8ª etapa: 01/08, quinta-feira
Palmas (TO) - Minaçu (GO)
DI: 312 km
TE: 333 km (258 km para caminhões)
DF: 20 km
TOTAL: 666 km
"Depois de um longo deslocamento inicial, teremos mais uma especial de respeito. Começa rápida com piso de cascalho muito bom, seguindo por estradas menores e bem sinuosas, com muitas deps, lombas, riachos e pedras. Fica rápida novamente até o abastecimento dos competidores CBM/FIM. O piso continua rápido até chegarmos a uma região montanhosa com subidas muito íngremes, trechos de trial, visuais incríveis e uma longa descida de serra. O último trecho é bem travado, com várias pontes de toras, deps, trilhas e pedras até o final."
9ª etapa, 02/08, sexta-feira
Minaçu (GO) - Goianésia (GO)
DI: 32 km
TE: 264 km (231 km para caminhões)
DF: 253 km
TOTAL: 550 km
"Mais um dia para ficar na memória de todos os participantes, porque vai ser mais um estágio completíssimo. Começa com uma subida de serra sinuosa com deps e lombas, atravessando uma zona de garimpo e seguindo por um trecho muito rápido até o abastecimento das motos, quadris e UTVs. O piso fica travado com trilhas e caminhos menores, passando por estradas de fazenda, direcionando para a última parte da prova com velocidades mais altas, mas com muitas lombas até o fim."

10ª etapa, 03/08, sábado (Final)

Goianésia (GO) - Goiânia (GO)
DI: 7 km
TE: 123 km
DF: 160 km
TOTAL: 290 km
"Após oito etapas duríssimas, chegou a hora de desacelerarmos um pouco. A especial começa rápida por canaviais com piso extremamente bom e muitas lombas, seguindo por trechos de serra com visuais fantásticos e retornando para estradas de fazenda com muitas deps e pedras até o final da especial".

Acesse o site do Colégio Renovação clicando no logo abaixo, e conheça as unidades de São
Paulo (Jardim da Saúde) e de Indaiatuba:


Clique abaixo, no logo Bella Macchina, e veja mais informações de automobilismo

Imagem: Silvio Luiz (@CowboySL)
Twitter

@marcosjuniormic

Facebook
Marcos Júnior Micheletti
E-mail:
marcos@terceirotempo.com.br

Últimas do seu time