Com a vitória, o Fluminense volta ao G4 do Campeonato Brasileiro e ocupa a terceira colocação

Com a vitória, o Fluminense volta ao G4 do Campeonato Brasileiro e ocupa a terceira colocação

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

Mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo, o Fluminense sofreu e só conseguiu o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio aos 30 minutos da etapa final da partida da noite deste sábado, no Maracanã, em jogo que marcou a estreia de Ronaldinho Gaúcho pelo Tricolor. O camisa 10, no entanto, teve atuação apagada em sua primeira partida pela equipe carioca. Marcos Junior marcou o gol do time das Laranjeiras no duelo.

Com a vitória, o Fluminense volta ao G4 do Campeonato Brasileiro e ocupa a terceira colocação de forma provisória, com 30 pontos. O Tricolor pode ainda pode cair para a quinta posição caso Palmeiras e Sport vençam seus jogos no domingo. Já os gaúchos estão agora na sétima posição, com os mesmos 27 pontos com os quais começaram a rodada.

Mesmo com toda expectativa e arquibancadas lotadas no Maracanã, a estreia do camisa 10 foi apenas discreta. O melhor momento de Ronaldinho em campo foi uma cobrança de falta próxima à lateral esquerda em que quase confundiu o goleiro Tiago ao bater direto para o gol, ainda no primeiro tempo.

Ronaldinho assinou contrato com o Fluminense no dia 11 de julho, mas somente começou a treinar com o time na última segunda-feira. A escalação do jogador, inclusive, estava indefinida até a última quinta, quando foi confirmada pelo Tricolor.

FLUMINENSE 1 x 0 GRÊMIO

Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Data: 01/08/2015
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Auxiliares: Bruno Boschilia e Carlos Berkenbrock
Renda: R$ 1.257.250,00
Público: 27.842 pagantes / 33.288 presentes
Cartões amarelos: Henrique, Jean e Ronaldinho Gaúcho (FLU); Walace e Rafael Galhardo (GRE)
Cartão vermelho: Walace (GRE)

Fluminense

Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Marlon e Breno Lopes (Wellington Paulista); Edson, Jean, Gerson (Magno Alves), Marcos Junior, Osvaldo (Gustavo Scarpa) e Ronaldinho .
Técnico: Enderson Moreira

Grêmio

Tiago, Galhardo, P. Geromel, Erazo e M. Hermes; Walace, Maicon, W. Schuster (Edinho) e Douglas (Fernandinho); Luan (Braian Rodriguez) e P. Rocha
Técnico: Roger Machado

1º tempo

A expectativa era por Ronaldinho, mas o segundo tempo começou sem muito brilho do camisa 10, que tinha movimentação bastante tímida em campo. O Fluminense, no entanto, era superior ao Grêmio com a bola rolando, embora não conseguisse criar jogadas de perigo. O time gaúcho se limitou a ameaçar o Tricolor em bola parada em que Erazo cabeceou firme e só teve o gol evitado por Gérson, que salvou os cariocas já em cima da linha. A igualdade, portanto, não saiu do placar na etapa inicial.

2º tempo

O segundo tempo começou difícil para o Grêmio, com a expulsão de Walace ainda aos quatro minutos. A superioridade numérica, no entanto, não foi muito aproveitada pelo Tricolor, que pouco criou e ainda foi pressionado em alguns momentos pelo time gaúcho. O time das Laranjeiras sofria em campo, mas conseguiu fazer o gol da vitória com Marcos Junior aos 30 minutos do segundo tempo, em belo lance individual. Com um atleta a mais no gramado, os cariocas ainda levaram alguns sustos, mas conseguiram manter a vitória até o apito final do árbitro.

Ronaldinho apagado

Ronaldinho Gaúcho mostrou pouco do futebol esperado dele pela torcida do Fluminense na estreia deste sábado. O meia demonstrou a habitual técnica e realizou a cobrança das bolas paradas do Tricolor, mas teve movimentação limitada e não conseguiu ser perigoso na partida. Ele ainda aguentou mais que os 45 minutos projetados e atuou durante todo o duelo, mas a produtividade foi baixa.

Rejeição gaúcha

Saudado por um Maracanã com bom público, Ronaldinho enfrentou as vaias da torcida do Grêmio, clube que o revelou no futebol. A relação do camisa 10 com o time gaúcho é conturbada desde que ele deixou o Olímpico em 2001 de forma polêmica rumo ao Paris Saint Germain, da França.

Superioridade numérica

O Fluminense atuou com um jogador a mais desde os quatro minutos do segundo tempo, quando Walace recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Ainda assim, o Grêmio chegou a ser superior em muitos momentos da etapa final e conseguiu segurar o ímpeto dos donos da casa no Maracanã.

Foto: UOL

Últimas do seu time