Lucas Moura foi um dos que ficou valorizado. Foto: Tottenham Hotspur FC via Getty Images

Lucas Moura foi um dos que ficou valorizado. Foto: Tottenham Hotspur FC via Getty Images

Desde agosto de 2018 até a reta final dos campeonatos em maio, nomes como David Neres e Lucas Moura podem comemorar: a temporada marcou uma mudança positiva de status. Outros, como Philippe Coutinho, encerram a temporada em claro viés de baixa. Veja na lista abaixo jogadores brasileiros que tiveram o prestígio diretamente impactado pela temporada. Para o bem ou para o mal.

Em alta

John Powell/Liverpool FC via Getty Images

Imagem: John Powell/Liverpool FC via Getty Images

Alisson

A primeira temporada no Liverpool serviu como confirmação de que Alisson integra a elite dos goleiros do mundo. O arqueiro já tinha se destacado na Roma, mas a segurança demonstrada durante Campeonato Inglês e Liga dos Campeões eleva o status Alisson, que foi fundamental principalmente na vitória por 4 a 0 sobre o Barcelona na semifinal no Anfield Road.

Wolfgang Rattay/Reuters

Imagem: Wolfgang Rattay/Reuters

David Neres

A campanha do Ajax até a semifinal da Liga dos Campeões projetou o atacante como um dos nomes mais desejados no mercado europeu. Times como Milan, PSG e Atlético de Madri têm interesse na contratação do jogador de 22 anos que ganhou espaço na seleção de Tite e tem potencial para se transformar em um dos principais brasileiros no futebol europeu.

REUTERS/Rafael Marchante

Imagem: Rafael Marchante/Reuters

Eder Militão

A venda por 50 milhões de euros ao Real Madrid é um claro indicativo de quão rápida foi a adaptação de Eder Militão ao futebol europeu. Alternou momentos como zagueiro e lateral direito no Porto e mostrou segurança, virando presença constante nas convocações de Tite, incluindo para a Copa América. Viverá na próxima temporada o desafio de jogar pelo Real.

Simon Stacpoole/Offside/Getty Images

Imagem: Simon Stacpoole/Offside/Getty Images

Fabinho

O clamor por sua ausência na convocação de Tite para a Copa América talvez seja o maior indicativo do sucesso de sua temporada de estreia no Liverpool. Tornou-se um dos pilares do meio-campo do time de Jurgen Klopp e terá a chance de coroar o bom momento na final da Liga dos Campeões.

Matthew Childs/Reuters

Imagem: Matthew Childs/Reuters

Lucas Moura

Os três gols que deram a vaga ao Tottenham na final da Liga dos Campeões fizeram com que o atacante Lucas Moura vivesse seu auge no clube que defende desde o ano passado. Ainda jogará a decisão contra o Liverpool, mas o atacante ex-São Paulo já é visto com outros olhos no Tottenham após uma temporada em que, embora não tenha sido brilhante em sua totalidade, mostrou que o brasileiro tem poder de decisão.

GABRIEL BOUYS/AFP

Imagem: GAabriel Bouys/AFP

Vinicius Junior

A lesão sofrida quando vivia sua melhor fase não apaga a boa impressão deixada em sua primeira temporada no Real Madrid. Começou o ano relegado ao time B, acumulou boas partidas e, quando chamado para a equipe principal, se destacou no melhor momento do Real no ano. Voltando de lesão, foi pouco usado na reta final por Zinedine Zidane, mas iniciará a próxima temporada já como realidade.

Em baixa

Piroschka Van De Wouw/Reuters

Imagem: Piroschka Van De Wouw/Reuters

Douglas Costa

Os problemas físicos e as polêmicas extracampo marcaram uma temporada ruim que culminou com a sua ausência na convocação de Tite para a Copa América. O atacante perdeu jogos importantes da Juventus por causa de lesões e não fez a diferença quando voltou para o duelo contra o Ajax pela Liga dos Campeões. Ainda foi suspenso por uma cusparada em jogador rival e levou uma bronca da diretoria por ter ido à festa de Neymar em Paris.

Lluis Gene/AFP

Imagem: Lluis Gene/AFP

Malcom

Chegou ao Barcelona valorizado pela boa campanha pelo Bordeaux, mas não se firmou. Termina a temporada como alvo de especulações para uma possível saída, um ano depois de ter custado 41 milhões de euros para o time catalão. Se permanecer, começará o ano pressionado a mostrar serviço.

false

Marcelo
Viveu sua pior temporada no Real Madrid e virou reserva de Sergio Reguilón em grande parte do comando de Santiago Solari. Recuperou um pouco do prestígio com a volta de Zinedine Zidane, mas, reflexo do mau momento, foi ausência na convocação da seleção brasileira para a Copa América, preterido por Alex Sandro e Filipe Luis.

JOSE JORDAN / AFP

Imagem: Jose Jordan/AFP

Philippe Coutinho

A primeira temporada completa no Barcelona ficou abaixo da expectativa. O brasileiro não conseguiu se firmar no time titular e, quando passou a ser usado com mais frequência por Ernesto Valverde na reta final, foi alvo de críticas, principalmente por sua atuação na eliminação contra o Liverpool. Tem o futuro questionado no clube um ano e meio depois de uma transferência que, até o momento, custou 135 milhões de euros ao Barça.

 

Últimas do seu time