No último domingo, Suárez inspirou críticas das mais incisivas por seu comportamento na vitória do Liverpool sobre o Manchester City

No último domingo, Suárez inspirou críticas das mais incisivas por seu comportamento na vitória do Liverpool sobre o Manchester City

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

Há quem diga que Neymar é o maior "piscineiro" do futebol europeu na atualidade, mas uma observação atenta ao repertório de Luiz Suárez deve ofertar neste momento o título ao uruguaio. Ao mesmo tempo em que caminha para ser o melhor jogador do Campeonato Inglês, o atacante do Liverpool provoca rejeição pelo comportamento em relação à arbitragem. E, por tabela, começa a esquentar o clássico de campeões entre Uruguai e Inglaterra na primeira fase da Copa do Mundo.

No último domingo, Suárez inspirou críticas das mais incisivas por seu comportamento na vitória do Liverpool sobre o Manchester City. Desta vez o uruguaio não fez nenhum gol, mas tentou seguidamente induzir a arbitragem ao pênalti, em lances contra Vincent Kompany e Martin Demichelis. Tudo com muita reclamação gestual, empurrando a torcida vermelha na pressão sobre o apito.

No segundo tempo, já com um cartão amarelo, Suárez foi poupado pela arbitragem após uma tentativa descarada de cavar um pênalti. O juiz Mark Clattenburg foi bastante pressionado pelos jogadores do City, mas acabou deixando o vermelho dentro do bolso.

"A visão dos ingleses é que seguem recordando do gol anulado do último Mundial, em que um árbitro uruguaio, Jorge Larrionda, invalidou um gol em que a bola entrou 1 metro [na derrota para a Alemanha nas oitavas de final]. Desde então tudo de Suárez é mal. Os ingleses estão doídos pelo gol mal anulado", afirma José Martandrea, jornalista do uruguaio El Pais.

Bom, mas se falhou domingo, o repertório de Suárez em pênaltis cavados nesta temporada inclui também tentativas bem-sucedidas, como no empate com o Aston Villa em janeiro passado. Assim, o conjunto da obra inspira reações negativas na imprensa inglesa.

Uma das vozes mais críticas ao comportamento de Suárez na imprensa inglesa é a de Graham Poll, ex-juiz de Copa do Mundo (2002 e 2006) e hoje colunista de arbitragem do jornal Daily Mail. Nas últimas semanas, o antigo homem do apito tem pegado no pé do uruguaio com insistência. Na segunda-feira, o crítico ofereceu um texto contundente a respeito da atitude do atacante do Liverpool contra o City.

"Luis Suárez é um pesadelo para os árbitros por se jogar no chão. Ele irrita os torcedores com suas reclamações indignadas. Ele rosna para a arbitragem quando as decisões não são do seu jeito. Ele é um jogador brilhante, mas uma dor para o árbitro durante os 90 minutos (...) pela perspectiva do árbitro, Luis Suárez é um problema", discorreu Graham Poll.

O folclore em torno dos mergulhos de Suárez já provocou críticas pesadas também do ex-jogador inglês Stan Colymore, mas no Uruguai inspirou um comercial para a TV. Em uma peça publicitária divertida, o atacante é levado a um escritório de ambiente corporativo clássico, onde se joga no chão, de gravata e tudo, para evitar um serviço burocrático com várias pastas [veja o vídeo no fim do texto].

Uruguai e Inglaterra se enfrentam em São Paulo no dia 19 de junho, em partida válida pela segunda rodada do grupo D. A chave é considerada uma das mais fortes da primeira fase, talvez a mais forte, e ainda conta com a tetracampeã Itália e com a Costa Rica.

"Eu estive no sorteio da Copa, na Costa do Sauipe. Conversei com jornalistas ingleses. Eles respeitam muito Suárez, não queriam como rival", diz Martandrea, do El Pais uruguaio.

O MELHOR DA LIGA DEIXA PARA TRÁS MORDIDA E RACISMO

Na reta final da temporada, o Liverpool lidera a Premier League com 77 pontos, dois a mais do que o Chelsea. O time de Suárez tem mais quatro jogos para confirmar o título após 24 anos de espera, inclusive com um confronto direto em casa contra a principal adversária, a equipe de José Mourinho.

Apesar da reputação de "jogador chato", a estrela uruguaia atravessa momento abençoado e caminha tranquilamente para ser eleito o melhor do campeonato, liderando com folgas as estatísticas de gols (29) e assistências (13) do torneio.

A temporada brilhante de Suárez vem depois do incidente no último ano, quando mordeu o zagueiro sérvio Branislav Ivanovic, do Chelsea. A agressão inusitada rendeu ao uruguaio um gancho de dez partidas, sendo que seis delas cumpridas no atual campeonato.

Antes da mordida em Ivanovic, Suárez já havia colecionado manchetes negativas e punição esportiva graças a comentários racistas direcionados ao francês Patrice Evra, em um clássico contra o Manchester United.

Foto: UOL

Últimas do seu time