Alisson Farias volta de empréstimo do Estoril, de Portugal, e treina separado do grupo

Alisson Farias volta de empréstimo do Estoril, de Portugal, e treina separado do grupo

Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre

A expectativa criada nos primeiros anos da carreira de Alisson Farias ainda o acompanha, mas não como antes. O jovem que foi alvo do Barcelona para o time B e brilhou nas seleções de base do Brasil hoje treina separado do grupo principal do Inter. Depois de uma passagem pelo Estoril, de Portugal, ele encara o primeiro momento de incerteza aos 21 anos.

Farias começou a se destacar muito jovem. Com 16 anos já tinha deixado o futsal e vestia a camisa do Atlético-PR. Não demorou por lá e se transferiu para o Internacional. Na base colorada ergueu duas vezes a taça de Campeão Gaúcho Sub-17 e foi campeão do Brasileiro Sub-20 de 2013. Convocado para seleção brasileira Sub-17, chamou atenção de clubes da Europa.

Foi convidado a conhecer o Centro de Treinamentos do Barcelona. Em La Masia, esteve com Messi, Iniesta, Xavi e companhia. Tirou fotos, tietou e foi sondado pelo clube para atuar no time B, que finaliza a preparação dos atletas ao time principal. Não aceitou. Também recebeu uma proposta do futebol alemão, considerada insuficiente.

Seu contrato com o Inter acabaria em abril de 2014, e depois de tais investidas acabou renovado por cinco temporadas. No ano seguinte ele subiu ao profissional e foi titular em dois jogos, entrando no decorrer de outros 14. Em 2016, ganhou mais 11 jogos para mostrar serviço pelo Colorado e marcou seu primeiro gol no profissional. Participou da campanha do título gaúcho, mas perdeu espaço no segundo semestre. Fora dos planos, acabou cedido ao Estoril, de Portugal.

E a passagem pela Europa acabou mais curta do que o esperado. Alisson tinha vínculo até julho, mas acabou retornando em março. Fez 11 jogos, marcou dois gols, mas não o suficiente para permanecer por lá.

O futuro, agora, dependerá da comissão técnica. Atualmente, Alisson realiza trabalhos físicos ainda isolado do restante do elenco. A reportagem do UOL Esporte apurou que ainda não há definição sobre os próximos capítulos da carreira. Antonio Carlos Zago será o responsável por analisar as perspectivas dele no time e definir por nova saída do clube ou aproveitamento na Série B.

A concorrência, caso ele permaneça, é grande. Na posição que poderia ser ocupada por ele, o Colorado hoje em dia tem Nico López e D´Alessandro. Roberson, Valdívia, Carlos, Gustavo Ferrareis, Diego e Andrigo também já atuaram por ali. Eduardo Sasha se recupera de lesão e ainda tem a chegada de William Pottker programada para após os Estaduais.

Assim, é difícil esperar melhor aproveitamento de Farias. A tendência aponta para um novo período emprestado e, dependendo do crescimento, o regresso em novo status para finalmente poder atuar com regularidade no Inter.

Foto: UOL

Compartilhe:
Imagem Nuvem de Notificações
comments powered by Disqus

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2017

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Cor
    23
  • 2 Grê
    22
  • 3 San
    16
  • 4 Bot
    15
  • 5 Cor
    15
  • Veja tabela completa