Diretoria fechou rapidamente com técnico para ele definir o plantel para 2018. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Diretoria fechou rapidamente com técnico para ele definir o plantel para 2018. Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O técnico Roger Machado terá de resolver um complicado quebra-cabeça no Palmeiras chamado elenco. A diretoria teve pressa para fechar com o treinador a fim de dar a ele tempo para definir o plantel de 2018 com base na manutenção da maioria dos 31 jogadores à disposição atualmente, além da escolha entre os 20 atletas que retornam de empréstimo e de ainda lidar com possíveis reforços e saídas.

O grande repertório de opções é um desafio sobre o qual o próprio Palmeiras está ciente. A cúpula do clube optou por antecipar o planejamento para a próxima temporada para ter o quanto antes um rascunho de como será a equipe. Por isso, em vez de esperar pela definição de Abel Braga sobre o futuro, acertou rapidamente com o técnico Roger Machado, que estava disponível e aberto a participar da montagem do novo elenco.

“É importante ele já participar das contratações e das peças que quer encaixar. Para nós, jogadores, é importante saber quem vem. Vamos sair de férias com o treinador definido”, elogiou o volante Felipe Melo.

A diretoria tomou algumas decisões sobre o elenco mesmo antes de fechar com Roger Machado. O zagueiro Emerson Santos, do Botafogo está contratado desde agosto e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa vindo do Cruzeiro, teve a chegada confirmada na semana passada.

Ainda no pacote de novidades, mais duas conversas estão adiantadas há algumas semanas. O goleiro Weverton, do Atlético Paranaense, e o meia Lucas Lima, do Santos, devem ser os próximos a chegar. O clube ainda monitora o atacante David, do Vitória, e o lateral-direito Rafinha, do Bayern de Munique.

A partir de janeiro, o treinador terá 20 “opções gratuitas” a mais para escolher. Trata-se de jogadores emprestados a outras equipes e que se reapresentam ao Palmeiras após o término dos contratos temporários. Desta lista, no entanto, poucos devem ser aproveitados. Estão nos planos nomes como o atacante Artur, do Londrina, o zagueiro Thiago Martins, do Bahia, e os laterais Victor Luís, do Botafogo, e João Pedro, da Chapecoense. Os demais atletas provavelmente serão repassados a outros clubes em novos empréstimos ou então negociados em definitivo.

Saídas

Apesar da quantidade de chegadas, o Palmeiras terá algumas baixas também. As primeiras são de jogadores emprestados que, na virada de ano, ficarão sem vínculo definitivo com o clube. São oito atletas nesta situação, que não terão os contratos renovados, como os atacantes Luan, do América-MG, e Alecsandro, do Coritiba.

A equipe perderá o lateral-esquerdo Zé Roberto, que se aposenta do futebol aos 43 anos. Outro lateral-esquerdo, Egídio, está em fim de contrato, não deve renovar o vínculo e já não tem sido relacionado para as partidas finais do Campeonato Brasileiro.

Quem também tem ficado fora é o atacante Róger Guedes. A tendência é ele ser negociado na Europa na próxima janela de transferências. Em fim de contrato de empréstimo, o zagueiro Antônio Carlos também não deverá ficar.

Roger Machado terá ainda de avaliar a possível utilização de jogadores pouco aproveitados nesta temporada. É o caso do volante Arouca, que tem recebido ofertas e pode fazer as malas.

Últimas do seu time