O Atlético Nacional pode ser considerado um grande azarão nas oitavas de final

O Atlético Nacional pode ser considerado um grande azarão nas oitavas de final

Dono da quarta melhor campanha da fase de classificação da Libertadores, o Atlético-MG abre as oitavas de final nesta quarta-feira, em Medellin, às 22h (horário de Brasília), para evitar que o Atlético Nacional, que eliminou o argentino Newells Old Boys e conseguiu passar pelo chamado 'grupo da morte', consiga mais uma surpresa na competição. Apesar de não perder há 18 jogos, o time de Paulo Autuori chega pressionado pelo excesso de empates e atuações pouco convincentes.

O alvinegro mineiro venceu apenas um de seus últimos seis jogos, válidos pelo Campeonato Mineiro, Libertadores e Brasileiro: o Zamora, por 1 a 0, no Independência, pela competição internacional. As outras cinco partidas terminaram empatadas, sendo três sem gols (Cruzeiro duas vezes e Corinthians) e América-MG, por 1 a 1. O ataque marcou apenas três vezes, média de 0,5 gol por compromisso.

O Atlético Nacional pode ser considerado um grande azarão nas oitavas de final. O time conseguiu se classificar em um grupo que tinha três adversários tradicionais e que iniciaram a competição mais credenciados. O Grêmio confirmou o favoritismo e terminou em primeiro lugar, mas a equipe colombiana superou o semifinalista da Libertadores passada, o Newells Old Boys, e o tradicional Nacional do Uruguai.

A equipe colombiana chega animada e vivendo grande momento na Libertadores. A classificação veio após surpreendente vitória sobre o Newells Old Boys, por 3 a 1, em Rosário, na rodada final da fase de classificação, passando como segundo colocado, atrás do Grêmio.

A classificação do Atlético-MG, um dos poucos times ainda invictos na Libertadores, foi mais tranquila. A equipe de Ronaldinho venceu três partidas e empatou outras três, terminando na primeira colocação do Grupo 4, com 12 pontos. Apesar disso, o time não engrena sob o comando de Paulo Autuori e titulares importantes como o próprio Gaúcho, Diego Tardelli e Fernandinho não conseguem desencantar na temporada.

Como acontece em todas as viagens do Atlético na Libertadores, Ronaldinho Gaúcho foi alvo de grande assédio desde a sua chegada a Medellin, no final da manhã de terça-feira. O alvinegro mineiro chega ao duelo com o peso de ser o atual campeão da competição. O objetivo atleticano é alcançar um resultado positivo na Colômbia, para decidir a vaga no Independência.

"Atenção dobrada, respeito sempre com as equipes adversárias, campeonato difícil, jogos difíceis em campos não tão bons, Libertadores é superação, saber jogar, com inteligência, Libertadores não se decide em um jogo, são 90 minutos", disse o volante Pierre.

Animado com a fase decisiva da Libertadores, o alvinegro mineiro espera manter a invencibilidade conquistada como visitante na competição de 2014. O Atlético, que teve dificuldades em atuar fora de casa no torneio passado, quando foi campeão, soma uma vitória e dois empates longe e Belo Horizonte neste ano, tendo sofrido três gols nestes jogos.

Ponto em comum entre os dois adversários é o excesso de desfalques. O Atlético não terá jogadores importantes como o lateral direito Marcos Rocha e o meia Dátolo, lesionados, entre outros há mais tempo no departamento médico, casos de Luan, Lucas Cândido, Emerson e Pedro Botelho. Já o time da casa tem sete desfalques, a principal baixa é o atacante Cardona, expulso diante do Newells. Ficarão fora ainda Neco Marrinez, Baloy, Peralta, Fernando Uribi e o zagueiro Medina.

O Atlético Nacional chega para o duelo embalado com a liderança do Campeonato Colombiano. O time vem de vitória sobre o Fortaleza de Bogotá, quando jogou com time reserva. O técnico Carlos Osorio demonstra conhecimento do alvinegro mineiro. "Os dois volantes entram, jogam com Ronaldinho e Guilherme, tem o Jô de centroavante, bom jogador e o Tardelli aberto, com laterais que marcam", comentou.

NACIONAL DE MEDELIN X ATLÉTICO-MG

Data: 23/4/2014 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Atanasio Girardot, em Medellín (Colômbia)
Árbitro: Martín Vásquez (URU)
Auxiliares: Miguel Nievas (URU) e Carlos Changala (URU)
Transmissão: Rede Globo Minas e Fox Sports

Nacional de Medelin
Franco Armani; Daniel Bocanegra, Óscar Murillo, Alexis Henriquez e Farid Díaz; Diego Arias, Alexander Mejía, Sherman Cárdenas e Orlando Berrío; Juan Pablo Ángel e Luis Páez
Técnico: Juan Carlos Osorio

Atlético-MG
Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Otamendi e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete, Guilherme e Ronaldinho Gaúcho; Diego Tardelli e Jô
Técnico: Paulo Autuori

Foto: UOL

Últimas do seu time