Álvaro Negrão entregou o cargo junto de toda a diretoria do clube campineiro

Álvaro Negrão entregou o cargo junto de toda a diretoria do clube campineiro

O Guarani, uma das principais forças do futebol do interior paulista, campeão brasileiro de 1978, segue seu calvário de crise.

Na noite da última quarta-feira, 03, Álvaro Negrão, presidente da diretoria executiva, renunciou ao lado de mais três conselheiros do clube campineiro. Ele não cumpriu a promessa de quitar os salários atrasados dos jogadores.

Interinamente, de acordo com o estatudo, assume Paulo Souza, presidente do conselho deliberativo. Ele terá até 60 dias de prazo para a convocação de uma nova eleição.

Negrão, que havia assumido o cargo em 1º de abril deste ano, é o terceiro presidente a não cumprir integralmente seu mandato. Antes dele, Leonel Martins de Oliveira e Marcelo Mignoni também renunciaram.

O Guarani possui dívidas na casa dos R$ 200 milhões, acumuladas por ações trabalhistas e encargos fiscais.

Disputando a Série C do Campeonato Brasileiro, a equipe comandada por Vagner Benazzi está ameaçada de rebaixamento, com apenas 15 pontos no Grupo B, apenas à frente de São Caetano (12) e Duque de Caxias (6).

Os jogadores, que estão com salários atrasados há um mês e meio, nem foram a campo para o treino de quarta-feira e podem entrar em greve, deixando de participar do próximo confronto do time, sábado, diante do Guaratinguetá na Arena Barueri.

Abaixo, a carta de renúncia de Álvaro Negrão e mais três conselheiros publicada no site oficial do Guarani Futebol Clube:

Prezados Torcedores, Associados, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal do Guarani Futebol Clube.

Assumimos a gestão do nosso amado Guarani Futebol Clube no último dia 1º de Abril de 2014 com esperança, ânimo renovado e a expectativa de, com nossos esforços, relacionamentos e toda a capacidade que reunimos ao longo de nossas vidas pessoais e profissionais, conseguirmos reverter o grave momento de crise financeira, administrativa e institucional que nosso Clube atravessa.

Inúmeras foram as vezes em que esgotamos todos os nossos limites na tentativa de suprir as necessidades sempre urgentes que nos apareceram no decorrer de todos os dias de nossa gestão.

Mas acima de tudo e de todos nós, entendemos que está o Guarani Futebol Clube, único motivo que nos uniu e promoveu o trabalho em conjunto por nós elaborado e por isso hoje, diante de todas as questões apresentadas por todos os Órgãos internos do nosso Clube e seus presidentes, infelizmente temos a comunicar que estamos apresentando nossos termos de renúncia do Conselho de Administração do Guarani.

Tomamos esta decisão diante das inúmeras campanhas que vemos neste momento em conjunto empreendidas e que, no nosso entendimento, visam tudo, menos a preservação da entidade que comandamos.

Envolvidos em uma interminável briga política, ora motivada pelo desejo do poder, ora motivada pelo desejo de representar interesses que em nada se alinham aos do Clube, entendemos que neste momento a melhor decisão a tomar é apresentar nosso pedido de renúncia imediata e em caráter irrevogável para que outros grupos de torcedores, afinal, todos somos apenas isso, meros torcedores, possam, detentores de maior estrutura, alinhamentos de parcerias e peso político junto à sociedade de modo geral, empreender ao Guarani a gestão profissional tão necessária.

Se o problema do Guarani Futebol Clube passa pelas pessoas que o comandam através de seu Conselho de Administração, neste ato abrimos mão de nossos cargos para que outras pessoas possam representar este Clube gigante da forma como ele deve ser representado.

Neste trabalho nós todos envolvemos esforços e recursos pessoais poupados aos longo dos anos de árduo labor que se esgotaram. Pessoalmente estamos esgotados, financeiramente esgotamos todos os recursos que tínhamos. Antes de recorrermos àquilo que muitos tratam como pejorativo, mas que manteve este Clube minimamente nos trilhos, os novos contratos de empréstimo, encerramos aqui a nossa condução à frente da gestão do Guarani Futebol Clube.

Apenas ressaltamos a todos que jamais utilizamos de nenhuma artimanha política ou desonesta. Utilizamos os poucos recursos que obtivemos para o fiel cumprimento das obrigações e pagamentos que o Clube exigia que fossem feitos. Conquistamos espaços, brigamos por estas cores, por nossa bandeira e pelo nosso distintivo, mas hoje, em nome de um Guarani maior, melhor e fortalecido, que passará a ser comandado por um grupo maior, mais articulado e que conta com o apoio em massa da maioria da nossa torcida, aqui abrimos mão de nossos cargos e prerrogativas estatutárias.

Agora nos juntamos a todos os torcedores na fiel expectativa e certos que, a partir deste nosso ato, as pessoas que tanto brigaram, se juntaram e se articularam para tornar a nossa gestão cada dia mais dificultada, finalmente se unirão em nome do Guarani Futebol Clube e garantirão o cumprimento destes compromissos. Temos certeza que parcerias financeiras estão garantidas, contratos estão elaborados e acordos estão encaminhados e que, com a nossa renúncia, um novo momento se iniciará no dia seguinte nesta entidade que tanto amamos e a qual tanto nos dedicamos, afinal, sem tais garantias não acreditamos que tamanho trabalho de bastidor fosse feito exatamente para acabar com a mínima estrutura que conseguíamos manter.

Antes de encerrar, lamentamos não ter conseguido cumprir com a integralidade dos compromissos que assumimos, mas ainda nos resta observar que, diante de todas as dificuldades vividas por absolutamente todos os clubes de futebol profissional deste país sendo de conhecimento público que clubes que disputam competições internacionais e a própria Série A do Campeonato Brasileiro admitem atrasos superiores a três meses de vencimentos, sejam em relação a salários em carteira e os contratos de direito de imagem, resta a nós esclarecer que, no Guarani Futebol Clube, atletas e comissões técnicas tem até este momento o equivalente a um mês e meio de atraso junto ao seu departamento de futebol profissional.

Apenas lamentando não termos conseguido antes de tomar esta decisão, cumprir com o pagamento que assumimos que minimizariam esta situação.

Todos, sejam atletas, comissões técnicas, departamentos de futebol amador e profissional e a eles se juntam os colaboradores contratados pelo Clube e seus prestadores de serviço merecem no mínimo, receberem pelos serviços que prestaram.

Nossos recursos se esgotaram, por isso aqui apenas agradecemos a todos aqueles que, de alguma forma contribuíram durante todo este período para que nossa gestão pudesse ao menos tentar enfrentar os problemas graves e sérios que o Guarani Futebol Clube atravessa. Não serão algumas pessoas que resolverão tais problemas, mas sim o envolvimento de todas as pessoas que amam este Clube e a ele dedicam seus pensamentos em todo momento.

Lamentamos e ao mesmo tempo renovamos aqui os votos de sucesso a todos os que nos sucederão.

Campinas, 03 de Setembro de 2014.

Álvaro Negrão de Lima

Felipe Ramos Roselli

Adriano Hintze

Maria Cristina Orlando Siqueira

Últimas do seu time