Clique aqui e saiba mais

Clique aqui e saiba mais

No dia 25 de abril de 2015, a redação do Portal Terceiro Tempo recebeu o seguinte e-mail de Carlos Salmazo, sobre a Ferroviária de Araraquara:

Sou Presidente da Ferroviária S/A, clube empresa originária da Associação Ferroviária de Esportes.

Meu contato se deve para relatar coisas desta instituição de tantas glorias e sucessos no passado e forte tradição no futebol paulista.

Não sou um profissional do futebol. Minha formação é executivo de negócios. Sou engenheiro civil e atuo na área comercial da engenharia.

Fiz parte do conselho de administração da Ferroviária S/A nos últimos anos. Até que na reunião do conselho, quando da eleição da nova diretoria no ano passado, meu nome foi consenso para a Presidência. Assumi, efetivamente, em Agosto de 2014.

Passei, então, junto a diretoria, elaborar um planejamento para a temporada de 2015.

Em outubro chegou o Professor Milton Mendes, profissional com formação de treinador na Europa. Demos a ele todas as condições que sua experiência exigia. Aparelhos de tecnologia avançada. Aperfeiçoamos o Departamento Medico com equipamentos e profissionais da fisioterapia e fisiologia, Comissão técnica com profissionais de formação apurada, inclusive com analistas de desempenhos, estrutura que poucos da nossa série possuem. Iniciamos a pré temporada preparados para desenvolver uma trabalho de vanguarda.

Paralelamente passamos fazer um trabalho junto a cidade, junto aos diversos setores da sociedade, de união,para resgatar a Feroviária, que sabíamos muito forte, porem adormecido pelos anos e anos de insucesso.

Nosso departamento de futebol juntamente com o Milton Mendes na montagem do elenco. Trabalho incessante de pesquisas, contatos, analises de imagens, contratações, etc.

Nosso departamento de Marketing criando e buscando apoio do empresariado.

O Presidente buscando apoios institucionais junto a Prefeitura, Câmara Municipal, Policia Militar, imprensa, formadores de opinião, etc. Visitei constantemente a FPF, ambiente, até então, estranho para mim. Fui muito bem recebido. Virei um habitue. O nome ferroviária abre portas. Apenas explorei essa facilidade.

O que era dificuldade passou a ser um beneficio. Treinos na Arena da Fonte (o estádio é do município), utilização das instalações do CT do Pinheirinho, graças a parceria com o Poder Publico. Apoio incondicional do ex Prefeito Edinho Silva. Incrementação da parceria, já existente, com o Atlético Paranaense no intercambio de atletas.

Enfim, o que nos foi possível fazer, dentro das limitações do nosso orçamento, fizemos.

Claro, os méritos são da comissão técnica e elenco. Procuramos dar apenas retaguarda. O trabalho do Professor Milton, dentro e fora do gramado, inteligente, competente, disciplinador, organizado, trabalhador, amigo, parceiro. Os aletas entenderam a dinâmica do trabalho. O se via nos jogos era o espelho fiel dos treinamentos. Disciplina tática e técnica. Time aguerrido, não tinha bola perdida. Time de 28 jogadores, contusões, suspensões, não tinha reserva. Quem entrava estava preparado. Time de várias lideranças, 5 capitães que se alternavam.

O sucesso foi uma questão de tempo.

Agradeço as diretorias que me precederam, que consolidaram a S/A, muitas vezes colocando o próprio patrimônio em risco. Gente do bem. Que tinham como meta recolocar a Ferroviária nos trilhos. São vitoriosos também.

O futebol do interior precisa de seu espaço. Times coirmãos tradicionais precisam ressurgir a exemplo da Ferroviaria, Noroeste de Bauru, XV de Jau, América de Rio Preto, Comercial de Ribeirão, Portuguesa Santista, Juventos da capital, etc. Felizmente Botafogo de Ribeirão, XV de Piracicaba, São Bento de Sorocaba, já ressurgiram.

É do interior que nascem nossos craques, nos mais distantes rincões. Os exemplos são muitos.

Parabéns ao Milton Neves que não deixa essa tradição e força serem esquecidos. O interior muito deve ao seu incansável trabalho. Ouço e assisto seus programas. Sou um fiel ouvinte da Bandeirantes desde menino. Meus ouvidos foram acostumados com as vozes da Bandeirantes, Fiore Gigliote, Flavio Araújo, Mauro Pinheiro, Luiz Augusto Maltone, o nosso Enio Rodrigues, Roberto Silva, Joseval Peixoto, Alexandre Santos, José Paulo de Andrade, Salomão Esper e tantos outros. Ouço seus comentários e historias diariamente, logo cedinho, no Pulo do Gato. Nas manhas de domingo, no terceiro tempo da TV. Obrigado por levar o nome da Ferroviária ao Brasil inteiro. 

Forte e Fraterno abraço

Carlos Alberto Salmazo

Presidente Ferroviaria S/A

Imagem: Túlio Nassif/Portal TT

Últimas do seu time