Na segunda etapa, o árbitro Pablo dos Santos Alves ignorou um pênalti a favor do Bahia

Na segunda etapa, o árbitro Pablo dos Santos Alves ignorou um pênalti a favor do Bahia

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Bahia esteve longe de jogar um grande futebol e decepcionou seu torcedor ao empatar por 0 a 0 com o Criciúma nesta quarta-feira, na Fonte Nova, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time da casa esteve pouco inspirado e ainda contou com uma boa partida do goleiro Marcelo Lomba para impedir que o time catarinense saísse na frente.

Na segunda etapa, o árbitro Pablo dos Santos Alves ignorou um pênalti a favor do Bahia, quando Cortez colocou a mão na bola dentro da área ao tentar dominá-la. O resultado manteve o time da casa na zona de rebaixamento e os catarinenses seguem próximos das últimas posições.

Fases do jogo:
O jogo iniciou com o Criciúma mostrando uma postura surpreendente porque procurou pressionar o adversário e forçar os erros. O Bahia demorou para se encontrar por conta da marcação adiantada imposta pela equipe catarinense.

Após um início mais complicado, o Bahia melhorou sua postura e passou a tentar atacar em velocidade pelos lados do campo. O time visitante tentava continuar marcando forte na expectativa de armar algum contra-ataque. Os donos da casa passaram a dominar o confronto, mas não conseguiam finalizar com qualidade.

Por outro lado, o Criciúma passou boa parte da etapa se defendendo e só conseguiu responder, aos 41, quando Silvinho finalizou de fora da área e quase encobriu Marcelo Lomba. Desta maneira, a etapa terminou mesmo empatada sem gols.

O segundo tempo iniciou sem alterações nas duas equipes. Com apenas um minuto de jogo, o Criciúma quase saiu na frente quando Silvinho recebeu passe de Wellington e finalizou em cima de Marcelo Lomba. O Bahia tinha mais posse de bola e tentava acelerar seu jogo, mas se complicava na conclusão das jogadas.

Gilson Kleina tentou mexer na equipe do Bahia, mas suas substituições não fizeram efeito. O Criciúma melhorou e esteve mais próximo da vitória, mas Marcelo Lomba fez boas defesas e manteve o zero no placar.

O melhor:
Cortez. O lateral esquerdo do Criciúma entrou no segundo tempo no lugar de Serginho e foi uma boa opção de ataque. Entretanto, ele não conseguiu ser mais objetivo na conclusão das jogadas.

O pior:
Rhayner. Muita correria, disposição, mas pouca objetividade do atacante do Bahia. O jogador pouco finalizou e ainda errou muito no último passe.

Chave do jogo:
O Criciúma esteve mais perto de vencer a partida por conta do maior número de chances de gol. O arqueiro Marcelo Lomba fez um bom jogo e impediu a derrota do time visitante.

Para lembrar:

Susto. Railan (Bahia) e Giovanni (Criciúma) se chocaram em uma disputa pelo alto, aos 19 minutos do segundo tempo. O lateral do time da casa parecia que tinha levado a pior, mas rapidamente se recuperou da pancada e seguiu jogando. Quem acabou saindo foi o atleta da equipe visitante, aos 24, para dar lugar a Maurinho por conta de uma pancada no joelho, sofrido depois do lance inicial.

Polêmica. Após um passe longo do Bahia, Cortez toca com a mão na bola ao tentar dominá-la, aos 39 minutos do segundo tempo. Entretanto, o árbitro Pablo dos Santos Alves ignora o pênalti a favor dos donos da casa.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar no domingo. O Criciúma recebe o Flamengo, às 16h, no Heriberto Hülse. Por outro lado, o Bahia visita o Atlético-PR, às 18h30, na Arena da Baixada.

Últimas do seu time