Mas a pouco mais de 120 dias para o início da Olimpíada, esta não é a única das preocupações do COB

Mas a pouco mais de 120 dias para o início da Olimpíada, esta não é a única das preocupações do COB

A epidemia do vírus zika no Brasil e o temor que ele possa afetar os atletas brasileiros durante a participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro fez o Comitê Olímpico do Brasil (COB) pedir à Nike - sua patrocinadora e fornecedora de uniformes da delegação - disponibilize mais camisetas de mangas compridas para evitar a picada do mosquito Aedes aegypti.

"Esta é uma preocupação que todos têm e já foi um tema muito discutido. Não estamos tomando nenhuma grande ação diferente de uso de repelente, colocação de telas protetoras nas janelas. O que pedimos apenas à Nike é que aumente a produção de roupas com manga comprida", afirmou Marcus Vinícius Freire, diretor executivo de Esportes do COB durante evento em São Paulo na tarde desta terça-feira.
 
Mas a pouco mais de 120 dias para o início da Olimpíada, esta não é a única das preocupações do COB. Freire contou também que o aumento de testes antidoping surpresa feitos pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) tem causado problemas. Isso porque muitos atletas não estão acostumados com o processo e não estão presentes no momento de coleta da urina ou sangue. 
 
"Quanto à questão do doping sou bem claro. Se o atleta foi pego, está pego e tem de cumprir punição. Mas o que tem me preocupado bastante é a quantidade de faltas. Muitos atletas ainda não sabem como funciona bem o sistema que você precisa informar a agenda com 90 dias de antecedência e tem de estar no local informado. Temos tomado muitas faltas, e com três um atleta é tido como que testou positivo. Então preocupa", disse Freire, sem revelar nomes de atletas ou o número de faltas.  
 
O diretor do COB afirmou ainda que nos quatro meses restantes o foco está no trabalho de prevenção de lesões - que foram um tormento em 2015 - e na preparação mental dos atletas que formarão a delegação.
 
"Estamos em uma fase de polimento. A parte mais complicada, de planejamento, de decidir a contratação de técnicos estrangeiros e onde os atletas iriam treinar já passou. Então agora já estou dormindo mais tranquilo", disse. 
 
"Não termos lesões graves agora é o objetivo e também esta parte da cabeça do atleta, de saber lidar com o torcedor brasileiro e com a pressão a favor e contra. Já realizamos um encontro no mês passado com os atletas classificados e faremos mais dois até os Jogos nos quais estamos abordando esta parte e toda a logística nos Jogos", completou. 

Confiança na classificação de Cielo

Grande nome da natação brasileira, Cesar Cielo ainda não tem vaga nos Jogos e terá a sua última chance de classificação entre os dias 15 e 20 de abril na disputa do Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro.
 
Apesar de o campeão olímpico passar por uma das fases mais turbulentas da carreira, Freire acredita que ele conseguirá o índice para os Jogos.
 
"Sempre estamos em contato com o Cielo. O COB o ajuda nesta preparação nos Estados Unidos com a contratação de pessoas para sua equipe multidisciplinar. Ele tem uma atenção especial nossa pois é muito importante nas provas de velocidade que sãos os 50m e 100m livre e também no revezamento, no qual acreditamos muito em medalha. Com certeza o fato de o Maria Lenk ser no Parque Aquático da Olimpíada vai deixá-lo muito mais motivado", afirmou.

COB apoia projeto de financiamento coletivo 

Marcus Vinícius Freire foi o representante do COB na apresentação de um projeto da Microsoft, que lançou uma plataforma de financiamento coletivo para ajudar no desenvolvimento de projeto esportivos e sociais espalhados pelo país.
 
Com esta nova ferramenta, chamada "Coletivo do Esporte", pessoas físicas poderão fazer doações para projetos pré-selecionados fazendo uso da lei de incentivo fiscal - que permite o pagamento com o dinheiro do imposto de renda - até 6% dos rendimentos mensais. 
 
"Desde que a lei de incentivo foi à rua, em 2006, estávamos procurando uma maneira como achar os 6% do imposto da pessoa física no Brasil. Este é um projeto que renderá frutos para a Olimpíada de 2020 e as seguintes", disse Freire.
 
O COB selecionou dez projetos até agora. Estão na lista o Mar de Oportunidades (do velejador Torben Grael), o Basquete e Cidadania (da ex-jogadora Janeth Arcain), o Correndo pelo Mundo (do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro), União do Esporte, Valores e Muita Alegria (do técnico de vôlei Bernardinho), o Novo Futuro Campeão (do ex-velocista Robson Caetano) e o Atletas Inteligentes (da ex-jogadora de vôlei de praia Jackie Silva).
 
"Sabemos que o brasileiro é apaixonado pelo esporte. Faltavam apenas mecanismos para fazer as doações. Por isso foi criada esta plataforma", explicou Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil.
 
Foto: UOL

Últimas do seu time