Ceni e Cuca, em 2004; briga entre goleiro e preparador interferiu na vida do técnico

Ceni e Cuca, em 2004; briga entre goleiro e preparador interferiu na vida do técnico

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

Omar Feitosa foi multado pela diretoria do Palmeiras por ter discutido com Felipe Melo durante um treino na última segunda-feira. Essa, porém, está longe de ser a primeira vez que o preparador físico se envolve em uma confusão do tipo. Há quase 13 anos, uma polêmica entre ele e o então goleiro Rogério Ceni provocou a saída do técnico Cuca do São Paulo. Curiosamente, Omar, Cuca e Ceni estarão novamente reunidos neste sábado, no clássico entre as duas equipes, no Morumbi.

Da mesma maneira como aconteceu com Felipe Melo, o problema entre Omar e Ceni começou em um rachão antes de uma partida de Copa Libertadores, no caso contra o Alianza Lima, do Peru. Na ocasião, o ex-arqueiro atuava na linha na atividade e reclamou de uma anotação feita pelo preparador físico, que fazia as vezes de árbitro no chamado "dois toques".

Segundo pessoas que integravam a equipe, mesmo com a presença do então diretor de futebol do clube, Juvenal Juvêncio, Omar não levou desaforo para casa e gritou com Ceni. Disse que expulsaria o goleiro na próxima vez que fosse apitar um rachão e que não importava ele ser um jogador de renome. Ainda esbravejou mais um pouco para Cuca. Após alguns minutos, os três conversaram e tentaram colocar panos quentes.

Ainda de acordo com integrantes do time, a relação entre o goleiro e o preparador nunca mais foi tão amistosa após o episódio. De perfil explosivo, Omar ainda teria outros atritos com Ceni no dia a dia, o que afetaria a passagem de Cuca pelo São Paulo, como ele próprio admitiu anos depois.

"Eu me demiti do São Paulo de maneira absurda. Perdemos de 3 a 2 para o Coritiba e eu escutei um comentário dos jogadores no vestiário que eu não gostei e eu me demiti na coletiva. E tive uma discussão com o Rogério Ceni, que eu acho o maior ícone da história do São Paulo e o melhor goleiro com quem já trabalhei, em que eu estava errado. Ele [Rogério Ceni] teve uma discussão com meu preparador físico [Omar Feitosa] e eu peguei as dores do meu preparador sem saber o teor, e o teor era que ele estava totalmente errado, o meu preparador. São erros que hoje certamente eu não teria", admitiu Cuca, em entrevista ao "O Estado de S. Paulo" de 2013.

Envolvido na discussão da última segunda, Cuca chegou a dar uma bronca particular em Omar Feitosa, cobrando o membro da comissão técnica pela exposição desnecessária de um conflito interna à imprensa. Na última quarta, a direção do clube decidiu intervir e multou o preparador e Felipe Melo pela confusão.

Bate-boca não foi nem o primeiro do ano

Neste ano, além da briga com Felipe Melo, Omar Feitosa discutiu com Thiago Santos na primeira partida da semifinal do Campeonato Paulista, em Campinas, entre Palmeiras e Ponte Preta. Após disputa de bola entre Fernando Bob e Willian, o volante palmeirense, que estava no banco de reservas, reclamou com a arbitragem.

Omar tentou conter o jogador. Ambos discutiram de maneira veemente, e o preparador físico palmeirense empurrou o volante, que não gostou do ato. Outros atletas contiveram Thiago Santos para evitar um clima de insatisfação ainda maior do camisa 21 do Palmeiras. Depois da partida, o então treinador do Palmeiras, Eduardo Baptista, tentou minimizar a discussão.

Foto: Fernando Santos/Folha Imagem

Últimas do seu time